VOX SATANAS – Em Profanares Ofuscantes.

"Usamos o black metal como uma forma de transcender a nossa espiritualidade''

Entrevista

VOX SATANAS SEGUE POR ALGUNS ANOS LEVANTANDO A BANDEIRA NEGRA. PODERIA COMENTAR UM POUCO DESTE INÍCIO?

Semihazah –  Vox Satanas surgiu no ano de 2009  como um projeto, antes eu tinha uma outra banda chamada Domínio Bestial, onde a falta de compromisso de alguns membros fez com que eu e George Ederson, que fazia vocal, tornasse a Vox Satanas a ter atenção como banda, convidei meu irmão de guerra Cimeries para assumir o baixo e ele logo aceitou tornando um braço direito, em 2011 lançamos nossa primeira demo “Heresias Conclamadas”, com um sumiço do antigo vocalista George Ederson, que era editor do zine Satanic Destruction, dei continuidade a procura de outro pessoas para assumir a voz, dai segue convite para Azartoth no qual já era vocalista da Domínio Bestial, logo não durou por muito tempo, e entrou Betho Abbadom o qual era vocalista da poderosa Facetumor, seguindo em problemas com membros Azartoth volta novamente a assumir a Vox, em 2022 gravamos nosso EP “Entre Sigilos e Velas” lançado pelo irmão Diego Funesto Irmandade Hermética do Ódio, logo após a gravação Azartoth e o baterista sai definitivamente da horda, assim eu assumo guitarra e voz, e convidamos Nigerrimo Anima para assumir a bateria, entre obstáculos e caos seguimos no front.

A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DA HORDA COMO UM TRIO, FOI NO EVENTO “A REBELIÃO DAS HORDAS.QUANDO FECHADO PARA O CAST, VOX SATANAS AINDA SE FIRMAVA COMO UM QUARTETO, NO ESPAÇO DE TEMPO ATÉ O EVENTO, A HORDA SE TORNOU UM TRIO, ONDE SEMIHAZAH ASSUMIU ALÉM DAS CORDAS O VOCAL. VOCÊS PENSARAM EM ALGUM MOMENTO NA DESISTÊNCIA DA CELEBRAÇÃO? JÁ TINHA TIDO A EXPERIÊNCIA DE ASSUMIR O VOCAL?

Semihazah –  Sem dúvidas foi um grande desafio, estávamos certos de nossa apresentação como quarteto com a saída surpresa do vocalista então tivemos uns contratempos que nos deixou com pé  atrás, pois eu não tinha experiência em fazer vocal, muito menos fazer as duas coisas de tocar guitarra e cantar, minha coordenação motora não permitia, então conversamos os três e decidimos manter nossa palavra em permanecer no cast, Nigerrimo foi uma peça chave que faltava na Vox Satanas um músico impa com dedicação e compartilha seu conhecimento conosco, dedicamos nosso tempo e nosso sangue nos ensaios e foi vencida uma grande batalha e entregamos tudo que tínhamos nessa apresentação, foi uma grande lição de esforço.

PUDE ESTÁ PRESENTE NESTA CELEBRAÇÃO, E GARANTO A VOCÊS, COMO EXPECTADORA; QUE VOX SATANAS NÃO DEIXOU A DESEJAR. MUITO PELO CONTRÁRIO, SURPREENDEU. PARA MIM, FOI A BANDA DA NOITE, COM TODO RESPEITO AS DEMAIS QUE SUBIRAM NO PALCO.

A HORDA, NÃO APENAS ECOA OCULTISMO, COMO TRAZEM CONSIGO BASTANTE ESPIRITUALIDADE, E ISTO É BEM EVIDENTE NO PALCO TAMBÉM. “HERESIAS CONCLOMADAS” E “ENTRE SIGILOS E VELAS” ESTÁ BASTANTE ENVOLTA NISTO, MAS ME PARECE QUE A HORDA SEGUE HOJE, UM DIRECIONAMENTO DIFERENTE DO QUE ANTES ABRANGIA, MAS CLARO, SEMPRE DENTRO DOS MISTÉRIOS DO OCULTISMO.

 Semihazah – Grato pelas palavras, como tinha dito anteriormente tudo que deixamos naquela noite foi através de muito esforço e dedicação, nada foi forçado tudo fluiu naturalmente desde nossas decisões em continuar no cast. Sem dúvidas a espiritualidade sempre esteve presente desde o inicio, mas com o processo de lapidação natural da existência usamos o black metal como uma forma de transcender a nossa espiritualidade, cada um segue seu caminho dentro da via sinistra tendo autonomia para expressar dentro da Vox Satanas, eu particularmente  sou filho da mãe das encruzilhadas, aquela que rege os vivos e os mortos, seguindo o caminho Hekatino sobre as tochas da poderosa rainha dos mortos  AVE HEKATE.

