Depois de apresentar um breve panorama sobre o Bestial Black Metal na America do Sul, hoje, no capítulo derradeiro deste dossiê, eu pretendo me focar no cenário brasileiro.
Eu realmente acredito que o Bestial Black Metal surgiu aqui no Brasil. Por mais que em todo lugar do mundo se apresente o ponto inicial do estilo com o BLASPHEMY, no Canadá, eu puxo a sardinha pro nosso lado e, pra mim, o pai de tudo foi uma união da sonoridade, temática e visual de duas bandas brasileiras, em seus álbuns de estreia: SARCÓFAGO com o “INRI” e HOLOCAUSTO com o “Campo de Extermínio”.
Dito isto, me impressiona que a nossa cena local tenha tão poucas bandas. Realmente não sei como explicar isso. Pode ser pelo fato de varias bandas até apresentarem uma sonoridade no padrão do estilo, mas não se identificarem como pertencentes ao gênero. Pode ser também a confusão que ainda existe e que limita – para algumas pessoas – o War Metal apenas como temática de guerra, sem todo o aparato visual e sonoro.
Em todo caso, temos excelentes bandas como as citadas abaixo. Para aqueles que notarem a ausência de nomes como o GOATPENIS e o IMPURITY aqui, eles já foram abordados em capítulos anteriores.
Devo deixar uma informação aqui também: Existem bandas de grande relevância que NÃO foram apresentadas entre as abordadas por que consta que elas tem restrições aos meios de comunicação e, provavelmente, iriam me pedir para editar a máteria. Não vou entrar em detalhes, essas bandas sabem quem são.
BRASIL
BESTIALGOAT
O BESTIALGOAT é um war-duo surgido na localidade de São Cristóvão/Aracaju, no estado de Sergipe e foi criado no ano de 2020, por I. Lead Injektor, nas guitarras e baixo, e por A. Mutilator nos vocais e programação de bateria.
A banda possui, em sua discografia, 01 demo, 01 EP e 01 full-lenght. Interessante observar os títulos da demo e do EP, na mesma métrica dos lançamentos do Revenge, por exemplo, com 03 palavras, separadas por ponto. Toda a estética do duo, aliás, remete ao que a gente pode chamar de padrão war metal.
Apesar disso o som do BESTIALGOAT passa longe do cáotico e lo-fi, sendo que as faixas são muito bem construidas e executadas.
O BESTIALGOAT é um dos mais interessantes representantes do que eu posso definir como uma nova safra do Bestial Black Metal nacional, já com um certo reconhecimento inclusive no exterior. O álbum que irei apresentar é o full-lenght lançado em 2024 e denominado INFERNAL GOAT EXTERMINATION.
Link para o álbum: INFERNAL GOAT EXTERMINATION
Informações: Instagram Facebook Bandcamp Youtube
OSCULUM INFAME
O nome OSCULUM INFAME, grafado em latim, se refere a uma cerimônia feita por bruxas, ou em missa negra, em recepção à Satan e sua tradução é beijo da vergonha. Existem 03 bandas com esse nome, todas do Blackmetalverso, mas somente a brasileira pertece ao genêro Bestial Black Metal.
Novamente um War-Duo, a formação do OSCULUM INFAME tem seu registro no ano de 2008, em Belém do Pará, e o line-up é composto por Daemon Lutor, atualmente o responsável pelas cordas e vocais e Licantropo, atualmente responsável pela bateria e backing vocals.
A discografia da banda é composta por 02 demos,01 EP, 01 split e dois full-lengths. O som no OSCULUM INFAME é extremamente brutal, mas ainda conseguem encontrar espaço pra uns teclados mais atmosféricos. A parte gráfica dos lançamentos é das mais obscenas e blasfemas que eu já vi, com destaque para a arte do ultimo álbum, “Nuclear Alfa Caos“, que, aliás, é o material que eu vou apresentar aqui. Eu realmente gostaria de entrevistar essa banda.
Link para o álbum: NUCLEAR ALFA CAOS
Informações: Youtube
PERLOKUS
O PERLOKUS é mais um duo, este formado em 2008, na cidade mineira de Divinópolis. Pelo que eu entendi, tiveram uma breve mudança para o nome de Ritos Abomináveis, entre 2014 e 2015, mas retornaram ao nome de origem. Como Ritos Abomináveis chegaram a lançar uma demo, no ano de 2014.
A última line-up conhecida – não sei se a banda ainda está ativa, pois o útimo lançamento foi em 2019 – é composta por VoidNecroLust, nas guitarras, baixo e vocais e HEL Antichrist Revenge, na bateria.
O PERLOKUS possui 04 demos, 02 splits e 01 full-length, este denominado “HÓSTIA PODRE“, que aliás é o que vamos apresentar aqui. A titulo de curiosidade, este álbum conta com um cover de “Satanas” do SARCÓFAGO. As letras são brutalmente heréticas e anti-cristãs. Não posso deixar de destacar também a “intro” deste álbum, uma das mais brutais desde “Recrucify“, do já citado SARCÓFAGO.
