BRODEQUIN – A tortura continua prenunciando a desgraça!

"...o uso da tortura continuou por muitos anos, então a música é sobre uma nova era que continua com os costumes de antigamente."

Entrevista

Após duas décadas,  BRODEQUIN  retorna com seu novo álbum! Numa parceria entre a Lucifer Rex e a Old Shadows Records, juntamente com a Season of Mist, conversamos com Jamie Bailey, vocalista e baixista da banda. Confiram! 

Depois de mais de 20 anos na banda, como é o processo de criação? Alguma coisa mudou desde o início em relação a isso?

Jamie BaileyNão, na verdade, Mike e eu ainda escrevemos juntos como fizemos no passado. O processo geralmente começa com uma ideia de riff ou um padrão de bateria escrito por Mike. A única grande diferença é que agora gravamos muitas das nossas ideias, no início nunca fazíamos isso. É uma boa adição poder voltar e ouvir suas ideias e ajustá-las um pouco, em vez de tentar lembrar de tudo. Fica muito mais fácil levar as músicas ao nosso baterista para que ele possa adicionar seus elementos, considerando que mora longe e torna o ensaio presencial um desafio.

Como você percebe a evolução do som e da brutalidade do Brodequin ao longo dos anos, principalmente com o novo álbum “Harbinger of Woe”?

Jamie BaileyAcho que melhorou ao longo dos anos e que somos capazes de capturar com sucesso a velocidade geral com mudanças de andamento que são de bom gosto e aumentam o clima. A evolução é algo que sentimos ser um passo muito natural para nós. Em muitos aspectos, este álbum é uma progressão natural do nosso álbum anterior “Methods of Execution”.

Ainda sobre o novo álbum, conte-nos sobre a arte da capa. Como chegaram ao português José de Brito?

Jamie Bailey – É uma obra de arte fantástica que eu senti que realmente englobava o que eu estava tentando expressar liricamente e o que estávamos tentando musicalmente. Tenho uma grande coleção de obras de arte em muitos livros sobre o assunto, e esta é uma que eu queria usar há muitos anos. Trabalhando com Season of Mist conseguimos obter permissão do Museu Nacional de Arte Contemporânea de Lisboa, Portugal. Não consigo pensar em muitas bandas que tenham recebido permissão de um museu para tal uso, por isso estamos muito honrados.

As músicas têm títulos curiosos como ‘Sunday’ e ‘Theresiana’, quais temas são abordados neste álbum?

Jamie Bailey – Você encontra muitos assuntos familiares, tortura e execução. Eu queria entrar em outras partes daquela época, por exemplo, Theresiana, a Constitutio Criminalis Theresiana ou muitas vezes simplesmente Theresiana, era um código emitido por Maria Theresa para restringir o uso da tortura. No entanto, o uso da tortura continuou por muitos anos, então a música é sobre uma nova era que continua com os costumes de antigamente.

Os instrumentos de tortura da igreja medieval foram substituídos pela tortura psicológica da igreja moderna. Mais do que isso, as religiões entraram na política e são motivos de controle popular e de guerra em todo o mundo. Qual a sua opinião sobre o assunto?

Jamie BaileyCertamente as principais religiões praticaram e algumas ainda praticam tortura física e execuções públicas. Eu diria que estas práticas permanecerão conosco num futuro próximo, até que os membros de uma determinada religião ou sociedade as considerem já não práticas. Os líderes políticos e religiosos têm trabalhado juntos há milénios e não vejo que isso pare tão cedo. Suponho que se você apoia uma determinada religião e ela está representada no seu governo, essa seria uma situação favorável. No entanto, se você se opuser, imagino que seria muito preocupante quais são as suas crenças e perspectivas sobre a segurança no seu país. A tortura pode ser muitas coisas diferentes. Alguns podem considerar as pressões da sociedade para manter certos padrões ou modos de vida “normais” como uma existência torturante. As experiências traumáticas que permanecem conosco podem parecer semelhantes, e simplesmente sobreviver mais um dia é uma tortura em si.

Como é tocar com um irmão na banda? Você tem as mesmas influências musicais? Eles resolvem tudo através da diplomacia ou você já teve aquele velho confronto juvenil?

Jamie BaileyTemos muitas das mesmas influências quando se trata de death metal e black metal. Não consigo pensar em uma única vez em que tivemos conflito por causa da música que estávamos escrevendo. Claro que existem desafios e estamos familiarizados com coisas que incomodam uns aos outros e sabemos como irritar o outro se quisermos. Isso não é algo que fazemos felizmente, nosso relacionamento é excelente. É especial criar isso e viajar com um membro da família para se apresentar. É muito engraçado pensar em quando éramos pequenos tocando instrumentos juntos, nunca pensando que tocar juntos ao redor do mundo seria uma possibilidade.

Falando um pouco sobre a cena metal atual. Na sua opinião, houve algum tipo de evolução no que diz respeito à música em si, ou é apenas “tudo igual”?

Jamie Bailey – No geral, a música está evoluindo até certo ponto, as bandas estão aumentando a velocidade cada vez mais rápido e, ao mesmo tempo, há muito do mesmo de sempre, por assim dizer. Não há muita experimentação nem com a música nem com a identidade de muitas bandas. Eu realmente gostaria de ver logotipos, imagens e assuntos de bandas com aparência diferente na cena geral. Sei que muitos de nós gostamos de filmes de terror e tudo mais, mas a cena tem essa influência há décadas. Não tenho certeza de como uma banda pode se destacar das outras se muitas estão fazendo as mesmas coisas.

Recentemente a Season of Mist, sua atual gravadora, licenciou os álbuns de BRODEQUIN para a brasileira Old Shadows Records, que está lançando os discos no Brasil pela primeira vez. O que você acha de seus álbuns serem relançados em um país tão grande como o Brasil?

Jamie BaileyFicamos sempre felizes quando nossa música chega a mais pessoas. Um país tão grande como o Brasil que tem uma rica história de bandas de death metal, com certeza terá alguns fãs de death metal que poderão identificar e curtir o BRODEQUIN! Então estamos muito entusiasmados que nossa música esteja chegando ao Brasil através de canais legítimos para que todos possam desfrutar.

Em relação às bandas brasileiras. Você acompanha e destacaria algum que lhe agrada do cenário mais extremo?

Jamie Bailey – É claro que estou familiarizado com algumas bandas grandes como Sepultura e Krisiun, etc., mas também com outras bandas como Akinetopsia, Khrophus e Vomepotro. Também estou ciente do Festival Setembro Negro porque participei do Gorgasm em 2019.

Obrigado por atender nosso pedido. Deixe uma mensagem final aos nossos leitores, enquanto a guilhotina não cai na cabeça de todos.

Jamie BaileyMuito obrigado por reservar um tempo para conversar um pouco sobre o BRODEQUIN. Encorajo todos a entrar em contato conosco em qualquer um dos sites listados abaixo e teremos o maior prazer em conversar! Obrigado por todo o apoio, é muito apreciado e esperamos que todos gostem de “Harbinger of Woe”.