JOYCETHORNS – Mulheres No Underground

"Lutem, resistam e sejam eternamente transgressores por um mundo verdadeiramente feito com sabedoria. Precisamos questionar, blasfemar e profanar a cada dia de nossas vidas. Somente assim seremos livres para todos os nossos anseios... Sem fundamentalismo, sem mentiras e sem falso moralismo."

Lucy's Women

Influenciada pelos seus primos e sua mãe, Joice começou a ter seus primeiros contatos com o rock and roll na sua adolescência. Desde então, foi procurando desbravar cada dia mais esse estilo que lhe seduzia por ser algo subversivo, desafiador e questionador de um sistema conservador e religioso que nos oprime e nos aliena desde que nascemos, percebeu então, que esse era o caminho a ser seguido, ser uma headbanger mulher que pudesse, a partir dessa luta underground, subverter essa ordem social cristã. Com o tempo, começou a descobrir outros gêneros musicais até conhecer o Black Metal, que lhe impressionou bastante por ser um estilo diferenciado e obscuro.  A musicalidade extrema aliada as letras contestadoras, blasfêmicas e profanas foi algo que lhe atraiu de imediato. Nascida em uma cidadezinha chamada Aquidauana-MS aos 10 anos fui morar em Corumbá. Logo, aos 16 anos, em 97, ficou sabendo que existia uma banda extrema ali na cidade, Porém os caras quase não saiam, eram muito isolados, viviam próximos às montanhas e lá ficavam tomando suas cachaças e ensaiando e era ali que eles se reuniam na casa do fundador da horda, o BeckaW.  Eram os guerreiros da PROFANE SOULS. Joice foi convida pelo baterista a ir no ensaio deles, ao chegar lá, logo percebeu que os caras eram diferenciados em termos de tudo, ficou impressionada e apaixonada por tudo aquilo que os mesmos faziam, num lugar distante de tudo. Eles estavam longe dos grandes centros do metal e mesmo assim ela percebeu uma verdade em tudo aquilo que eles faziam e acreditavam. No início de 97 a tecladista saiu da banda e logo a convidaram para fazer o teclado. Depois de alguns anos resolveu partir para o contra baixo, depois de muito tempo o Becka lhe fez o convite para ser a front woman da banda no baixo e vocal.

Inicialmente ficou assustada e ao mesmo tempo muito honrada por ele acreditar que isso era possível, Como ela já vinha a muito tempo treinando seu vocal para os backing, então ficou mais “fácil”. Com isso, deram início aos ensaios e gravações do novo full álbum que já está pronto e logo será lançado, sendo o sucessor do full-length “Rituais de Blasfêmia” lançado em 2021.

JoyceThrones- “O que eu posso dizer a todas as mulheres do underground que querem fazer parte de uma banda ou algum projeto metal é que; não tenham medo, acreditem em seu potencial, acreditem que é possível e que precisamos vencer ainda um certo preconceito com relação a isso. Já temos muitos exemplos de guerreiras que representam e executam o metal de forma profissional e coesa, e não só com relação a banda, há muitas mulheres que estão na batalha do underground, na organização de eventos, revistas, fanzines, canal do gênero, etc. Hoje, mais do que nunca, nós mulheres temos uma grande representatividade no underground mundial, até porque o metal e todas as suas vertentes estão disseminadas pelos 4 cantos do mundo, sendo feito por pessoas de todas as classes socias, de todos os gêneros e etnias. Lutem, resistam e sejam eternamente transgressores por um mundo verdadeiramente feito com sabedoria. Precisamos questionar, blasfemar e profanar a cada dia de nossas vidas. Somente assim seremos livres para todos os nossos anseios… Sem fundamentalismo, sem mentiras e sem falso moralismo. Um salve a todas(os)”

Joycethorns é:  baixista e vocalista da horda Paranaense de Black Metal Profane Souls

 

 

 

 

 

CONTATOS:

INSTAGRAM: @profane_souls

FACEBOOK: Joyce Throns