MANIFESTO DO FIM DO MUNDO ZINE

Edição nº 02 - Março 2023

Magazines

É prazeroso ter um trabalho de tamanha qualidade em mãos. Quando há um equilíbrio entre qualidade de conteúdo x qualidade gráfica x ilustração, notamos a preocupação e dedicação do zineiro em nos oferecer algo acima da média. Interessante é que nesse universo cultural em que estamos inseridos há quem pense o contrário, tem o conceito de que zines tem que ser “raiz”. Xerocado, preto e branco e datilografado se possível. Se não for assim, não é zine. O que será então? Como diz o ser Unholy Torturer na entrevista com o selo Irmandade Hermética do Ódio :” Uma xerox ruim é sinônimo de xerox ruim e não de underground”. Seguindo essa ideia de pensamento, digo: um zine é zine. Independente de sua qualidade gráfica, vai muito além. E temos em nosso país uma quantidade enorme, que agradam gregos e troianos. Não há regras, nunca houve. E nunca teremos um consenso sobre o assunto.

Mas falando no zine em si, resumindo a informação da capa: um compilado de textos, sujeiras, ocultismo, poesia marginal, doenças, BDSM, hqs…e entrevistas! Começamos com abutres sobrevoando a carniça…VULTURINE concede uma boa entrevista dissecando sua trajetória de praga e escuridão. O projeto THY LIGHT se faz presente. Iniciado em Limeira/SP, hoje tem seus pés fincado no Reino Unido, não deixando de ter nunca ligação com sua cena natal: “Minha ligação continua sendo com o Brasil…já que o conceito de cena que possuem aqui, é extremamente distante do meu conceito pessoal”. Ainda falando em projetos one-man-band, uma nova promessa surge, FORÇA OBSCURA, externalizada por Blackleather, que faz parte do grande Iron Bastard entre outros. Um excelente “bate papo” sobre arte profana, filosofia,ocultismo, helenismo, etc.

A satânica arte sadomasoquista é aqui representada por uma excelente entrevista com Carnifex Flagellum Cristus da doentia e repulsiva OSCULUM OBSCENUM. Relembramos saudosamente um pouco do Metal Extremo brasileiro do início dos anos 90. “Abençoada seja a gonorréia apocalíptica!! Sexo sexo sexo!!! Aleluia!!!” Desacelerando continuamos com uma rápida entrevista com o JUPTERIAN, ingressando no seiu universo caótico e material: “…sou uma pessoa absolutamente descrente em qualquer manifestação metafísica.” O Death Metal começa a ser representado nesta edição com a banda OFFAL. Cuspindo sangue e vômito, fazem um apanhado de seus lançamentos e influências. Do velho continente, mas uma banda criada por um brasileiro. Dessa vez temos SACRILEGIA que faz um Blackened Thrash diretamente da Irlanda. Falam de seus lançamentos, comparações entre o velho e o novo mundo e a sociedade irlandesa: ” …falar do diabo por aqui não é de fato tão chocante quanto tomar partido sobre o IRA…chamar alguém de protestante por aqui ainda tem um tom de ofensa.”

Passamos para os textos e logo nos deparamos com a Besta do Apocalipse! “Fazes o que tu queres, há de ser tudo da lei!”, Texto de Lucas Rozendo fazendo diversas indicações com ilustrações e comentários de livros biográficos de Aleister Crowley, como também, literatura pré e sobre Thelema. Ainda por Lucas, conferimos entrevista com JOHANN HEYSS Heyss, escritor e palestrante, que entre outros assuntos tem em comum com o Metal Negro o ocultismo, Thelema, Tarô de Thoth, etc. Passando a página lemos o título ” O Metal Extremo contra o Islã‘, com resumidas releases de bandas que desafiam nomes como Talibã e Estado Islâmico. Bandas do Irã, Turquia, Azerbaijão, Afeganistão, Arábia Saudita e Paquistão.

Diego Sebold é o responsável pelos quadrinhos imundos, repletos de luxúria, rituais, depravação e satanismo. Continuando os textos temos na sessão Horror Sombrio, uma homenagem ao 100 anos do clássico filme Nosferatu, muito bem escrito por Sorciere, que também é responsável pelo poético e fúnebre texto “Desejo…”. O assunto BDSM retorna com o texto “O BDSM pós Cinquenta Tons de Cinza” por Márcio Tadeu, esclarecendo vários pontos, divergências e curiosidades.

Retornando as entrevistas: BLAZING CORPSE, banda que não necessita de apresentações e que lançou recentemente um full que recomendo a todos. Entrevista realizada antes deste lançamento e ainda na fase de “misterios” sobre o futuro. Os selos não são esquecidos e nesta edição são representados por dois radicais e reais selos que fazem parte do subterrâneo do nosso underground. Primeiro temos ANGEL OF CEMETERY RECORDS da alma impura chamada Irlan Asaradel, também redator de um dos mais antigos zines em atividade na Bahia, o Satanic Maledction Zine. Como dito, entrevista do início de 2022, onde o selo já tem e anda anunciando novos lançamentos, todos na versão tape, que é o direcionamento do trabalho. Logo em seguida temos extensa entrevista com o outro restrito e radical selo IRMANDADE HERMÉTICA DO ÓDIO formada pelos demônios Unholy Torturer e Funesto. Entrevista essa realizada por Lau Warblood com um conteúdo fortemente ideológico de ambas partes, mostrando coerência em suas linhas de pensamento e conduta.

As resenhas não poderiam falar, e além das diversas ilustrações temos também um grande número de flyers de bandas, selos, zines (você lembra o que é isso? Hehehe), inclusive uma sessão nostálgica com flyers de no mínimo 20 anos atrás, nos fazendo relembrar outros tempos…

Edição formato meio ofício, todo em papel couchê, com 72 páginas de total aberração e ainda com um poster em formato A3 dos filhos de Kali, CULT OF FIRE!

Contato:

Cleiton Ávila  (85) 98664-8319

https://www.facebook.com/profile.php?id=100046369015916&mibextid=ZbWKwL