 Cimeries – Ficamos gratos pelo feedback positivo, cada um de nós se dedicou arduamente pra alcançar o resultado obtido. Quanto aos trabalhos lançados,  “Heresias” tinha um direcionamento com ênfase em nosso repúdio ao legado abraâmico e uma sonoridade mais ríspida e crua.  No EP “Entre Sigilos”, acredito que podemos observar uma evolução em todos os aspectos. Busco minha evolução espiritual trilhando o caminho do Luciferianismo, o arquétipo da Estrela do Amanhã me inspira a buscar evolução ao longo de minha jornada, rompendo todas as barreiras que se apresentam sem fraquejar ou desistir.

 Nigerrimo Anima – Vox Satanás pra mim e uma manifestação clara da egrégora serpentina a qual me sinto muito a vontade de expressar meu culto particular, sinto total sinceridade comigo mesmo e com a magia que é clamada através das letras. Confesso que me juntei a horda por essa ritualística forte a qual sempre admirei nos antigos e atuais trabalhos. E pelo fato de ter um laço estreito com a Deusa Mãe HEKATE TRIFORMES! a qual sempre fez parte da minha vida. Também estou mais próximo de  MAIORAL! o qual sinto total conexão mental e espiritual. Eu consigo canalizar bem e transformar tudo em manifestações abismais  quando se trata de evolução na Horda. Tudo e sempre natural, e como se já soubéssemos oque tem que ser feito. Sobre o primeiro show em trio? eu sabia que seria memorável…Estávamos confiantes e cobertos pelo manto de nossas Deidades… Agradeço o Suporte que  nos foi dado…

Salve o NecroUndergroud!!!

DIANTE AS RESPOSTAS ANTERIOR, FICOU BEM CLARO QUE O RESPEITO NA INDIVIDUALIDADE NA HORDA, É UM DOS PRINCIPAIS QUESITOS PARA QUE A BANDA VENHA EVOLUINDO CADA VEZ MAIS, ONDE A PRINCIPAL LUTA É HONRAR A BANDEIRA NEGRA E SEGUIR FIEL EM SEUS IDEIAIS POTENCIALIZANDO A NEGRA IDEOLOGIA. ASSIM, ME VEM A CURIOSIDADE, EM SABER COMO FUNCIONA A CONSTRUÇÃO LÍRICA, EMBORA O NOME VENHA DO LATIM “VOX”, SENDO A VOZ DE SATANAS, ACREDITO EU, QUE NO PRIMEIRO OPUS ESSA IDEIA SE PRENDEU MAIS, E NO SEGUNDO TRABALHO, A TEMÁTICA FOI PERMITIDA A OUTROS OLHARES. DISTO ISTO, A IDEIA DA CONSTRUÇÃO HOJEÉ FEITA POR TODOS? NÃO SE PRENDENDO APENAS AO TÍTULO EM SI?

Semihazah – Perfeita observação, o respeito é predominante no que diz respeito espiritualidade de todos desde que mantenha seguindo o caminho da via esquerda e suas manifestações, nossas composições líricas maior parte sim foi escrita por mim e sempre sendo aberta para acrescentar dentro do contexto que está escrito, existe exceções como Deusa Trivia escrita em um momento de devoção e resposta por ela, essa não sendo aberta para alterações,  como você mesmo disse no primeiro trabalho “Heresias Conclamadas” foi direcionada por completa contra o legado Abraãmico,  e assim fazendo juz ao nome VOX SATANAS a voz opositora aquela voz que reprime o fracasso da falsa moral cristão, atualmente hoje cada um seguindo fielmente sua senda dentro da via esquerda expressamos enérgica nossas experiências entre ritos e sentimentos vivenciados, hoje letras e músicas são feitas por todos com mais sentimentos voltada a nossa espiritualidade.

EU NÃO TENHO RECEIO DE EXPLANAR, QUE TENHO UM GRANDE CARINHO PELAS BANDAS DO CENÁRIO DO CEARÁ. PARA MIM; É UMA CENA QUE TRAZ MUITA ESSÊNCIA EM SUAS CRIAÇÕES, FAZENDO COM QUE MUITAS DELAS TENHAM UMA SONORIDADE ÍMPAR. EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE REFERÊNCIA E INFLUÊNCIAS, E EU VEJO QUE NO CASO DA V.S, TRAZ REFERÊNCIAS PARA SUA SONORIDADE, SE BANHANDO NO PERÍODO DOS ANOS 80/90, COM PITADAS ATUAIS. COMO DITO ANTERIORMENTE, A HORDA ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, E É PERCEPTÍVEL A EVOLUÇÃO A CADA TRABALHO. COMO OUVINTE EU SINTO O SOM DIRETO DO BM TRADICIONAL, COM EXECUÇÕES BEM TRABALHADAS, OSCILAÇÕES DE UM SOM MAIS RÁPIDO E LENTO, TRAZENDO RIFFS MARCANTES COM PITADAS MELÓDICAS. E VOCÊS? COMO DESCREVERIAM A SONORIDADE DA V.S?