Link para o álbum: HOSTIA PODRE
Informações: Bandcamp
SATANIK DEATHCULT
E agora vamos para onde tudo começou, pelo menos na minha opinião. Vindo diretamente de Belo Horizonte e sendo o quarto war-duo que apresento seguidamente, este é o SATANIK DEATHCULT.
Formado no ano de 2018, o SATANIK DEATHCULT tem sua line-up constituida por Azazel nas guitarras – bastante conhecido por ter integrado uma das lendas do Black Metal mundial, o IMPURITY – e Asmodeus no baixo. Os dois aliás também fizeram parte do OBSESSED, banda que conta com o também ex-IMPURITY, Guilherme Cosse.
A banda conta em sua discografia com duas demos e um full-length, mas tenho informações direto da fonte de que a banda está para lançar um novo EP, no formato K-7, por um selo boliviano, com 06 músicas e 02 intros. Eu tive a oportunidade de ouvir alguns dos sons e posso garantir: Está brutal! Por hora fique com o álbum de 2021 “Bestial Domination”.
Link para o álbum: BESTIAL DOMINATION
SATANIC EMPIRE
E a quinta banda que apresento vem das terras do sul. Mais precisamente da mesma localidade daquela que, pra mim, é maior banda de War Metal da história, o GOATPENIS. Estamos falando do SATANIC EMPIRE, mais um war-duo, este formado no ano de 2023, na cidade de Blumenau em Santa Catarina.
A formação do SATANIC EMPIRE – que começou como oneman band – é Lord Ba’alzebuth Kaos nas guitarras, vocais e bateria programada e Terror Warlust nos vocais. A discografia do SATANIC EMPIRE conta com 01 demo, 04 splits, 03 collaborations e 03 full-lengths.
O SATANIC EMPIRE, pra mim, é o mais brutal representante do War Noise aqui no Brasil. A titulo de curiosidade, o guitarrista e vocalista Lord Ba’alzebuth Kaos herdou as indumentárias e a armadura do guerreiro caído, Virrugus Apocali, do já citado GOATPENIS, inclusive tendo lançado um collab em honra a este, denominado “Hail Virrugus Apocali”. O material que irei apresentar aqui é o 1º full-length “Hail Satanic Empire”.
Link para o álbum: HAIL SATANIC EMPIRE
Informações: Instagram Facebook Bandcamp Youtube
SATANICRISTO
Eu disse, na apresentação deste capítulo que, pra mim, o War Metal nasceu da interação de SARCÓFAGO e HOLOCAUSTO. É tácito, portanto, que o IMPURITY é um dos primeiros filhos desses arcanos do Bestial War Metal. O que dizer de uma banda que conta com membros da primeira formação do SARCOFAGO e HOLOCAUSTO e membros do IMPURITY? Basicamente é a realeza do Bestial Black Metal.
Formado no ano de 2017, por Ron Seth, o SATANICRISTO mantém intacto aquele espirito do final dos anos 80, seja no aspecto sonoro, lírico ou visual. A banda – mais um duo, o sexto até agora -é formada por ninguem menos que Leprous na bateria e Morbid Lord Ron Seth nas guitarras e vocais. Se você não sabe quem são, você já está errado.
A discografia do SATANICRISTO possui apenas uma participação em uma coletânea tributo ao IMPURITY e o EP de 2024, “Bastardizing The Holiness“, que hora apresentamos. Sinceramente eu espero que seja o primeiro de muitos. A titulo de curiosidade, indico que vocês visitem também o link do youtube abaixo e vejam o video de “Inverted Cross“.
Link para o álbum: BASTARDIZING THE HOLINESS
Informações: Instagram Bandcamp Youtube
TORMENTADOR
Outra banda com um enorme pedigree, pode-se dizer que o TORMENTADOR é uma continuação do lendário HOLOCAUSTO, haja vista contar em sua formação com o mesmo Armando Leprous – já citado logo acima no SATANICRISTO – na bateria e com Rodrigo Fuhrer nos vocais e guitarra. Vale citar ainda, como músico ao vivo, Ron Seth no baixo.
O TORMENTADOR surgiu em 2020, logo após o término do HOLOCAUSTO e, no ano de 2022, lançou seu primeiro full length com o sugestivo titulo de “Morte Negra” – Death Black, pra quem não teve a curiosidade de traduzir – . Em seguida lançou um split com a banda japonesa “Sex Messiah” e o ultimo lançamento foi um album ao vivo gravado no festival mais brutal do mundo, o “Brazilian Ritual Festival“.
Pra tiver curiosidade, recomendo assistir a apresentação ao vivo, disponível no canal do youtube da citada Brazilian Ritual. O album que iremos abordar é a aula-magna chamada “Morte Negra”.
