O Eternal Darkness DCLXVI chega em seu sexto álbum contando um pouco da cultura nórdica, alem de temas dentro do satanismo, vamos para um bate papo com o lider Master Nocturnal saber mais sobre os trabalho…
O Eternal Darkness DCLXVI foi formado em 2000, antes teve o nome de Master Satan, quando e por que houve essa mudança?
Master Nocturnal – O Eternal Darkness DCLXVI foi formado em 1993 com o nome de Master Satan que gravou o álbum Master Satan the Emperor of the World em 1996, e nos meados de 2000 houve a fusão, a qual o mesmo veio se transformar no nome Eternal Darkness DCLXVI que está na ativa até hoje em 2025.
O álbum The Great Battle of the Apocalypse de 2008 tem um direcionamento musical diferente dos álbuns mais recentes, quais foram as inspirações musicais deste álbum?
Master Nocturnal – Em 2008 estávamos fazendo um Extreme Raw Black Metal, era bem constante o ódio nas nossas veias pois vivíamos a realidade do black metal, como invadir vários cemitérios tanto da capital como nos interiores e municípios, para destruir as as cruzes que ficavam na tumbas, catacumbas e etc…só por prazer em quebrar a imagem que representa o cristianismo, mas nossas influências musicais na época era Venom antigo, Bathory, Satyricon antigo, Gorgoroth antigo. Varathron, Samael antigo, Setherial, Emperor antigo, Mactatus, Enthroned, Absu, Dark Funeral, Dissection, Marduk, Limbonic Art, Mayhem, Agathodaimon e Rotting Christ antigo.
O álbum “Worshipers of the Archangel Lucifer” e o novo trabalho “The serpent Jormungand” tem um direcionamento musical mais voltado às antigas demos do início da banda, como foi essa ideia de resgatar essa sonoridade mais antiga?
Master Nocturnal – É a pura essência da velha escola do metal negro, com temas voltados para o satanismo, luciferianismo, guerras, batalhas, mortes e destruições., relata a realidade das histórias como dos anjos decaídos como: Pazuzu, Lucifer, Baal, batalhas entre anjos celestiais contra anjos decaídos, outras batalhas são as nórdicas como a crepúsculo dos deuses o Ragnarok, Fenrir contra Odin, outros relatos sobre lobisomens em fim uma série de manifestações decaídas.
The serpent… Tem uma temática totalmente voltada à mitologia nórdica, como surgiu essa ideia?
Master Nocturnal – A décadas eu admiro, e o nosso baixista Impio mundano admiramos hordas com Darkthrone, Immortal, Satyricon, Mayhem, Dark Funeral, Dissection, Marduk, Limbonic Art que são pertencentes a países nórdicos aí resolvemos relatar alguns temas sobre as culturas nórdicas como Fenrir, Loky, gigantes de gelo, gigantes de fogo, serpente Jormungand, Ragnarok,.crepúsculo dos deuses mas o álbum também expressa o satanismo e o luciferianismo com os hinos decaídos Valak, Astaroth, Belial e Asmodeus que são querubins e arcanjos decaídos que lutaram na batalha do éden ao lado de Samael ou Lúcifer que era o anjo da luz e que hoje é
O mesmo reina na terra e no inferno.
Como andam as composições para o próximo álbum, alguma temática em específico?
Master Nocturnal – Reação a estratégia infernal decaída programada para o 7° trabalho que será mais voltado para o satanismo e batalhas em tempos medievais de guerra.
A arte de capa do álbum “The serpente…” É um trabalho muito bem feito, comenta sobre a capa e o autor?
Master Nocturnal – As ideias dos personagens decaídos da capa são minhas, porém a execução da arte é do art work Alcides Burn de Recife/PE.
O Eternal Darkness DCLXVI é uma banda bem ativa nos eventos, qual o evento que marcou definitivamente a banda?
Master Nocturnal – Vou citar alguns eventos que foram importantes para a horda: The Lords of the Black Magik em São Paulo/SP, ao lado das hordas Watain, Mortuary Drape e Delicta Carnis, Profano Ritual Diabólico em Guaramitim/ SC ao lado das hordas Aqueronte, Alocer, Sangue Antigo, Abate Macabro, Carpatus, Southern Warfront, Somberland, Leprosys Metal Fest Belém/PA: Vader, Dehuman, Nervochaos, Neoroticus, Metal Chaos Fest em Imperatriz/MA: ao lado das hordas Enthroned, Blood Red Throne, Nervochaos, Leprosys Metal Fest Belém/PA: Rotting Christ, Screans of Agony Fest São Paulo/SP: ao lado das hordas Svartland, Opus Secretos, Shadows Hell, Corpse ov Christ, Horror no Subúrbio Rio de Janeiro/RJ: ao lado das hordas Necromante, Lápide, Demonized Legion e Luciferian Legion Black Metal Ritual Belém/PA ao lado das hordas Dark Hammer, Black Winter e Nurn, São Paulo em Chamas Festival 36 São Paulo/SP: Shaytan, Necrohunter, Pentacrostic e Reffugo.
Sabemos que o nosso underground é um trabalho difícil, como você analisa a cena do Metal extremo nacional atual comparando com a do início dos anos 2000?
Master Nocturnal – Eu me lembro que na época dos anos 90 nos erguemos com o nome de Master Satan e executamos uma missão em divulgar o nosso material através de cartas e caixas enviadas para outros estados e alguns países, atualmente em 2000 mudamos o nome para Eternal Darkness DCLXVI onde começou a era dos computadores mais avançados, notebook e celulares.
Notamos várias influências nas composições musicais do Eterno Darkness, quais as bandas que mais inspiram nas composições musicais?
Master Nocturnal – Dissection, Dark Funeral, Dissection, Marduk, Limbonic Art, Mayhem, Agathodaimon, Gorgoroth antigo, Bathory, Satyricon antigo, Setherial, Emperor antigo, Mactatus, Enthroned, Absu, Azaghal,
Deixo essas últimas palavras com você para os admiradores da Eternal Darkness…
Master Nocturnal – Salve a todos os Hellbangers(s), demônios(a) estamos sempre juntos na batalha do necro underground força e honra para sempre 666!