Shaytan – Occult Aeon é o primeiro Full da banda, esse trabalho saiu físico no final de 2024 totalmente independente, e tive o prazer de receber o trabalho diretamente com a banda para fazer a resenha, mas especificamente das mãos do baixista Lord Caelius, e assim pude conferir somente agora esse trabalho, e o que ouvi me agradou muito, A banda que foi formada em Mogi das Cruzes em 2015 e tem a seguinte formação: Dan Blasphemoon (Vocals), AlanN (Guitars), Lord Caelius (Bass) e G. Tulius Bone (Drums) e conta com 13 faixas sendo 8 do novo álbum, um cover do Absu para a faixa “The Thrice Is Greatest to Ninnigal” do álbum “Barathrum: V.I.T.R.I.O.L.” de 1993 e as demais faixas são do EP Ancient Shadows de 2017
SONORIDADE
Occult Aeon chama muito atenção por sua criatividade musical calcada nos moldes das bandas extremas noventistas com pitadas dom metal negro grego e as vezes uma pitada da sonoridade mais extremas da Italia, mas sem perder o feeling das bandas nacionais. Guitarras estridentes de palhetadas violentas de AlanN que mesclam riffs competentes e até momentos onde os solos caem perfeitamente dentro das composições deixando as canções variadas e menos diretas, colocando cada faixa com uma identidade própria. A linha de baixo de Lord Caelius é bem consistente e bem feita dando todo o peso à sonoridade que acompanha perfeitamente a ótima execução da bateria de G. Tulius Bone que tanto nas partes de Blast beats como nas partes mais cadenciadas mostra uma competência muito grande, tudo isso com o elemento brutal dos vocais de Dan Blasphemoon qu8e as vezes me lembrou muito o timbre de vocal de “Legion” Ex-Marduk tudo isso faz de Occult Aeon um dos álbuns de destaque de 2024, black metal bem feito, sem muita frescura mas com uma excelente variação e criatividade nas canções.
DESTAQUES
A primeira faixa “Night of Sacrifice” tem riffs diretos em seu começo com uma bateria mais cadenciadas em sua intro, até entrar na pancada em um andamento bem na linha noventista de se fazer black metal que tem seu momento uma quebrada na parte rápida para ganhar um andamento bem empolgante e com um ótimo trabalho de bateria, uma faixa muito bem montada onde os riffs mais lentos ficam na cabeça. “I Am the Hellfire” vem na sequência e me surpreendeu por se tratar de uma faixa de andamento diferente da música que abre o álbum, ou seja… sempre esperamos a próxima faixa por que sabemos que terá surpresa no andamento, fazendo com que não deixe o trabalho repetitivo, assim é a próxima faixa “Naturom Demonto” que tem até a mesma atmosfera da faixa anterior mais antes de cair na pancadaria um pequeno trecho que fez lembrar dos italianos do Mortuary Drape, em especial a música Primordial, a faixa tem umas quebradas muito interessantes e bem executadas e um solo muito bem colocado que deixou a faixa ainda rica musicalmente, e assim vai seguindo faixa por faixa com uma atmosfera bem diferente entre as músicas, 8 faixas extremas de muita qualidade e criatividade. Aí vem o cover do Absu “The Thrice Is Greatest to Ninnigal” que ficou maravilhoso, um verdadeiro tributo à banda.
E finalizando Occult Aeon, as faixas do EP “Ancient Shadows ” que mantém a mesma essência diabólica e extrema empregada nas canções que destaco também a faixa “Funeral Soul” que tem uma pegada bem empolgante que de leve me lembrou Immortal, um excelente trabalho musical de produção muito boa, feito para os apreciadores do verdadeiro Black Metal Noventista.
GRÁFICA
O Trabalho foi confeccionado em digipack de 3 painéis com uma foto central na parte interna e nas laterais internas fotos dos integrantes da banda, uma parte gráfica bem montada e de fácil leitura visual do design Yisin. A parte de fotos ficarão a cargo de Aretusa Rebello, e a arte da capa é de Ink Creations, que aliás fez um excelente trabalho, uma arte maravilhosa, muito bonita com todo o conceito da imagem onde tem o Pazuzu, Baphomet e Lilith na imagem e um círculo de invocação trazendo no Aeon todas as entidades ocultas, uma arte muito bem feita.
Um trabalho altamente recomendável onde tomaram cuidado em todos os quesitos para que o trabalho realmente ficasse no mínimo, perfeito!
1. Night of Sacrifice
2. I Am the Hellfire
3. Naturom Demonto
4. The Possession
5. Vengeance Honor Blood
6. All the Hope Is Gone
7. Mysterium Baphometis Revelatum
8. Abyssal Voices
9. The Thrice Is Greatest to Ninnigal
10. Ishtar
11. Lords of Hell
12. Funeral Soul
13. Dark Mistress of Death