O Shaytan foi formado em 2015 e no final de 2024 solta o tão esperado trabalho físico, com influências da velha guarda do metal extremo, vamos bater um papo com seu vocalista Dan Blasphemoon para sabermos mais sobre os trabalhos.
O Shaytan foi formado em 2015 e só agora conseguiram o primeiro full, como está sendo a repercussão desse trabalho?
Dan Blasphemoon – Saudações Alan Luvarth e a todos da Lucifer Rex Mag., uma honra para mim e todos do Shaytan participar dessa entrevista com você!
Sim, Shaytan foi formado em 2015, trabalhamos fortemente nas composições próprias, lançamos o EP ANCIENT SHADOWS em 2017 para “mostrar” a cara da banda e o tipo de som que queremos fazer, para assim facilitar a divulgação. Ainda do EP fizemos o clipe da faixa “Dark Mistress of Death”, com parceria da “Aesthetic Conteúdo audiovisual” , que foi lançado em 2020. Continuamos com as composições para lançar o full, fomos gravando aos poucos por questões financeiras mesmo, e finalmente no início de 2024 finalizamos os processos de gravação e conseguimos lançar primeiramente em formato digital em Maio do ano de 2024, e em Setembro finalmente conseguimos lançar em formato físico, aí caprichamos em um Digipack, com encarte onde contém as letras, fotos, informações etc… Ficamos muito contentes com o resultado.
Um tempo antes da finalização do CD, houve mudanças na formação da banda, nosso guitarrista saiu, o AlanN até então era o baixista assumiu as guitarras e convocamos o Lord Caelius para assumir o baixo na banda.
Como foi a escolha do cover “The Thrice Is Greatest to Ninnigal” do Absu?
Dan Blasphemoon – Um amigo, Luckas do Paraguai, vocalista da banda Wisdom nos convidou para participar de um tributo ao Absu, que seria lançado há uns anos atrás, mas como esse material ficou enrolado para ser lançado resolvemos adicionar ao nosso full, enriquecendo assim o CD. E a música é sensacional, cheia de variações (como gostamos) além de ser um clássico do Absu.
O Trabalho “Occult Aeon” tem um direcionamento musical bem noventista, quais são as referências musicais deste trabalho?
Dan Blasphemoon – Sim, tem influência noventista mesmo. Não tinha como ser diferente, eu e os outros integrantes somos diretamente influenciados pela 1a e 2a onda do Black Metal, assim naturalmente nas composições você encontrará partes que lembram de Marduk e Tsjuder a Darkthrone e Celtic Frost, com uma produção mais nítida mas sem perder o peso, sujeira e agressividade do Black Metal.
A arte de capa chama muito atenção, pois se trata de um belíssimo trabalho com muitas simbologias, conte-nos sobre o contexto dessa arte?
Dan Blasphemoon – Ficamos muito satisfeitos com a arte da capa. Ela reflete os temas que abordamos, Mitologia Suméria/Babilônica, Ocultismo. Pois além do Satanismo nas letras procuramos sair um pouco desse tema trazendo uma cultura muito rica em conhecimento, saindo um pouco daquela mesmice de Diabo VS deus. E a capa tem os elementos Lamashtu, Pazuzu e Ishtar bem centralizados em um ritual antigo do oriente, se você reparar bem, tem referências à capa do EP ANCIENT SHADOWS nos detalhes das pedras na laterais da imagem, são os Ugallus, figuras míticas do panteão Sumério, isso porque no Álbum OCCULT AEON foram incluídas as faixas do EP como bônus, remasterizadas. O artista pegou a ideia perfeitamente do que queríamos. Capa feita pela Ink Creations.
Occult Aeon saiu totalmente independente, foi uma escolha da banda para esse lançamento?
Dan Blasphemoon – Esse lançamento foi feito de maneira totalmente independente, fotos feitas pela Aretusa Rebello (minha esposa), layout do CD, encarte feito por nosso guitarrista AlanN…
No início contactei vários selos para fazer esse lançamento em parceria, mas só recebi negativas, um que se interessou não cumpriu com a palavra e nos deixou no vácuo… então “juntamos as moedas” kkkk e demos nosso jeito de lançar, uma vez que não nos restou escolha.
Mas estamos muito orgulhosos por esse trabalho ser feito 100% independente, tem nossa alma nesse trabalho!
Qual a principal dificuldade em sua opinião das bandas de nossa cena underground?
Dan Blasphemoon – A principal dificuldade é conseguir bons shows, com cachê ou ajuda de custo. Eu entendo muito bem que os produtores têm seus gastos para fazer um evento, mas uma banda também tem seus gastos com equipamentos, ensaios, deslocamento etc… Muitas vezes quando vamos tocar pedimos uma ajuda de custo, alguns produtores topam numa boa e fornecem essa ajuda de custo tranquilamente, outros já dizem que banda underground não tem que cobrar, e acham que estão fazendo um favor em nos colocar em seus eventos. Já ouvi coisas absurdas de algumas produtoras, essas que pagam uma grana alta para as bandas gringas mas que não dão nem água para as bandas nacionais. Por isso que digo que existem apoiadores e aproveitadores… é foda.
E o amadorismo muitas vezes por parte de bandas e produtores é complicado.
Recentemente tivemos um episódio muito comprometedor em relação a cena do Metal extremo (sem querer levantar polêmicas), qual a sua opinião sobre o fato acontecido com a produtora do Evento MAD?
Dan Blasphemoon – Sobre essa M.A.D., eu não quero nem comentar…
E os eventos de divulgação do novo trabalho, como seguem?
Dan Blasphemoon – Estamos tocando menos do que queríamos hahaha, mas a divulgação está indo bem. O CD está sendo bem aceito pelos fãs do estilo, recebemos bastante elogios pelo trabalho. Queremos tocar mais pra levar o metal negro a todos os cantos!
O que podemos esperar no futuro para os trabalhos do Shaytan?
Dan Blasphemoon – Temos algumas coisas sendo preparadas, as músicas estarão mais gélidas e mais obscuras. Enquanto trabalhamos novas músicas, pretendemos tocar bastante e levar o nome Shaytan para o máximo de pessoas possível.
Agradeço pela entrevista, deixo com você as palavras finais para todos os admiradores do Shaytan…
Dan Blasphemoon – Eu que agradeço pelo espaço, isso é importante para o underground, ter um espaço para divulgar nosso trabalho é sempre ótimo!
Quero agradecer os produtores sérios que nos chamaram pra tocar até hoje, valeu mesmo pela oportunidade e espero que possamos trabalhar juntos novamente. Agradeço a todos que foram nos ver tocar, aos que compraram material da Shaytan e todos os canais que nos dão apoio na divulgação desse trabalho! Espero vê-los novamente! No mais, sigam a gente no Instagram @shaytanmetal e no YouTube Shaytan Black Metal.
Line up:
AlanN – Guitarra/Backing vocals
Dan Blasphemoon – Vocal
G. Tulius Bone – Bateria
Lord Caelius – Baixo/Backing vocals
Hail Shaytan!