Na noite sombria do dia 06/07 a Toca do Jack (Ribeirão Preto – SP) recebeu 5 nomes do Black Metal nacional, contando com hordas dos estados de São Paulo/Minas Gerais/Paraná.
Abrindo a noite tivemos a banda local LUSFERUS executando um som agressivo trazendo em seu setlist músicas de seus trabalhos lançados como “Into the Grey Autumn”,”The Throne”,”Season of the Suffering”, dentre outras…
Na sequência o palco foi tomado pelo mal e todo ódio ao cristianismo na apresentação da horda LHE FRUSTRO. Com uma introdução obscura, este trio mineiro despejou seu Black Metal cru e ríspido nos moldes da década de 90, com letras vociferadas na língua pátria com uma fúria do guitarrista/vocal rasgando suas blasfêmias, contrastando com o batera/vocal dando um clima sombrio, com uma performance de palco e visual que faz jus aos mesmos. Apresentaram sons de sua DT como “Possessões Noturnas”, “Satanás”, “Precoce Vida”, “Desgraça Eterna”, e de quebra executaram um cover para“Beltane” da lendária horda Mausoleum, com a participação de D. Kerak Troyll “Mork Visdom”, que ainda iria se apresentar nesta noite.
A 3° horda a se apresentar também vêm de Minas Gerais, REPÚDIO nos trouxe em seu setlist sons de seu 1° álbum “Crossing into Darkness” e nos brindou com sons inéditos que sairão em seu novo trabalho em breve. Trilhando um Black Metal executado em ambas as línguas inglês/português com muita agressividade e linhas cadenciadas em uma performance obscura com todo o sentimento negro liderado pelo front-man Hellblast. Destaque para a presença de palco do guitarrista Black Warrior que se apresenta boa parte do show de costas para o público e descalço. Num set de 40 minutos trouxeram “Funeral Absoluto”,”Damned Holy Land”…e “Soul Suicide“, “The Tortuous path to Sitra Ahara” do álbum novo e fechando com maestria, resgataram um cover de uma das maiores hordas do Black Metal Nacional da década de 90, Song D’Enfer com “My Lady Princess of Hell”, executada com absoluta perfeição.
O sexteto paulista MORK VISDOM sobe aos palcos dando continuidade ao fest com gritos rasgados a cargo de D. Kerak Troyll, emanando todo o seu ódio. Abrindo com a obscura intro “The Initiation of the Luciferian Impure”, que também abre seu novo álbum “Scourge in Flames Lust…”,a horda nos mostrou seu Black Metal veloz e massacrante com sinfonias obscuras trazidas pelos teclados. Também trouxeram em seu setlist sons de seus álbuns anteriores,“OdiVm a Christo”, “Funebre Moon”, “Blood Rain”, “Natureza Obscura”, além de dois sons do novo álbum,“Perpetual Symphonies of Chaos” e “Dethroned Holy Empire”, trazendo uma atmosfera sombria, fazendo de sua apresentação um culto ao metal negro. Pra fechar, executaram o cover para “Spellbound (By The Devil) da banda norueguesa Dimmu Borgir, de forma majestosa.
Para o fechamento à celebração ao metal negro, ficou a cargo de um dos maiores nomes do Black Metal Nacional com mais de 30 anos dedicados a cena.Estamos falando de AMEN CORNER !!! Emanando uma atmosfera sombria entoada pelo front-man Sucoth Benoth, com sua forma de expressar cada música em performances diabólicas. A horda apresentou seus hinos sombrios de sua discografia como ” Black Thorn”, “Diabolic Possession”, “Amen Corner”, “The Sons of Cain”, “Leviathan Destroyer”, “Under the Whip and the Crow”. Também nos trouxeram sons de seu novo álbum “Written by the Devil”, com as ótimas “The war of the Antichrist “, ” Inferno” e “The Splendor of your Presence”. Com toda sua essência sombria moldada há décadas, esse novo álbum traz influências de materiais antigos.
Com estas 5 hordas a noite foi fechada com maestria, casa cheia de almas impuras para presenciar essa inesquecível noite!!!
Resenha por: Ferrais Profane Matos Fotos: Bruno Fuzzo
Ferrais Profane Matos: criador/editor do artefato intitulado The Infinite Empire Of Sathanas “Zine”, surgiu no ano de 1994 com o propósito de apoiar nossa cena na divulgação de material (bandas/zines/selos/distros), sempre voltado ao verdadeiro underground. Apreciador da arte extrema do metal, em especial ao Black Metal. Aos interessados em conhecer seu trabalho ou divulgar algum material entrem em contato via: Facebook/Instagram WhatsApp (016) 9 9201 9352
Bruno Fuzzo: Fotógrafo independente, residente em Frutal – MG. Apreciador de todas as vertentes na cena rock/metal. Atua principalmente em eventos underground no interior de São Paulo e Minas Gerais. Aos interessados, entrar em contato pelo Instagram (@bruno.fuzzo)
GALERIA DE FOTOS POR BRUNO FUZZO (CLIQUEM NAS IMAGEM PARA MELHOR RESOLUÇÃO/VISUALIZAÇÃO):
LUSFERUS:
LHE FRUSTRO:
REPÚDIO:
MORK VISDOM:
AMEN CORNER: