(Texto criado e adaptado com base no trabalho original de AgoddamnWizard, para o RYM presente AQUI)
No capitulo anterior eu falei sobre as bandas que definiram o estilo clássico – os chamados medalhões do estilo -, sobre bandas que seguem esse estilo clássico e apresentei algumas sugestões para que você, leitor, aprofunde sua pesquisa nesse ramo do gênero. Hoje vou falar das bandas que caracterizaram o que eu defino como a “Segunda Onda do Bestial Black Metal” e, novamente, de bandas que seguem esse padrão.
A SEGUNDA ONDA DO BESTIAL BLACK METAL
Acredito que podemos dizer que uma segunda onda do War Metal começou no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Podemos dizer, também que essa “segunda onda” apresentou o tipo de som em grande parte responsável pela popularidade duradoura do gênero.
Em geral, no que eu apresento como segunda onda, há um foco maior no caos sonoro e na atmosfera do que nas bandas anteriores, geralmente expandindo os limites do gênero em mais ou menos todos os aspectos do som.
Assim como dissemos que o arquétipo da primeira onda é o BLASPHEMY, com o “Fallen Angel of Doom“, acredito que pode se dizer que o arquétipo da segunda onda pode ser encontrado no “War Cult Supremacy”, do CONQUEROR, gravado no final de 1996, mas não lançado até 1999, cujo som foi continuado pelo REVENGE, do baterista James Read.
Em muitas vezes também encontramos diferenças estéticas entre as bandas da segunda onda e as que seguem o estilo clássico: enquanto os clássico se atêm, em grande parte, às imagens tradicionais do black metal do satanismo e da magia negra, o pessoal da segunda onda é mais propenso a se concentrar em temas de guerra e violência em si, com ou sem citar Satan.
CONQUEROR
O CONQUEROR foi uma das mais importantes bandas de war metal de todos os tempos, como já dito, influenciou boa parte do que eu estou denominando como 2ª onda do Bestial Black Metal. A banda é originária da Colúmbia Britânica, no Canadá e foi formada em 1994, se separando em 2000, ocasionamente se apresentando ao vivo. Lançaram duas demos, um split EP com o BLACK WITCHERY e o “War Cult Supremacy” é seu único álbum completo e foi gravado em 1996 mas lançado em 1999.
o line-up do CONQUEROR é composto de dois dos mais lendários integrantes do cenário, com participação em – como vocês poderão ver -várias bandas importantes do Bestial Black Metal, R. Forstër nas guitarras e J. Read na bateria e vocais. Se você não conhece, prepare-se para o War Metal mais caotico, primitivo e brutal. Já nas demos encontramos dicas da brutalidade que estava por vir, mas no full-length as coisas realmente ficaram caóticas, com bateria insanamente alta e estourada, vocais selvagens e ferozes, guitarra mais para o noise do que um conjunto de riffs. Enfim um nível de caos e intensidade que era virtualmente inédito na época.
Link para o album:WAR CULT SUPREMACY
REVENGE
Existem metalheads que citam o REVENGE como a sequência ou a continuação do CONQUEROR. De fato, além de contar com o vocalista e baterista J. Read como o oneman da banda – embora já tenha sido acompanhado por outra lenda do cenário, Pete Helmkamp nos vocais e por uma formação de apoio ao vivo – o som do REVENGE segue exatamente a mesma linha traçada pelo CONQUEROR.
A banda foi formada no ano 2000, também no Canadá, está ativa e conta com vários Eps e Splits, além de 06 full lengths, sendo que o 7º, a ser denominado “Violation.Strife.Abominate” está na boca do forno pra ser lançado, provavelmente entre janeiro e fevereiro de 2025. O REVENGE é a banda que marcou aquela caracteristica War dos titulos dos albuns com 03 palavras separadas por pontos. Não procure letras nos encartes.
Em sintese, o REVENGE pega o som do CONQUEROR e o simplifica até a perfeição. Pode se afirmar com certeza que o REVENGE é uma das bandas mais populares e mais imitadas do War Metal, provavelmente perdendo apenas para o próprio BLASPHEMY.
Link para o álbum: TRIUMPH.GENOCIDE.ANTICHRIST
DEIPHAGO
O DEIPHAGO foi formado nas Filipinas em 1989, tendo como núcleo-duro A dupla principal formada pelo guitarrista Sidapa e pelo vocalista/baixista Voltaire 666. A banda lançou uma série de demos nos anos 90 antes de se mudarem para a Costa Rica no início dos anos 2000 por razões desconhecidas – existem rumores de perseguição religiosa em sua terra natal católica extremamente conservadora – tendo lançado seu primeiro full, Satanik Eon, em 2006.
