“The Atheist” foi lançado independente com colaboradores: Metal Mania, Cossoco Rec., Invisible Forces of Evil e Ataque Extremo, esse é o segundo álbum dessa banda do ABC paulista, São Caetano do Sul. O primeiro trabalho da banda foi o álbum “Atrocities in the Name of…” já foi um trabalho que me agradou bastante por suas criações musicais bem interessantes, mas quando ouvimos o “The Atheist” tudo soa diferente, um álbum que já notamos uma excelente produção que ficou a cargo de quem?… Vitor Próspero, é isso mesmo…. ou seja uma produção muito boa, o mesmo já mostrou isso no álbum “Screaming Triumph” do Justabeli. Esses 6 anos que separam do álbum de estreia, o Absyde não conta mais com os vocais de “Lord Ayphos”, tarefa que ficou a cargo de “Thanathus” que tem uma ótima linha de vocal, tão competente quanto seu antecessor, completando a formação nesse trabalho “Black Romenian Blood” (Bass), “Kasdeyas” (Guitars) e “Holocaust Bloodthirsty” (Drums) mostram que “The Atheist” é mais um ótimo trabalho lançado esse ano de 2023, um trabalho impecável de muito bom gosto, onde foram tomados todos os cuidados desde suas composições musicais, temáticas até suas partes gráficas que pra mim é muito importante, pois uma arte gráfica bem feita é o cartão de visita da banda. Um material no formato digipack 2 painéis com slipcase, como se fosse um livro de couro envelhecido com o título e logo do Absyde gravado nele, uma bela arte do digipack feita pela Brenda Cassimiro, e outro fato que me chamou a atenção foram frases de várias personalidades com cada uma contendo fotos representando cada frase uma letra, personalidades como Anton S. La Vey, Giordano Bruno, João da Cruz e Souza… e por aí vai… tudo muito bem feito.
O álbum abre com uma intro “Initium Finis” com uma atmosfera viajante, aquela introdução que prende a atenção, uma bela introdução que dá caminho para a insana “Unfaithful” com um começo violento, típico das bandas do estilo, guitarras estridentes e uma bateria insanamente rápida, uma faixa muito boa com grandes momentos e variações musicais que engrandece muito a canção. A faixa “The Last Priest” tem sua introdução musical uma atmosfera no mesmo estilo da faixa anterior e com momentos violentos e massacrantes mesclando partes lentas e bem executadas. A quarta faixa “A Morte” tem um recital em seu início, é uma faixa bem cadenciada com excelentes solos e um trabalho de bateria muito bom, uma faixa magnífica cantada em portugues. “The One Who the Nation Hates” tem um início um andamento mais lento com um diálogo enquanto os riffs de guitarras viajam até entrar o vocal Thanathus, além de também ter momentos onde seus riffs ganham peso em uma viagem de riffs cavalgados com destaque para as variações musicais, muito bem compostas, uma faixa que curti muito, em alguns momentos em seu final ganhando uma atmosfera que lembrou vagamente canções do Rotting Christ.
“From Crib to Tomb” é a sexta faixa que começa já na pancada com momentos de riffs bem pesados, mostrando inteligência musical entre riffs extremos e pesados. “In My Throat” quando soou a primeira nota já me veio na cabeça uma banda muito boa de death metal… escutem, creio que vocês terão a mesma impressão, e é uma excelente faixa, com momentos para bater cabeça. A oitava faixa “The Laws of the Physical World…” é uma canção muito bem elaborada com uma atmosfera sombria em seu início, com um trabalho de bateria muito bem feito, uma faixa que mostra que o Absyde é uma banda muito criativa em suas composições. Fechando o álbum “The Atheist” a nona faixa “Deu$es Não Existem!” é uma faixa violenta com um andamento massacrante e momentos de riffs destruidores, uma faixa mais direta, porém com momentos de pausa em seu andamento com trabalhos de guitarras muito bem executadas.
De fato “The Atheist” é um trabalho excelente que vale muito a pena ser conferido, coloque em seus aparelhos, parem de fazer o que estiverem fazendo e ouçam essa obra, um material que realmente prende sua atenção!
1 – Initium Finis
2 – Unfaithful
3 – The Last Priest
4 – A Morte
5 – The One Who the Nation Hates
6 – From Crib to Tomb
7 – In My Throat
8 – The Laws of the Physical World…
9 – Deu$es Não Existem!