2 – DOSSIÊ BESTIAL DEATH BLACK METAL (WAR METAL)

Parte 02 - O ESTILO CLASSICO

Dark Reflections

(Texto criado e adaptado com base no trabalho original de AgoddamnWizard, para o RYM presente em: https://rateyourmusic.com/

Depois de aplicar o leitor nas bandas que plantaram a semente, hoje vou falar dos medalhões da primeira onda do gênero e de bandas mais atuais, mas que seguem a cartilha dos classicos do estilo. Algumas bandas terão comentarios mais aprofundados. A maioria porém eu pretendo simplesmente introduzir e apresentar  o trabalho, mediante algum album ou demo considerado classico para o gênero.

WAR METAL CLÁSSICO:

Aqui eu me  refiro às bandas lendárias, aquelas  que definiram o som clássico do Bestial Black Metal no final dos anos 80 e início dos anos 90, e bandas mais recentes que mantêm viva a chama negra. Uma vez eu li que o Bestial Death Black Metal representa uma história alternativa do black metal, na qual a brutalidade e a intensidade da primeira onda do black metal foram empurradas cada vez mais longe, em oposição à abordagem mais atmosférica das bandas norueguesas que vieram para definir o black metal no imaginário popular.

Sempre mais blasfemo, mais conflituoso, menos melódico, menos bem gravado, o War Metal para alguns talvez defina a essência do Black Metal melhor do que qualquer norueguês obcecado pelas florestas ou paganismo jamais poderia! E vamos as bandas!

 

BLASPHEMY

O Alfa e o Ômega, o começo e o fim. É extremamente raro que a renovação ou codificação de um subgênero musical possa ser atribuída a uma única banda ou artista vide os argumentos sobre quem fez os primeiros álbuns “reais” de death metal ou black metal –, mas no caso do War Metal  é extremamente claro e quase universalmente aceito.

Você não é obrigado a IDOLATRAR o Blasphemy para apreciar qualquer uma das bandas desse dossiê,  mas deve ficar bem claro que todas essas bandas caem aqui, de uma forma ou de outra, assim como acontece com o Black Sabbath e todo o metal em geral. Hail Satan, Hail Blasphemy! Hail Ross Bay Cult!

Link para o album: Fallen Angel of Doom

 

BEHERIT

O nome Beherit é a grafia em siriaco – um idioma liturgico, falado nas igrejas ortodoxas siriacas – da palavra Satan!

A banda teve sua origem na Finlandia, por volta de 1988 e, antes de se chamar Beherit, utilizou as denominações Horny MalformityPseudochrist ). Também chegou a usar o nomeThe Lord Diabolus, devido a problemas com um selo.

O material aqui abordado, para o compilador deste dossiê, é o mais relevante com relação ao universo do Bestial Black Metal. Trata-se do primeiro trabalho completo do Beherit, o album “The Oath of Black Blood” lançado em 1991 e que se constitui de uma compilação entre uma demo e um EP da banda. Após esse material o Beherit lançou outro classico, o album “Drawing Down the Moon” e partiu para umas aventuras com sons eletronicos que não interessam ao conteudo aqui proposto.

Link para o album: The Oath of Black Blood

ARCHGOAT

O Archgoat é uma banda finlandesa  formada em 1989 pelos irmãos gêmeos Ritual Butcherer na guitarra e Lord Angelslayer no baixo e vocais. Foi uma das primeiras bandas de black death metal da Finlândia, juntamente com Barathrum, Impaled Nazarene e Beherit.

Em 1993 lançoou o EP Angelcunt (Tales of Desecration) e, também em 1993 o Archgoat iniciou um hiato extenso, citando sua crença de que não pertenciam a uma cena black metal “comercial”. A banda não atuou até 2004, quando lançou seu material de 1993 como um EP de 7 polegadas, intitulado Angelslaying Black Fucking Metal. Seu primeiro LP Whore of Bethlehem foi lançado em setembro de 2006.