Link para o álbum: MORTE NEGRA
Informações: Instagram Bandcamp Youtube
WOLFLUST
Mais uma banda da nova geração do Bestial War Black Death Metal brasileiro, o WOLFLUST, assim como o BESTIALGOAT, é tudo menos lo-fi. Outro war-duo – pra NÃO variar -, o WOLFLUST conta com dois excelentes e experimentadíssimos músicos do cenário extremo nacional, a saber o Cernunnos Legion na guitarra e vocais – Ex-No Blest, ex-Hurtgen – e M. Trojillo na bateria – Ex-Cauterization, Acustic Neuroma e Industrial Noise .
O WOLFLUST foi formado no ano de 2017 e conta, em sua discografia, com 02 EPs e um álbum ao vivo. No momento a banda se encontra em processo de composição do seu primeiro full-lenght.
O WOLFLUST é outra banda que já conta com um certo reconhecimento além das fronteiras nacionais, tendo seus EPs lançados por vários selos em várias partes do mundo e, inclusive já agendando suas primeiras apresentações internacionais. Uma característica marcante do WOLFLUST é a perfeição milimétrica em tudo que a banda produz. O material que iremos apresentar aqui é o primeiro EP, “Satanic Megatons”. Como Cernunnos sempre diz “Espere sempre pelo pior”.
Link para o álbum: SATANIC MEGATONS
Informações: Instagram Bandcamp Youtube
DISFORTERROR
Vindos diretamente do início dos anos 90, mais propriamente 1993, o DISFORTERROR nos entrega mais de 30 anos da mais pura e caótica brutalidade sonora.
Formado na cidade mineira de Alterosa, o DISFORTERROR é mais um duo e tem o seu line-up composto por Vagner Warrior Impaler na guitarra e vocal e Rodrigo Rossi na bateria.
A discografia do DISFORTERROR é composta por 05 demo-tapes, 02 splits, 01 EP e 01 full-length. O último trabalho da banda, denominado “Omega Attomik Caos” foi lançado em 2023.
Ainda sobre a discografia da banda, vale a pena citar que o EP de estréia, “Impalemend and Holocaust Stench“, foi lançado pelo lendário selo americano “Nuclear War Now“, o que indica que o DISFORTERROR já conta com um bom reconhecimento a nível internacional. O material que irei apresentar aqui é justamente o citado EP de estréia. Destaque para a arte da capa que é sensacional.
Link para o álbum: IMPALEMENT AND HOLOCAUST STENCH
Informações: Instagram Facebook Bandcamp Youtube
UNFATHOMABLE
E a última banda que apresento é o UNFATHOMABLE, vindo da capital do estado de São Paulo. A informação que eu tenho a respeito do UNFATHOMABLE é que este war-duo – juro que não foi intencional enfilerar 10, DEZ war-duos – é um projeto dos membros de uma excelente banda de Black Metal brasileira, que infelizmente encerrou suas atividades. Como a proposta inicial foi de uma banda secreta, não vou fornecer mais informações a respeito.
A banda é formada por A. nas guitarras, baixo e vocais e M. na bateria. O UNFATHOMABLE conta com apenas um lançamento, o full-lenght denominado “The Abyss Beckons“, que saiu no ano de 2023 e inclusive entrou na minha lista dos melhores lançamentos do ano.
Eu realmente torço para que A. e M. venham a lançar novos materiais, pois a banda é excelente. Como não podia deixar de ser, o material aqui apresentado é o único full-lenght da banda, “The Abyss Beckons“.
Link para o álbum: THE ABYSS BECKONS
Informações: Não encontradas.
Outros Nomes: BELLICUM BESTIALIS, BESTIAL NUCLEAR ATROCITY, BODE PROFANADOR, BLASHERITSARGOAT, CERIMONIA, NEGRO BODE TERRORISTA, GOAT KOMMANDER, CURSED EXCRUCIATION, CAOS CULTO MORTE, TERROR.
Pra fechar eu estou pensando em editar um apêndice para apresentar algumas bandas que não são explicitamente ou declaradamente War Bestial Black Metal mas, de certa maneira, tem uma sonoridade afeta, são apreciadas pelos fãs do genero e, mais do que isso, tiveram álbuns que influenciam bandas do genero. Falo de bandas como o MYSTIFIER, o BODE PRETO, o AD BACULUM e o NECROSOUND e bandas mais recentes como o SATAN’S SIGH, o FERETRAL, o MORBID PERVERSION e o NECROGOSTO.
Vamos ver como se desenrola tudo isso. Por hora fecho este dossiê e espero que ele tenha servido para esclarecer um pouco a respeito do gênero e de suas origens, bem como para indicar algumas bandas e colocar uma estilo que – como eu disse, pra mim – nasceu aqui no devido lugar de honra. Hail Satan.