Semihazah –  Desde de o início a intenção foi fazer Black metal com pegadas tradicionais 90 e início dos anos 2000 como você observou, riffs cortantes caindo para uma pegada cadenciada, bateria crua porém bem trabalhada e o baixo marcante, isso se observa na evolução que tivemos com passar do tempo, eu particularmente sou um grande admirador e apreciador das bandas gregas pela maestria que fazem com black metal assim como a riqueza histórica por trás de sua cultura, porém o som não se caracteriza como influência para nós, assim também  como bandas mais atuais que tem como forte influência a espiritualidade Mephorash / Downcross / Vobscum Inferni / Hecate entre outras, diga se que VOX SATANAS é BLACK CK METAL.

O ÚLTIMO TRABALHO LANÇADO FOI O MATERIAL “ENTRE SIGILOS E VELAS”, EM 2022 PELO SELO IRMANDADE HERMÉRICA DO ÓDIO. APÓS DOIS ANOS DESTE LANÇAMENTO E ALGUMAS MUDANÇAS; V.S VEM PREPARANDO ALGO? CASO TENHA, JÁ EXISTE SELO INTERESSADO? O QUE PODE NOS ADIANTAR?

Semihazah –  Após o lançamento de “Entre Sigilos e Velas” muita coisa aconteceu, mas o eco da voz pútrida continua a murmurar seus anseios. Ficamos satisfeito pelo trabalho que tivemos com a Irmandade Hermética do Ódio, um selo completamente voltado para bandas undergrounds sem modismo, Diego Funesto é um cara que sem dúvidas merece total respeito pelo verdadeiro trabalho que faz. SIm estamos trabalhando em composições novas e logo após a próxima celebração iremos focar nelas e nas gravações para o nosso full, esperem por algo mais enérgico com total sentimento e devoção ao sinistro e suas manifestações, até o momento não tem nenhuma selo interessado, estamos aberto para conversar para que assim possamos espalhar nossa praga.

POR FALAR EM ECOS DA VOZ PÚTRIDA, UMA DAS COISAS QUE ME CHAMOU ATENÇÃO QUANDO ME DEPAREI OUVINDO O SOM DE VOCÊS É QUE É CANTADO NA NOSSA LÍNGUA PÁTRIA. A GENTE PERCEBE CADA VEZ MAIS, AS BANDAS FAZENDO SUAS MANIFESTAÇÕES EM NOSSA LÍNGUA. EM OUTRORA, ISSO IMPEDIA QUE A BANDA SE EXPANDISSE, E ALGUMAS GRAVADORAS/SELOS QUANDO INTERESSADAS ATÉ PEDIAM PARA QUE FOSSE MODIFICADO PARA OUTRA LÍNGUA. ESTA DECISÃO ACOMPANHA VOCÊS DESDE O INÍCIO, E ASSIM PRETENDEM PERMANECER?

Semihazah –  Desde o início a ideia foi cantar em português, “Heresias Conclamadas”, “Entre Sigilos e Velas” e o próximo material será cantado também na nossa língua pátria, pra gente é a melhor forma de transmitir nossos versos obscuros, não vejo problema em cantar em inglês porém não é essa nossa intenção principalmente quando obrigado por segundos.

EM BREVE, NO DIA 09 DE MARÇO DE 2024, NO EVENTO “HERÉTICO CÍRCULO NEGRO”, SERÁ A SEGUNDA APRESENTAÇÃO, DESTA VEZ; MAIS AFIADOS DO QUE NUNCA. FICAMOS FELIZES QUE TENHAM ACEITADO DE PRONTIDÃO PARTICIPAR DESTA PRIMEIRA EDIÇÃO. O QUE O PÚBLICO PODE ESPERAR ?

Semihazah –  durante esses 15 anos de banda essa será nossa 4 apresentação, segunda como um power trio, estamos honrado pelo convite de tocar ao lado de bandas reais que se mantêm firme no underground cada uma com sua proposta, pode esperar uma apresentação enérgica e densa como sempre foi  nossa proposta, nessa noite mais uma vez nosso sangue será inflamado para que toda energia seja canalizada  e todos possam sentir o poder de cada palavra murmurada.

PARA QUEM QUISER ADQUIRIR OS MATERIAIS? AINDA SE ENCONTRA DISPONÍVEL? QUAIS E ONDE ENCONTRAR?

Semihazah –  Sim, ainda temos algumas cópias da primeira demo “Heresias Conclamadas” e o EP “Entre Sigilos e Velas” pode adquirir com o selo Irmandade Hermética do ódio ou diretamente com a gente.

AGORA FECHAMOS ESTA PROSA. QUERO AGRADECER PELO TEMPO CEDIDO E BRINDAR NOSSOS LEITORES COM ESTE PAPO.

Semihazah –  Mais uma vez agradeço pelo convite de está nas páginas da Lucifer Rex e poder expressar nossos sentimentos aos leitores  e também pelo convite de está no cast  Herético Círculo Negro, no mais estamos abertos para troca de ideia e contato aos verdadeiros aliados do necroundeegroud.

contato: hordavoxsatanas@gmail.com