1349 estão lançando um novo single hoje. “Ash of Ages” abre um caminho sombrio antes de sua tão aguardada turnê norte-americana, que começa em 18 de maio, no Dark Lord Day!
Eles serão acompanhados por Spectral Wound, Antichrist Seige Machine e Spirit Possession.
1349 é AURAL HELLFIRE. Esse foi, e continua a ser, o conceito principal desde que a banda surgiu das cinzas de Alvheim em 1997. Concebida em torno dos membros fundadores – o vocalista e ex-baterista Ravn, o guitarrista Tjalve e Seidemann no baixo – 1349 completou sua formação- com a adição do guitarrista Archaon em 1999 e da lenda da bateria do Satyricon Frost em 2001.
Quando o seu álbum de estreia, Liberation, foi lançado em 2003, os noruegueses conquistaram o mundo com a sua mistura intensa de paisagens sonoras de black metal old school e agressividade ultra-rápida. Outros ataques seguiram-se em rápida sucessão. Beyond the Apocalypse (2004) e Hellfire (2005) consolidaram a reputação da banda como uma das bandas mais fortes da cena.
Após a saída do membro fundador Tjalve, que decidiu se concentrar em sua banda Pantheon I, 1349 continuou como um quarteto – ocasionalmente adicionando guitarristas convidados. Extensas turnês ajudaram no crescimento de seus agora massivos seguidores quando o quarteto abriu para as lendas do metal CELTIC FROST na América do Norte em 2006.
Demonstrando de forma impressionante que manter-se fiel aos princípios do gênero não significa nostalgia e estagnação, 1349 ampliou sua paleta sonora com Revelations of the Black Flame (2009), que foi co-mixado pelo mentor do CELTIC FROST, Tom Gabriel “Warrior” Fischer. Isso inspirou uma nova escuridão ambiente da banda, que foi explorada em Demonoir (2010).
Massive Cauldron of Chaos (2013) foi o próximo marco no avanço impiedoso dos noruegueses, obtendo excelentes críticas e uma indicação ao Grammy Norueguês (Spellemannprisen). O lançamento gerou mais shows em festivais, bem como extensas turnês, trazendo 1349 para a Austrália e Nova Zelândia. Em 2018, o Munch Museum and Innovation Norway escolheu 1349 como uma das quatro bandas para criar uma música baseada nas pinturas de Edvard Munch. Como resultado, o single Dødskamp foi lançado no início daquele ano.
Depois de realizar um show incendiário no festival Inferno da Noruega este ano, 1349 começou a gravar nos estúdios Amper Tone e no Studio Nyhagen com o engenheiro Jarrett Pritchard. Assim nasceu The Infernal Pathway, um paralelo sonoro para invocar e libertar a besta do abismo em todo o seu esplendor temível, feroz e poderoso.
Agora, em 2024, os titãs noruegueses do black metal 1349
estão se preparando para levar AURAL HELLFIRE aos EUA em maio e à UE em outubro. Com esses rituais, eles trazem a Cinza de Fogo das Eras, marcando coisas novas que estão por vir…