ALINE BONATES – Muheres No Underground

"No underground, a mulher é a força que desafia o silêncio, a coragem que rompe barreiras e a arte que se expressa com intensidade e verdade."

Lucy's Women

 

A Amazonense começou ouvindo rock por ter simpatizado com o estilo. Assistia alguns programas na TV Cultura, MTV, programas de rádio e sempre visitava as bancas de revistas, na qual economizava durante meses para poder comprar as revistas.

Não teve influência de familiares, amigos ou pessoas próximas para adentrar no estilo, apenas se identificou e começou a buscar conhecer sozinha mais bandas, comprar Cds de bandas mais comerciais e nesse meio tempo foi conhecendo pessoas com “quase” os mesmos gostos musicais e assim foi se lapidando em seus gostos sonoros.

Em Manaus, em 2002, por volta dos seus 15 anos, já tinha um ciclo de amizade com pessoas mais voltadas para o metal. Na casa de um amigo onde esse, tinha contato por cartas com algumas bandas Nacionais, ouviu pela primeira vez a demo tape do Inferus (Host) e em seguida Malkuth (Glory and Victory).

Aline Bonates: “Lembro como se fosse hoje, achei sensacional o estilo e escolhi como estilo de vida!!! Depois disso fui conhecendo outros nomes do underground, principalmente os nomes Nacionais como Hecate, Poeticus Severus, Songe D’Enfer, Miasthenia…”

Em 2008 começou sua jornada na cena underground quando entrou na Sons of Satan, permanecendo por 11 anos como tecladista.

Durante sua passagem pela banda, Aline contribuiu para a gravação de uma demo CD em 2015 e gravação oficial disponível na plataforma SoundCloud consolidando seu nome na cena do metal extremo.

Em 2020, Aline se mudou para Blumenau. No final de 2021 veio o convite para tocar baixo na Pain Of Soul. Aline assumiu a posição como baixista na banda Catarinense de Doom Metal Pain of Soul, mas teria que aprender do zero, pois nunca havia tocado o instrumento, foram meses se dedicando e em Março de 2022 fez sua primeira apresentação como baixista, onde hoje permanece, participando também do mais novo full da banda, que foi lançado no  dia 27 de setembro.

A banda já realizou diversos shows significativos, incluindo turnês pela Europa e
apresentações em várias regiões do Brasil, como Sul e Sudeste.

Além de sua atuação na música, Aline é a administradora do perfil no Instagram Força Feminina Metal Brasil, uma página dedicada à promoção e divulgação de mulheres no cenário underground, abrangendo arte, instrumentos, produções, fotografia, tatuagens e outras expressões culturais. Embora o perfil esteja em um momento de pausa, continua ativo, com algumas publicações ainda presentes no feed. Atualmente, Aline está envolvida em um projeto musical inovador com Larissa Meurer (vocalista da banda Alocer), ainda em fase de construção. Este novo projeto será inteiramente composto e executado por mulheres, reforçando a presença feminina na música pesada e expandindo os horizontes da colaboração criativa no cenário do metal.Com uma carreira marcada por sua dedicação ao metal e sua paixão por amplificar a voz das mulheres no cenário underground, Aline Bonates continua a ser uma força influente e
inspiradora na música brasileira.

 

Aline Bonates: “No underground, a mulher é a força que desafia o silêncio, a coragem que rompe
barreiras e a arte que se expressa com intensidade e verdade.”

 

Aline Bonates é: Baixista na banda Catarinense de Doom metal Pain of Soul

CONTATOS:

@alinebonates

@painofsoul