ESTADO REVOLTOSO – Ouço Vozes, Vejo Vultos

CD 2023 - Macabre Cemetery Produções

Álbum

Estado Revoltoso (Ouço Vozes, Vejo Vultos) é um lançamento praticamente independente lançado pelo próprio selo da banda, o “Macabre Cemetery Produções”. A princípio para quem não conhece o trabalho da banda, vendo bem o nome (Estado revoltoso) pode achar que se trata de uma banda punk, ou vendo apenas a arte da capa também pode achar que se trata de um banda de Thrash Metal, mas é muito interessante que achar um rótulo para o Estado Revoltoso fica difícil, pois não esta dentro do gênero Black Metal e nem tão pouco o Death Metal… Uma sonoridade muito agradável de se ouvir, Guitarras limpas com solos certeiros e bem tocadas, uma linha de baixo muito bem colocada, bateria bem executada com ótimas viradas, além de um vocal cantado em português que me lembrou muito as linhas de vocal de A. Drakkar do “Luxúria de Lillith”. Eu classificaria o estilo do Estado Revoltoso como Heavy Black Metal.

“Ouço Vozes, Vejo Vultos” tem 7 faixas muito bem compostas e diversificadas, um material em digipack com encarte e letras, tudo no devido lugar, onde a temática fica em volta do terror.

A faixa de abertura “A Dança do Fogo” tem seu início um dedilhado com uma atmosfera bem trabalhada que prepara a entrada de riffs de peso e cadenciado, A faixa título vem logo em seguida “Ouço Vozes, vejo Vultos”, também tem uma levada viajante e bem executada e seu destaque é o refrão além de uma quebrada no som que ficou uma verdadeira viagem… e falando em refrão a terceira faixa “Vai Morrer” é uma daquelas faixas onde ao ouvir você ficará um bom tempo em sua mente o refrão “Vai Morrer”, tem seu início uma bateria um pouco mais brutal, batidas marteladas, riffs consistentes, e solos bem colocados.

“Quer me Jogar no Abismo” tem uma entrada mais rápida com batidas marteladas e novamente guitarras bem executadas e com uma atmosfera sombria e com um final de riffs bem pesados que curti bastante. “Um lugar para nós” tem uma introdução bem calma que logo ganha riffs consistentes em um andamento musical mais rápido até cair em uma atmosfera mais tranquila com solos por volta de seus 01:40 que me lembrou muito algumas bandas psicodélicas (acreditem). Seguindo o trabalho “Lamaçal sobre a Cruz” que curti muito a letra, e fechando o trabalho a sétima faixa “Amityville” que começa com uma pancada, e que ganha um andamento cadenciado bem no estilo das faixas anteriores.
Stanley César (Drums), Joabes Rapouso (Guitars), Alex Alves (Baixo) e Roger faust Guitars e Vocals) mostraram nesse trabalho competência,  variação musical em um estilo difícil de classificar mais tudo muito bem feito e eu fico aqui com minha opinião “não vejo vultos… Mas ouço uma mistura de Heavy com Black”.

01. A Dança do Fogo
02. Ouço Vozes, Vejo Vultos
03. Vai Morrer
04. Quer me Jogar no Abismo
05. Um Lugar para Nós
06. Lamaçal Sobre a Cruz
07. Amytiville