Em mais uma fúnebre prospecção pelos abismos antigos e obscuros da América Latina, o selo Arauto da Morte Records, inicia a evocação de mais uma maligna entidade do inframundo, para continuar espalhando miasma e morte nesta dimensão caótica!”
E é sob este eloquente anúncio que iniciamos as audições de mais uma banda de raiz latina, que traz morbidez, peso e angústia em suas composições de um Death Doom Metal das terras salvadorenhas e costarriquenhas, com a nomenclatura de MORBID STENCH.
“Doom & Putrefaction” é o primeiro álbum da banda, lançado inicialmente em 2019, e agora, com uma versão exclusiva para a América do Sul: versão regular (CD +OBI) e especial (CD + OBI + Pôster + adesivo).
A infestação da morte é difundida a partir da faixa ‘The Eucharist‘. Afinação baixa, atraindo maldição, numa marcha lenta, muito pesada e densa. acompanhada de um vocal ultra gutural expelido por The Master Butcher, que faz variações no decorrer do tempo, encaminhando a composição por trajetos variados entre linhas de guitarras bem definidas e pesadas, fechando essa obscura homilia.
‘Sempiternal Prophecies of Damnation’ surge em seguida com uma levada bem construída e cadenciada. O vocal com bastante efeito, vocifera como se estivesse com a boca cheia de abcessos e pus. Os riffs aceleram trazendo agressividade e uma pegada mais Death Metal tipo Benediction, empolgando os ouvidos e a alma de deathmaníacos. O clima fica mais bestial e apocalíptico com bases repetitivas, mas bem elaboradas, que nos convidam a bater cabeça e blasfemar, negando qualquer influência divina.
A terceira faixa é cantada em espanhol. ‘El Despojo de Un Redentor‘, surge com guitarras solando sobre bases lentas e arrastadas. A cruz vai sendo afrontada e um riif poderoso aparece para destruir qualquer esperança de salvação. Isso é ao mesmo tempo insano e maravilhoso, causando êxtase, euforia e desejo de cuspir na cruz. Uma música para se ouvir repetidas vezes e a cada vez, perceber detalhes em sua estrutura. ‘Disincarnated, Intoxicated & Mutilated‘ traz um cheiro de enxofre e morte com sua melodia vagarosa e sombria. Aos poucos aumentam o tempo com bases cavalgadas e solos nervosos, criando uma tensão e angústia na música que cresce a cada segundo até seu final, num arranjo doentio e mortal. Da mesma forma, na lentidão e peso característico do Death Doom Metal, com a graça dos mortos, surge a música ‘The Apocryphal‘. A bateria de Purulent faz a marcação para uma dança macabra na escuridão. Uma harmonia bem criada, com um tom enigmático e sombrio que faz bem aos que rejeitam a luz. Os vocais acompanham a melodia com uma destreza espetacular, tornando uma das melhores faixas do trabalho.
Finalizam com uma música que dá nome a banda ‘Morbid Stench’. A dualidade no vocal dá um clima à mais, acompanhado de uma boa melodia onde o casamento entre ambos fica do caralho. Mais uma música bem estruturada, qualificando este álbum como um dos melhores lançamentos do ano entre tantos que vem se destacando em 2023.
Para aquisição: https://www.arautodamorterecords.com.br/
Instagram: @arautodamorterecords
Facebook: @arautodamorterecords
Confiram a faixa ‘El Despojo de Un Redentor ‘: