Durante quatro capítulos nós percorremos os caminhos do War ou Bestial Black Metal. Passamos por bandas como SARCOFAGO, VULCANO, SEPULTURA e HOLOCAUSTO, que influenciaram o início do gênero, no chamado “Proto-War Metal”. Seguimos pelas bandas consideradas as fundadoras e as seguidoras do estilo mais clássico – e aqui eu falo de BLASPHEMY, BEHERIT e GOATPENIS. Continuamos pelo que pode ser chamado de “2ª Onda do War Metal”, onde abordamos o legado de bandas como o CONQUEROR e o REVENGE e culminamos no que podem ser considerados já subgeneros do War Metal – Algo como War Death Metal, War Grind, etc –, aí passando por nomes como DIOCLETIAN e TETRAGRAMMACIDE.
Além de cerca de 50 bandas, apresentadas com os devidos links para alguns de seus mais emblemáticos trabalhos, ainda apresentamos mais uma tonelada de nomes pra você, que se interessou pelo gênero, fazer a sua própria pesquisa e conhecer mais a fundo o Bestial War Metal.
Agora, eu pretendo produzir mais dois capítulos: Um voltado às bandas sul-americanas e o último e derradeiro, voltado às bandas brasileiras. O formato vai ser o mesmo: Cerca de 10 ou 12 bandas em cada capítulo, com algumas informações básicas e um link para algum dos trabalhos da banda. E várias outras bandas apresentadas como sugestão. Inclusive bandas que não são explicitamente War Bestial Black Metal mas, de certa maneira, são apreciadas pelas fãs do genero e, mais do que isso, influenciam bandas do genero. Estes nomes eu apresentarei como “Agregados”. Neste capítulo abordaremos a…
AMÉRICA DO SUL
ARGENTINA
HORDA PROFANA
Começando a nossa viagem pelos caminhos bestiais da America do Sul, vamos à Argentina.
A banda HORDA PROFANA tem sua origem na cidade de Munro, provincia de Buenos Aires e foi formada no ano de 2013 e é um quarteto formado por Funeris na bateria, Nebiros na guitarra, Hasstar no baixo e Nephilim nos vocais.
O HORDA PROFANA conta em sua discografia com dois full-lenghts – “Fornicators of Jesus Christ” de 2016 e “Beyond the Boundaries of Death” de 2019 – e uma demo-ensaio do ano de 2017.
O material que iremos abordar aqui é o debut da banda “Fornicators of Jesus Christ” que conta com 07 faixas em um tempo de cerca de 32 minutos.
Link para o Álbum: FORNICATORS OF JESUS CHRIST
INFERNAL CURSE
Seguimos ainda pela Argentina e a banda que iremos abordar agora já é bem conhecida dos fãs do Bestial Black Metal, principalmente quem acompanha o trabalho da “Brazilian Ritual Records“: o INFERNAL CURSE.
Também da região de Buenos Aires, o INFERNAL CURSE foi formado no ano de 2008, é um trio composto por Bestial Ofensor na bateria, Nocturnal na guitarra e vocal e Thanatos no baixo, sendo que Nocturnal é o unico membro da formação original.
A discografia do INFERNAL CURSE é bem extensa, contando com 03 demos, 05 EPs, 02 splits, 03 live-albuns,04 compilações e 03 full-lenghts, sendo que o debut, “Awakening of the Damned” pra este que vos fala, é um classico. Este aliás, é o album que será abordado.
Como curiosidade, o INFERNAL CURSE apresenta um cover brutal para “Antichrist” do SEPULTURA, em alguns dos seus trabalhos.
Link para o Álbum: AWAKENING OF THE DAMNED
EQUADOR
ATOMIC GOATCRIME
E sem nenhum critério racional, saimos da Argentina e vamos para o Equador. Quais bandas você, leitor, conhece do Equador?
A primeira banda que vamos abordar me foi indicada pelo Gustavo Azazel, da banda Satanik Deathcult – que aliás, será abordada no ultimo capitulo, sobre o Brasil -. Eu falo do ATOMIC GOATCRIME.
O ATOMIC GOATCRIME é uma banda bem recente, formada no ano de 2023, na cidade de Guayaquil. Me parece que vão tocar com o nosso IMPURITY, nesse ano de 2025.
Pela informação a que tive acesso, parece que se trata de uma oneman band, que tem como membro, Subsonic Decimator, responsável por todos os instrumentos. Considerando a informação a respeito do evento, resta saber se vai convidar musicos para tocar ao vivo ou se houve a integração de membros.
O ATOMIC GOATCRIME conta, em sua discografia, com 01 EP e um Full-length – este recém lançado -. O material que iremos abordar é o EP , denominado “Atomic Goat Exerminium”, lançado em 2023.
Link para o Album: ATOMIC GOAT EXTERMINIUM
ORDER OF DOOM
Continuando no cenário equatoriano – equatorenho?- agora nos deslocamos para a região denominada Riobamba, Chimborazo e a banda que iremos apresentar é o ORDER OF DOOM.
O ORDER OF DOOM também é uma banda relativamente recente, tendo sido formado no ano de 2020 e, novamente, se trata de uma oneman band. O membro único e responsável por todos os instrumentos é Johnny Goatcopulator que aliás, é responsavel por varias outras bandas e projetos inclusive em estilos diferentes como o Speed Thrash, sendo dignas de menção neste dossiê o ABNUE, NEKRONUCLEAR COMMAND e o SPERMOGOAT.
A banda conta, em sua discografia com um EP e um 4 Way – este com algumas das outras bandas citadas acima– e o material que vou apresentar aqui é o EP de 2020, denominado “Barbaric Goat Temple”.
Link para o Album: BARBARIC GOAT TEMPLE
PARAGUAY
INFAUSTES
E agora partimos para o Paraguay, que já teve um de seus grandes nomes, o GLORIFICATION, citado nos capítulos anteriores – Se você não viu, volte aos capitulos anteriores e leia o dossiê por inteiro – e que agora apresenta uma das melhores bandas do Bestial Black Metal surgidas na America do Sul nos ultimos anos: falamos a “all female band” INFAUSTES.
O INFAUSTES é de Asuncion e foi formado em 2017. A banda conta com duas demos e um split EP, este dividido com o já citado GLORIFICATION.
A formação do INFAUSTES é a de um trio contando com Necroluster of the 7th Blasphemous Church na bateria, 3rd Crowning of the 7th Fire Demons of Blokula Black Witch and Destructor na guitarra e Deathcrusher of the Blackened Burning Skies nos vocais e baixo.
Importante citar que a segunda demo do INFAUSTES, ” Eradication Chants: Primeval Decay”, foi lançada em cd aqui no Brasil pela Brazilian Ritual Records. Aliás é o material que nós vamos abordar.
Link para o Álbum: ERADICATION CHANTS: PRIMEVAL DECAY
CHILE
CASTIGO
E partimos para o Chile…O Chile merecia um capítulo à parte, tal a quantidade de bandas que existem por lá – Muitas delas citadas na nossa sugestão de pesquisa, no final deste capítulo.
Devido a isso, para não cometer nenhuma injustiça, resolvi apresentar apenas uma banda, escolhida ao acaso. E a banda escolhida é uma oneman band, oriunda da localidade de Quilpué, Valparaiso e formada em 2012. Falo do CASTIGO.
A banda conta com duas demos e um full-lenght – aliás excelente – denominado “Derramando Sangre Impura” e lançado em 2017. O único membro do CASTIGO é o Ikonoklast Destrvctor, que é o responsável por todos os instrumentos. O material indicado é justamente o debut da banda. Realmente indico uma pesquisa mais aprofundada da cena chilena. Valeu muito à pena” Hail Chile!
link para o Álbum: DERRAMANDO SANGRE IMPURA
PERU
GOAT SEMEN
Continuando a nossa viagem pelo Bestial War Metal Sudamericano, agora vistamos o Peru. E a banda apresentada, pelo menos na opinião deste que vos escreve, é um dos maiores nomes do gênero no mundo. Falo de ninguém mais, ninguém menos que o GOAT SEMEN!
Já com seus 25 anos de estrada, o GOAT SEMEN foi formado no ano 2000, na cidade de Lima. Embora possua apenas um full-length, o clássico “Ego Svm Satana”, o GOAT SEMEN possui uma vasta discografia, contando com 03 demos, 05 live albuns, 01 EP e 07 splits!
Entre as bandas com que o GOAT SEMEN dividiu trabalhos encontramos nomes como o SABBAT do Japão, o já citado INFERNAL CURSE e ouvi boatos de um vindouro split com os monstros brasileiros do TORMENTADOR.
Lembrando que o GOAT SEMEN fez parte do cast do já lendário “Brazilian Ritual – Final Attack“. Segue o link para o clássico “Ego Svm Satana”.
Link para o Álbum: EGO SVM SATANA
BOLIVIA
KULTO MALDITO
E vamos agora para a Bolívia, diretamente para a cidade de Cochabamba, de onde trazemos uma banda que traz consigo toda a tradição do metal extremo sul-americano de fins dos anos 80, início dos anos 90. A banda que iremos abordar agora é o KULTO MALDITO!
Formada no início do novo milênio, mais precisamente no ano de 2002, o KULTO MALDITO nos remete mais a bandas como o SARCÓFAGO e algo de hardcore, do que aos tradicionais BLASPHEMY e CONQUEROR. Ainda tem a agradável caracteristica de cantar em espanhol.
A formação conta com Belial 666 nos vocais, Hell Tormentor na bateria e Sleazy Kills nas guitarras. O KULTO MALDITO também tem uma discografia relativamente extensa, contando com 03 full-lengths, 02 demos, 04 EPs e 01 split. O material aqui apresentado é o debut de 2008, denominado “Kulto a la Bestia.“
link para o Álbum: KULTO A LA BESTIA
COLÔMBIA
IMPALER OF PEST
E fechamos esse breve passeio pela America do Sul passando pela Colômbia. Da terra que leva o nome do descobridor das américas no apresentamos o IMPALER OF PEST!
Vindos da cidade de Bogotá, o IMPALER OF PEST teve o seu início no ano de 2009. A banda é um trio e a formação é: Holy Whores Executioner no baixo, Christ Blood Mutilator nas guitarras e vocais e Bloody Act of Terror na bateria.
O IMPALER OF PEST conta, em sua discografia, com 03 full-lenghts, 02 splits e 01 live album. O material que iremos abordar é o debut da banda, “The Blasphemous Sinner of Damnation Impurity”, que saiu no ano de 2013 e conta com letras em espanhol e inglês.
Link para o Álbum: THE BLASPHEMOUS SINNER OF DAMNATION IMPURITY
E com essas 09 bandas concluímos o nosso passeio pelo cenário Bestial Black War Metal da América do Sul. Sabemos que existem várias outras bandas e convidamos todas a enviarem o seu material – Direcionando para M. Prophanator – Bestial War Metal – através da nossa página de contato: https://www.luciferrex.com.br/contato/
E, por fim, mais algumas indicações:
Outras bandas (Do mundo todo): ABHORIOR, ABNUE, BLASFEMIA, BLACK GOAT DESECRATOR, BLACK CERIMONIAL KULT, COMMUNION, DIABOLICAL MESSIAH, INDOCTRINATE, NEKRONUCLEAR COMMAND, PERVERSOR, SULPHURIC DEATH, WEAPONS CONQUEST, DESECRATION OF CHRIST , NIHIL DOMINATION, SPIRITUAL DESECRATION,VULVACULT,WAR PESTILENCE, WRATHPRAYER
.
No ultimo e derradeiro capítulo: BRAZILIAN WAR & AGREGADOS