Enquanto o som nas demos era mais na linha Hellhammer, no “Satanik Eon” se transformou em algo muito mais violento, caótico e profano, situado em algum lugar entre War Cult Supremacy, Obsessed by Cruelty e INRI. Aqui o caos é amplificado a um grau absurdo que chega a ir além até mesmo do CONQUEROR e, assim como este, o DEIPHAGO recebe uma boa dose de críticas por sua percepção de “falta de riffs” e abordagem ultra barulhenta/caótica. Mas com sua extremidade desenfreada cativante, e eles são uma das bandas que mais incorporam a essência do subgênero.
Link para o album: SATAN ALPHA OMEGA
DAMAAR
O DAMAAR é uma banda lendária no cenário War Bestial Black Metal, tendo lançado apenas um único EP. A banda tem sua terra natal em Beirute, no Líbano e, aparentemente, foi formada no ano de 2004. Com a temática da violência e extremismo motivados pela religião do passado e presente de seu país natal, “Triumph Through Spears of Sacrilege” é um clássico e com certeza, um dos lançamentos mais violentos, intensos e genuinamente raivosos da história do metal extremo. A sonoridade é algo entre o CONQUEROR e o BLASPHEMY.
Para aumentar a lenda, a banda rapidamente desapareceu após o lançamento deste EP em 2007. Rumores e lendas existem aos montes sobre o que aconteceu com eles – variando da censura de seu trabalho por autoridades religiosas aos membros sendo presos ou assassinados.
A título de curiosidade, a palavra DAAMAR significa destruição, em árabe, e os membros creditados como o line-up da banda são Napalm na bateria, Nunrider na guitarra e Heathen nos vocais e baixo. A intro que abre o EP é uma gravação da decapitação de um suposto espião egípcio, chamado Mohammad Mutawalli, pela Al Qaeda no Iraque em 2004, sobreposta por um ruído estridente, aviões de guerra voando e um canto em árabe, tudo sendo encerrado por uma explosão repentina.
Link para o album: Triumph Through Spears of Sacrilege
CAVEMAN CULT
O CAVEMAN CULT é uma trio americano formado no ano de 2014, na cidade de Miami, na Flórida. Conta em sua formação com dois membros de outra banda muito bem conceituada no cenário do Bestial Black Death Metal, o ABYSMAL LORD. A banda conta, em sua discografia, com 03 demos, 01 EP e dois full lengths. Entre outras caracteristicas, o visual da banda é composto por aquelas camuflagens de guerra que costumamos ver utilizadas em filmes pra esconder blindados.
O album que irei indicar é o primeiro full length da banda, lançado em 2016 e denominado “Savage War Is Destiny”. É um album, dentro do padrão do estilo, até longo, com 31 minutos, passando por 10 faixas e uma intro, mas o CAVEMAN CULT pode ser pontuando como um exemplo de banda que sabe o que está fazendo e, embora sua música possa ser um rolo compressor constante e barulhento de war grind/death, eles sabem como produzi-la e o som é muito bem divido, com todos os instrumentos bem audiveis.
Link para o álbum: SAVAGE WAR IS DESTINY
PROFANE ORDER
Mais uma banda canadense – Ô terrinha pra ter disgraceira, valei-me Ross Bay Cult – o PROFANE ORDER surgiu no ano de 2015, na cidade de Quebec e conta com uma demo, um EP e dois full lengths, sendo que o ultimo full length foi lançado pelo classico selo Nuclear War Now.
O PROFANE ORDER, embora já tenha tido uma formação completa, atualmente é um duo, sendo que o guitarrista, baixista, vocalista e baterista Illusory, que também é conhecido por tocar no Spectral Womb, é membro da formação original. O albúm que eu irei apresentar é o debut da banda, “Slave Morality” – remetendo a Nietzsche – que foi lançado em 2019.
Dentro do padrão do estilo, o album conta com 09 faixas, sendo a primeira uma instrumental, em um tempo total de cerca de 33 minutos. Eu realmente vi um bom bocado de um som na linha dos demonios belgas do mince-core do AGATHOCLES. Uma das melhores bandas do que eu estou definindo como 2ª onda do Bestial Black Metal.
