Membros do TÖHIL apresentam seu novo projeto, voltado ao death/grind e lançam o álbum “Fides Magnus Paciscor” Com a palavra, a banda:
‘Tivemos a ideia de fazer algo diferente da proposta de nossa banda a Töhil, calcada em old school death metal e com temática voltada para os mitos dos mesoamericanos.
Então, seguindo uma proposta mais death/grind combinei meu nome Humberto ao de Athayde, este segundo, responsável pelas composições e eu pelas letras.
Em formato de duo concebemos então a Humatha. As letras versam sobre hipocrisia religiosa, crueldade humana, filosofia e conflitos civis brasileiros. As letras são em português brasileiro, mas com títulos em latim e espanhol.
Sobre as faixas:
1. A primeira faixa De Viris Illustribus é uma poesia gore que critica a humanidade, carrega em si uma verve de Augusto dos Anjos.
2. Já Bang Kwang é o nome de um presídio na Tailândia, considerado um dos piores do mundo para os prisioneiros.
3. Fides Magnus Paciscor que também é título do EP, aborda a fé como negócio lucrativo e que ilude as pessoas.
4. A faixa Corbata Roja é ambientada na guerra de Canudos ao final quando os derrotados eram imolados na garganta pelos soldados do exército brasileiro, mesmo já rendidos. Tem alguns versos de Augusto dos Anjos.
5. Sancti é uma crítica explícita contra radicais religiosos e hipócritas que a usam para atos funestos.
6. Por fim Caligo in Veritate é uma abordagem filosófica baseada em Arthur Schopenhauer que provoca-nos a pensar o que é a verdade.
Athayde Neto toca todos os instrumentos.
Humberto Amorim atua como vocal e letrista.
Somos de Euclides da Cunha/Ba”
Pra quem quiser conhecer a massa sonora da banda, segue o link do álbum no bandcamp:
https://humatha.bandcamp.com/album/fides-magnus-paciscor