TENEBRAE AARSETH – Mulheres No Underground

"tocar um instrumento é mais do que dominar uma técnica; é abrir portas para sua própria voz no mundo. Não importa o instrumento, o que importa é a coragem de se expressar e deixar sua marca. Seja a força. Crie o seu hino de rebeldia, onde o palco é o seu campo de batalha. Salve a todas! Salve Lúcifer."

Lucy's Women

Fernanda Oliveira conhecida como Tenebrae Aarseth é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Porém, desde 2021 reside em Curitiba. Curiosamente, nunca teve ninguém na família que curtisse rock ou metal, então, na sua pré-adolescência, ela basicamente não tinha um gosto musical definido.

“Não me lembro nem se eu escutava muita música naquela época.”

Tudo mudou aos 13 anos, quando, por acaso, ouviu a música “Rock and Roll” do Led Zeppelin no rádio. Foi como se uma faísca acendesse dentro de Fernanda, aquele som lhe chamou tanto a atenção que começou a buscar mais músicas do estilo. Essa curiosidade foi só aumentando.

 Aos 16 anos, surgiu um interesse pelo satanismo. Durante suas pesquisas, descobriu o Black Metal, que estava ligado a essa ideologia, e se apaixonou ainda mais.
Logo começou a ouvir bandas como Darkthrone, Dark Funeral, Marduk, Mayhem, entre outras. Nesse mesmo ano, em 2004, conheceu a banda Amen Corner, e mal sabia ela que; anos depois, faria parte dela.

Naquela época, nunca imaginou que tocaria algum instrumento. Com o tempo, se tornou uma presença frequente em eventos de Black Metal em Belo Horizonte. Cada show ou festival lhe fazia mergulhar mais fundo nessa atmosfera obscura e única que o black metal proporciona. A mudança de Belo Horizonte para Curitiba, em 2012, aconteceu já casada com o Paulista. Fernanda sempre acompanhava os ensaios do Amen Corner, esses ensaios eram uma festa, sempre regados a muita bebida e diversão, e como ela curtia muito o som da banda, estava sempre lá. Chegou um momento da banda que com as idas e vindas de músicos, principalmente de baterista começou a afetar o guitarrista, ele estava desanimado com esta situação, foi quando o Paulista teve um insight: ele sugeriu que Fernanda aprendesse a tocar bateria. Como sempre estava presente nos ensaios e já gostava muito da banda, o Paulista achou que poderia dar certo.

Em Setembro de 2017 começou a fazer aulas de bateria e em outubro depois de estudar arduamente, já estava tocando pedal duplo. Foi uma evolução rápida, quase surreal. Foi a partir daí, que o Paulista e o Murmúrio marcaram um ensaio teste para avaliar se ela teria condições de tocar na banda, e isto ocorreu entre final de novembro à início de dezembro.

No ensaio teste, a primeira música que tocaram foi “Lamentation and Praize”, quando terminou, sentiu que o Murmúrio (Guitarrista) se emocionou e, naquele momento, soube que ela seria a nova baterista. Foi tudo muito rápido: em janeiro de 2018, menos de três meses depois de ter começado a aprender bateria, se tornou oficialmente a baterista do Amen Corner. Nesse mesmo ano, começaram a gravar o álbum Under the Whip and Crown, e desde então, segue se aprimorando e evoluindo. Agora, gravaram o segundo álbum consecutivo com Tenebrae Aarseth na bateria, “Written by the Devil”.

Tenebrae Aarseth: “ Essa jornada foi intensa e inesperada, mas tem sido uma experiência incrível de crescimento e conexão com o que eu mais curto. “

“A minha reflexão fica para as mulheres que desejam adentrar ao mundo do metal tocando algum instrumento. Digo a todas que tocar um instrumento é mais do que dominar uma técnica; é abrir portas para sua própria voz no mundo. Não importa o instrumento, o que importa é a coragem de se expressar e deixar sua marca. Seja a força. Crie o seu hino de rebeldia, onde o palco é o seu campo de batalha. Salve a todas! Salve Lúcifer”

Tenebrae Aarseth é: baterista da banda Curitibana de Black Metal Amen Corner

CONTATO:

INSTAGRAM: @amencornerhorde