Avé LUCIFER REX!! No inicio da semana do dia 14 a 18 de março, no video lançado no canal do meu irmão Alan Luvart, o RexViews, eu mostrei brevemente alguns materiais que, “chegaram essa semana”, enviados pela Karina Ashmedai, mais conhecida pela banda PRAGA.
A Ashmedai me enviou um pacote invejável, com o supra-sumo da cultura underground: Veio Cd-Demo, Cd Split, Camiseta, Fanzines diversos e até um livro. Todo o material é daqueles que faz a gente sentir orgulho do conceito do “Do it Yourself”! Vou fazer alguns comentários de apresentação desses materiais e colocar os contatos para quem tiver interesse em adquirir e, realmente, fazer o underground acontecer.
É, fazer o underground acontecer, movimentar. Me desculpem, mas ouvir som no Spotify, ler portais de internet – como esse inclusive -, assistir vídeos no Youtube não fazem a roda girar. O seu “like”, até pode ajudar o algoritimo a indicar um canal, um perfil…Mas não chega nem perto de realmente copiar um link e repassar em suas redes, adquirir um cd, um livro, uma camiseta…Ir a um evento underground. Feito o desabafo, vamos ao material.Comecemos pelos cds que foram 02: O “INAS”, do PRAGA, banda da Asmedai e o split ao vivo do THRASHERA com o ABIGAIL do Japão.
O “INAS” do PRAGA é o primeiro lançamento do selo Blasmorfose e conta com a primeira demo do PRAGA, “Inquisição Negra”, lançado originalmente em 2013 e com o EP de 2015 “Altar da Serpente” que até então só tinha saído digital. São 08 faixas no total e o som PRAGA é aquele Speed Black Metal clássico, extremamente blasfemo e polêmico e cantado em português!
O split ao vivo do THRASHEIRA com o ABIGAIL, acredito que deva ser o último lançamento da banda com o icônico vocalista Alexandre Chakal – que agora, entre outros trampos, se dedica à literatura -. Falar do THRASHERA é chover no molhado: banda clássica do underground nacional e, pra mim, o grande nome do Speed Metal em nossas terras. O ABIGAIL também já é bem conhecido dos bangers locais e apresenta um excelente Black Thrash Metal. O trampo é muito bem gravado e a capa, com um Bode Samurai, é fenomenal. E já tem público certo, logo, se você não correr, vai acabar ficando sem o seu!
Além dos cds vieram também os seguintes zines: SEPULCRO DO OCULTO #2, com entrevistas com WHIPSTRIKER, NORDEATH, GRAVE REAPER, PRAGA, ALOCER, CRISTO CADAVÉRICO, VELHO E MISSAS NEGRAS. O SEPULCRO DO OCULTO é um zine padrão bem tradicional, formato meia-pagina e conta com 24 paginas.
Mais voltado à poesia marginal, a Ashmedai me enviou também os números 01 e 02 do zine “GOTA DE CATARRO – Vômitos e Escarros Poéticos”. São 12 paginas cada de puro ódio, sarcasmo e murro na cara, pra você que precisa acordar nesse mundo polarizado e dominado por interesses pessoais. O N° 01 tem um formato mais simples, em preto e branco. Já o Nº 02 vem em papel vermelho e em formato Mangá, com a leitura começando em sentido contrario. Genial e realmente gratificante de se ler. Os zines contam com textos de Alexandre Chakal, Karina Ashmedai, Robson Desgraça e Fábio da Silva Barbosa.
Também voltado à poesia marginal é o zine “VAREJEIRA NO CÉU DA BOCA”, que veio em edição extra, de 2024 e é editado por Alexandre Chakal, tem 32 páginas e tem como curiosidade o fato de ser escrito em português e Esperanto! Pra quem não sabe, o Esperanto foi uma língua criada no seculo 19, com o objetivo de se tornar um idioma universal e tornar mais fácil a comunicação entre os povos. Puro anarquismo radical de qualidade!
E o último zine é o “ULTIMO ALERTA”. Em edição de 2025, trata-se de um zine manifesto, daqueles pra serem distribuidos em manifestações de rua. Formato meia-página e apenas 08 páginas de furor anti-sistema! Edificante!
Por ultimo, mas não menos importante veio uma edição do livro intitulado “EM CARNE VIVA E CRUA”, de autoria de Alexandre Chakal. São 122 páginas de contos urbanos irônicos, sarcásticos, tensos, angustiantes e estarrecedores como só a mente furiosa de Alexandre Chakal poderia conceber.
Quem me conhece sabe que sou leitor inveterado e eu digo e repito: Alexandre Chakal é o autor a ser lido: Orgânico, brutal, sincero, sem papas na língua e uma verdadeira metralhadora giratória. Não se preocupe, você NÃO será poupado!
E pra coroar o pacote, veio uma camiseta do PRAGA , com a capa do álbum “FURIA REGICIDA”, lançado em 2021 e que é uma verdadeira ofensa e um soco no estomago de todo o conservadorismo e moralismo!
Agradeço demais à Karina e ao Alexandre pelos materiais enviados e, se você chegou até o fim desse texto, significa que você não se contenta em se informar por memes ou chamadas de capa e nem por semi-informações de 05 linhas. Ou seja, esse material é pra VOCÊ!
Abaixo segue o endereço para contato pra adquirir todo esse material e de maneira realmente relevante e verdadeira, fortalecer o underground!
No INSTAGRAM: @blasmorfose
E-mail: blasmorfose@gmail.com