Link para o album:Whore of Bethlehem

 

BESTIAL WARLUST

O Bestial Warlust é uma banda australiana, formada em Melbourne em 1990. A banda foi formada inicialmente com o nome Corpse Molestation e também tocava black/death metal. Lançaram quatro demos e duas compilações de demos com esse nome.

O Bestial Warlust foi um dos pioneiros do black death metal australiano  e do metal extremo em geral, gravando dois álbuns de black/death metal em meados dos anos noventa antes de se separarem em 1997. O primeiro e mais importante foi o álbum “Vengeance War ‘till Death” de 1993, abordado aqui.

 

Link para o Album: Vengeance War ‘till Death

 

IMPURITY

O IMPURITY, embora não seja considerado, exclusivamente, uma banda de Bestial Black Death metal, é uma banda crucial para o estilo, chegando a ser conhecido como o “Beherit Brasileiro“. A banda é uma das mais longevas bandas do cenário extremo brasileiro, tendo sido formada por volta de 1988, na cidade de Belo Horizonte. Da formação original ainda permanecem vocalista Ram Priest, unico membro que esteve em todos os trabalhos e o guitarrista/baixista  e artista grafico Ron Seth que esteve envolvido em todas as epocas do grupo, mesmo não estando no line-up de alguns albuns.

O IMPURITY ainda chegou a contar com outras lendas do underground brasileiro, como o Rodrigo Fuhrer ex-HOLOCAUSTO e, atualmente, como membro ao vivo, com o Armando Leprous que, entre outras coisas, tocou com o SARCOFAGO, na Warfare Noise. O material a ser abordado aqui é o da primeira demo, “The Impurity Temple”, no entanto, vou utilizar a regravação da demo que fez parte do lado A do album Bonfim Moritvri Mortvis, que inclusive contou com o citado Rodrigo Fuhrer na bateria.

Link para o album:Bonfim Moritvri Mortivis

 

GOATPENIS 

Banda brasileira, do estado de Santa Catarina,  formada ainda nos anos 80, com o nome de Suppurated Fetus, o GOATPENIS, na modesta opinião deste que vos escreve foi simplesmente a melhor banda War Metal do mundo. Digo “foi’ pois, após o passamento do guitarrista Virrughus Apocalli em meados desse ano de 2024, três anos após o passamento do fundador Sabbaoth, a banda encerrou suas atividades.

Independente do fim dos trabalhos o GOATPENIS  apresenta uma discografia impecável, do primeiro album “Inhumanization” de 2004 ao último, “End“, de 2024. Como todos os albuns são essenciais, deixo como referencia o meu preferido “Anesthetic Vapor” de 2017. Hail GOATPENIS, the end is nothing!

Link para o Album:Anesthetic Vapor

 

BLACK WITCHERY

O Black Witchery é uma banda americana, de Winter Springs, Flórida, surgida em meados dos anos 90. Antes do nome atual a banda atuou sob o nome de Irreverent, que se dissolveu e retornou como Witchery.

A banda mudou seu nome para o atual, Black Witchery, em 1990, para se diferenciar da banda sueca Wiychery   

Já como Black Witchery, a banda lançou 03 demos 02 splits e um EP antes de lançar seu álbum de estreia, “Desecration of the Holy Kingdom”, em 2001 pela Full Moon Productions .

 

Link para o album:Desecration of the Holy Kingdom

 

IMPIETY

O IMPIETY é uma banda originária de Cingapura , formada no início de 1990 por Shyaithan (vocal/guitarra/baixo) e Necro-Angelfornicator (bateria) . O IMPIETY uma das primeiras bandas de metal, metal extremo a surgir em Cingapura.

Após algumas mudanças de formação, a banda gravou sua primeira demo oficial, Ceremonial Necrochrist Redesecration em 1992. Eles gravaram seu álbum de estreia, Asateerul Awaleen em 1994.

O IMPIETY pode se dizer que é a primeira banda de uma longa tradição de bandas de Bestial Black Metal daquela região asiática. O álbum aqui abordado, pra mim, é o melhor da banda, Kaos Komand 696, de 2002.