Link para o album: SLAVE MORALITY
CRURIFRAGIUM
A palavra CRURIFRAGIUM remete a uma prática existente no tempo das cricificações e que consistia em quebrar as duas pernas do crucificado, dos joelhos para baixo para acelerar a morte. Por aí já se percebe o nivel de brutalidade que o trio americano procura. Formada também em 2015 – época bem prolífica para o Bestial War Metal – a banda tem sua origem na cidade de Seatle, Washington e conta com uma demo, um Split com o ABYSMAL LORD e um full-length denominado “Beasts in the Temple of Satan“, este lançado no ano de 2017.
A banda que foi formada das cinzas de outra banda do gênero, o WARPVOMIT, conta, em sua formação, com o V.B., do consagrado BLACK WITCHERY, nas guitarras e com Purveyor of Destruction na bateria e Horned Despoiler of the First Temple nos vocais, sendo que estes dois, além do já citado WARPVOMIT, fizeram parte do DEMONCY.
O album que irei apresentar é o debut da banda, “Beasts in the Temple of Satan” e conta com 11 faixas, seguindo o padrão de pouco mais de 30 minutos de duração, tão comum ao gênero.
Link para o álbum: BEASTS IN THE TEMPLE OF SATAN
DEATH WORSHIP
O DEATH WORSHIP é uma das bandas/projetos com o hype mais alto, atualmente, dentro do Bestial War Black Metal. Também pudera, a mente por trás do DEATH WORSHIP é ninguem menos que Mr. Ryan Förster – aqui atendendo pelo pseudonimo de Deathlord of Abomination and War Apocalypse -, membro ativo do BLASPHEMY desde 1999 e membro fundador do CONQUEROR, simplesmente as duas bandas mais influentes no genero. Pra não ficar somente nisso, nas apresentações ao vivo, a banda ainda conta com o Kadeniac no baixo e backing vocal e o Exesor na bateria, ambos membros do BLOODY VENGEANCE.
O DEATH WORSHIP, que já se apresentou no Brasil, no estupendo “Brazilian Ritual Festival” conta, em sua discografia, com 2 demos e 3 EPs, além de um album ao vivo, gravado justamente no festival acima citado.
O material que irei apresentar pra vocês é o ultimo EP da banda, “Reaping Majesty“, lançado em 2022 pela “grife” Nuclear War Now e que conta com 06 faixas num tempo aproximado de 23 minutos. Pra quem quiser saber mais sobre a banda, existe uma entrevista disponível no portal.
Link para o album: REAPING MAGESTY
PREHISTORIC WARCULT
E agora nos deslocamos até a Alemanha, mais precisamente para a região da Saxonia, para comentar um pouco a respeito desse trio, formado acredito que por volta do ano de 2020.
O PREHISTORIC WARCULT, embora tenha sua temática lirica calcada em temas como Barbarismo, Primitivismo e Morte, é bem conhecido também por sua postura politica declaradamente antifascista.
A banda embora com pouco tempo de estrada, conta com 02 EPs, 02 Splits, 01 live àlbum e 01 full-lenght, este denominado “Barbaric Metal” é que é o material que será apresentado aqui. O album foi lançado em 2024, conta com 10 faixas, sendo a primeira uma intro e um tempo aproximado de 29 minutos.
Link para o album: BARBARIC METAL
HELLFIRE DEATH CULT
E pra fechar esse capitulo a pura brutalidade que, pra mim, caracterizaria a “2ª onda do Bestial Black Metal”, com seu abuso de powerchords, bateria extremamente reta e vocal composto puramente de urros. Warladies e Wargentlemans, apresento-vos o HELLFIRE DEATH CULT.
Vinda de Chicago, nos Estados Unidos da América e formada no ano de 2013, o HELLFIRE DEATH CULT é um trio. A discografia da banda é composta por 02 EPs, 02 splits e 03 full-lengths, sendo que o material que eu irei linkar aqui é o segundo full-lenght da banda, denominado “Black Death Terroristic Onslaught”.
O album conta com 11 faixas, sendo a primeira uma intro e tem um tempo total de cerca de 28 minutos. Brutal do inicio ao fim, sem o minimo tempo para respirar. Simplesmente maravilhoso. A epítome do War Metal.
Link para o album: BLACK DEATH TERRORISTIC ONSLAUGHT
Outras bandas pra você pesquisar: HUMAN AGONY, SECT PIG, PARASITICIDE, EGGS OF GOMORR, BLOOD ARTILLERY, ATTRITION, BLACK ABYSS, LIHHAMON, PRIMITIVE WARFARE,
EM CERCA DE 15 DIAS, NO PROXIMO CAPITULO: Os subgeneros do Bestial Black Metal (War Metal)