Link para o album: Kaos Komand 696

 

MORBOSIDAD

O MORBOSIDAD é uma banda de origem mexicano-americana, formada originalmente em 1991, mas que só veio a lançar as suas primeiras demos por volta de 1993 e 1994.  Em 1995, o baterista original da banda, chamado Yegros,  morreu em uma explosão enquanto estava na sala de ensaio da banda, causando a inatividade da banda de 1995 a 1998.

Em 1998, o lendário vocalista  Tomas Stench reformulou a banda e no ano 2000, lançou seu primeiro full lenght, auto-denominado. O MORBOSIDAD, que já encerrou suas atividades, foi uma banda muito prolifica, tendo lançado cerca de 15 splits  e 05 full- lenghts, além de Eps e albuns ao vivo. O material abordado aqui é o segundo album da banda “Cójete a Dios por el culo“, de 2004.

Link para o Album: Cójete a Dios por el culo

 

GRAVE DESECRATOR

O GRAVE DESECRATOR iniciou seus trabalhos no ano de 1998 e, no início, seguia a métrica do black metal escandinavo, sendo este o estilo que percebemos no seu primeiro EP, de 2003. Mas logo em seguida a banda mudou radicalmente seu caminho, incorporando influências diretas de bandas do metal extremo brasileiro dos anos 80, como o SEPULTURA , VULCANO e SARCOFAGO dos primeiros trabalhos. Justamente as bandas que citamos no primeiro capitulo como “Proto-War Metal

No Brasil, o público não ve tanto o GRAVE DESECRATOR como pertencente à senda do Bestial Death Black War Metal, mas é muito comum –  pra não dizer constante – ver a banda citada entre os grandes do genero por varios colecionadores e comentadores do underground mundial. O album aqui linkado é o 4º e mais recente trabalho da banda, Immundissime Spiritus. Pra este que vos fala, já um classico.

Link para o album: Immundissime Spiritus

 

ANTICHRIST

O ANTICHRIST é mais uma banda da terra do Ross Bay Cult. Da mesma cidade que o BLASPHEMY, inclusive. Formada em 1990, a banda seguiu até 1994 e, pelas pesquisas que eu fiz, nesse período não lançou nem gravou nada. Em 2015, os membros fundadores  The Inciter of Armageddon e Rotting Corpse retomaram a banda  junto com T. Antichrist e Chernobog, mantendo a mesma formação até hoje.

O full “Sacrament of Blood“, pelas minhas pesquisas, foi gravado por volta de 1994, ano da primeira parada da banda, mas só foi lançado em 2011. E é uma das melhores coisas lançadas neste genero. Tire suas próprias conclusões!

Link para o album: Sacrement of Blood

 

 

GLORIFICATION

E para encerrar este capítulo eu apresento aquela que considero a melhor banda do Paraguay, independente de estilo, o GLORIFICATION. A banda iniciou seus trabalhos no ano de 2012,  possui 4 splits – um deles, o mais recente com outra banda paraguaia que será abordada nesta série, o INFAUSTES – um album ao vivo e dois full-leghts.

O som do GLORIFICATION agrada em cheio fans de varias das bandas citadas neste capitulo, como SARCÓFAGO, BLASPHEMY e IMPIETY. Quem quiser saber mais sobre a banda, temos uma entrevista com eles, aqui no portal da LUCIFER REX.

O album a ser apresentando  é primeiro full-lenght do GLORIFICATION, ” Against All Adversity – A Hymn of Demonic Victory“, de  2017.

Link para o album: Against All Adversity – A Hymn of Demonic Victory

 

Outras bandas pra você pesquisar: ABYSMAL LORD, ABOMINATOR, BESTIAL RAIDS, BLASPHAMAGOATACHRIST, BLASPHEMOPHAGER, BLASPHERIT, COMPLOT!, DESTRUKTOR, ENCIRCLEMENT, GOATSEMEN, GOATSCROTE, GOATBLOOD, PROCLAMATION, SADOMATOR, SACROCURSE, SAVAGE NECROMANCY, THE INNER ABYSS, WEARG, PROCLAMATION, WEREGOAT.

NO PROXIMO CAPITULO: A segunda onda do War Metal – Os filhos de CONQUEROR.