AS FLORES DO MAL: Litanias de Satã Edição II

Cobertura por Edmilson Chamba

Shows e Eventos

Em 2023, o evento “As Flores do Mal; Litanias de Satã Edição I”, se realizou em 02 dias seguidos: Sexta Feira Satã e Sábado Sabático. A semente do Mal foi lançada.

Neste ano de 2024, “As Flores do Mal: Litanias de Satã Edição II”, aconteceu nos dias 29 e 30 de Março de 2024, “Sexta feira Santa” e Sábado, véspera do “Domingo de Pascoa”, contando com 18 Hordas dividas nos 02 dias. Foram elas:

ATO I  Mortem Crucis – Gollum – Cheol – Imperius Profanus – Dark Paramount – Kaos Harmony – Nitimur in Vetitum – Spiritual Hate – Lalssu

ATO II  Rotten Entrails – Caos Onipresente – Anguish From The Vanitas   Feretral – Mávra – Unriht  – Deep Memories – Desdominus – Amen Corner

Banda de Abertura, Mortem Crucis de Franco da Rocha SP começou exatamente as 18 badaladas, 06 minutos  não sabemos se em 06 Segundos , abrindo a Sexta Feira Satã Ato I.

A banda trouxe em 40 minutos quase seu álbum completo, The Coffin Ride, que encontra-se disponivel em plataformas digitais.

Nos primeiros acordes devagar foram chamando atenção dos bangers que encontravam-se do lado de fora.

A Dupla de Baixistas (Rex e Hell Insane), demonstraram por que estavam lá nessa edição, bem Sabbáticos, como todos os Pais e Tios do gênero Doom Metal. Mortem Crucis é uma das revelações de  nossa Cena .

Na Sequência ás 19:20, a Horda Gollum (Black Metal) de Porto Feliz, SP (Hannibal – Bateria, Vocals & Azagahl Guitarras) trouxeram um set de 30 min com seu EP “Ave Funebre”. Destaque no hino Azathoth  com boas influências de Immortal e Satyricon.

Ás 20:20h Terceira Horda  Cheol (Black Metal) desde os anos 1990 na necro cena do metal Underground de Goiânia GO, tocaram em seu set de 37 minutos, o album Sick Sick Sick de 2006 (Relançado 2024).

Nobre participação no Festival Litanias de Satã II, o Metal Negro de GO, representado em toda a sua essência e seu peso.

Alías, grata lembrança de quando, em 2000, o Cheol tocou nos eventos da Closed Circle. em Jundiaí SP.

As 21:10 Imperius Profanus (Black Metal) também de Goiânia, GO, subiu ao palco.  A horda fundada em março de 2007 por Lord Blasphemation (ex-Profanos), em seu início de 2008,  gravou a sua primeira demo, “Barbaria”, Ventos Soturnos II, Split,   e trouxe ao evento o seu trabalho de 2017, Império profano.

Ao final um agradecimento A Impaled Records e ao Bar Phomet , “o quanto é importante as oportunidades dos Eventos Undergrounds , dadas as Hordas da cena Centro Oeste que estão Bem Vivas em seu Proposito e Idealismo na Cena Necro underground “.

Ás 22:20 foi a vez do Dark Paramount (Black Metal  de São José do Rio Preto SP) com um set de 40 minutos.

Abriram com Black Phallus, mas em Epitáfio a horda Dark Paramount, conduzida pelo seu Monge Negro, Kadax Azuho,s fez uma menção A Litanias de Satã, convocando todos ali presentes a blasfemar contra a sexta feira Santa (Data usurpada pelos Cristãos) e celebrar a vinda do Sabbath Negro.

Em seguida ás 23:10 Kaos Harmony (Black Metal) Hortolândia, SP, fez uma apresentação rápida, de quase 30 minutos,  trazendo muita energia de seus dois trabalhos, o (EP) Battlefields  e seu Full lançado em 2023  We Stand to Battle.

A horda Kaos Harmony aproveitou bem as desistências de outras hordas – as quais, por motivo de saúde, não puderam comparecer.

Na sequência, ás 00:00 aproximadamente, sobe ao palco os Nitimur in Vetitum (Black Metal) de Goiânia, GO que fizeram uma grande odisseia ao se juntarem a este Necro Evento. Caros bangers, os 4 cavalheiros do Apocalipse, cada membro de um canto deste país, se juntaram entre viagens de avião, estrada de 16 horas numa Van, às hordas Cheol e Imperius Profanus, nessa celebração formidável.

Tocaram hinos de sua Demo de 2014 Lançamo-nos Rumo ao Proibido, e o (EP) 2023  Encarnado por Fogo e Sangue.

Fizeram uma apresentação magistral, momento único para a minha pessoa e mostraram o quanto é importante dar a devido atenção aos eventos próximos a sua região, sendo que a experiência será única e As Flores do Mal Litanias de Satã Ato I conspira a favor dessa ebulição maléfica !

Por volta das 01:20, foi a vez do Spiritual Hate (Black/Death Metal) de Diadema, SP  que tomou o palco de forma silenciosa, sem pedir licença,  rápidos e destruidores.

Sabe aquela sensação não ficar pedra sobre pedra? Foi o que fizeram, trazendo hinos desde anos 2012 até seu novo trabalho Malvm Perpetvm (EP) de 2024 e fechando o seu set com o cover do Sarcofago – Inri. Sem misericórdia.

Finalmente estavámos  prestes à transição da Sexta Feira Satã Ato I com Sábado Negro Ato II e,  na madrugada fria, ás 02:20 Lalssu  (Ambient/Doom/Black Metal)  de Suzano SP, subiu ao palco,  para os guerreiros ali presentes e que permaneceram acordados.

Principalmente este que vos escreve, com Nostalgia e Entusiasmo! Gratificante trabalhar no evento e o descrever a todos!

Lalssu trouxe entre seus hinos, um cover do Rotting Christ – Non Serviam e finalizaram com um cover do Bathory –  Stallion , fechando ás 03:26 da manhã, de forma magistral na madrugada do Sábado Negro.

Mas calma, o dia não havia chegado ao seu final.  Nem para esse escritor, que voltaria horas mais tarde .. Um Breve Descanso para o ATO II ….

Abrindo os selos não de livros de alquimia, pergaminhos e nem de um livro oculto, mais sim a continuação de mais um capítulo,para deixar um testemunho de fiel seguidor de Bar Phomet! Somente o Mal Te salva!!  O Segundo Dia Litanias de Satã , Edição II – Ato II ..

Representando a região, a  abertura ficou com Rotten Entrails (Death Metal) de Várzea Paulista, SP , que iniciou as suas atividades em 2021,-  Novamente ás 18 Badaladas 06 Minutos não sabemos se em 06 segundos. Nos seus primeiros acordes a banda ja lembrou a escola Old School, de exemplos como Bolt Thrower, Grave, Entombed, Pugent Stench, tocando seus singles Consumed  e Apology of God, dentre outras musicas, num repertório de 40 minutos …

A segunda Horda a subir ao palco,  ás 19:00 horas, Caos Onipresente, (Blackened Death Metal) vem de Nova Odessa, SP  e tem lançados Ser Humano: Aversão – (Demo) 2020. Além dos hinos, pudermos conferir Carniceiro da Alma. Numa apresentação rápida de boas vindas, a horda apresentou- se dizendo “estamos aqui, honrados por nos convidar !! Hail”!!

A terceira Horda convidada foi o  Anguish From The Vanitas  (Doom Metal) de Duque de Caxias, RJ e, de forma lenta e densa, ás 20 horas trouxe seu Doom Metal com uma cortina de Luz Verde, em um cenário apropriado e casando muito bem com a proposta. Entre um som e outro eles foram destilando como uma navalha, cortando sem dor, após uma anestesia, torturand silenciosamente a todos que presenciaram seu set de pura desgraça… Foi a primeira vez que participaram do Litanias de Satã.

Na sequencia a horda Feretral (Black Metal) de Duque de Caxias, RJ. o nome é uma derivação de Féretro – Féretro é um caixão romano onde colocavam os cadáveres dos inimigos – e , ás 21 horas, iniciaram um set de quase 39 minutos, abrindo com Cannibalism of Vermins in Depths, Ignominious, do álbum The Temple ov Feretral e finalizando com dois covers , VON – Christ Fire e Os Replicantes  – Festa Punk.

A edição II do  Litanias de Satã Ato II estava  próxima das 22 horas quando o Mávra (stoner doom metal ) de Suzano, SP, em 40 minutos, trouxe á todos seu estilo influenciados pelos pais e tios do gênero. Destaque para os vocais de Iser, que cantou com falsetes, (obs: David Byron – Uriah Heep cantava em falsetes e, inclusive, influenciou Mestre King Diamond). Ao final, o Mavrá convidou o brother Luciano Lamferniis para, juntos, fazerem um cover do Paradise Lost

Ás 23:00 horas o  Unriht (Death Metal) de Campinas, SP, com seu EP de estreia, intitulado “Satanic Black Goat”,  apresentou um set rápido, de 36 minutos, tocando um Death Metal Old School, resgatando aquela sonoridade suja, densa e pesada da fase clássica dos anos 90.

Uma conexão de riffs pesados e agressivos, bases alternadas em sua dinâmica e passagens cadenciadas , que caracterizam sua identidade sonora, foi bem apresentado.

Ás 00:00 horas o Deep Memories (Melodic Doom/Death Metal) de Americana, SP, subia ao palco e era a antepenúltima banda. Com um detalhe muito importante tendo o suporte da base da banda Desdominus. Alias, Douglas Martins Vocals, Guitarras , curiosamente já fez parte da historia do Desdominus. Tocaram alegres, leves e soltos , sentindo se em casa  trazendo boa parte repertório do Why Do We Suffer?. Durante a grande performance, ali diante dos meus olhos, me lembrou dos vocais John Haughm do Agalloch ..

Continuando a nossa saga,  ás 01:10 horas Desdominus (Death/Black Metal) Americana,SP. A transição de Rodrigo Pereira trocar de guitarra e camiseta e Daniel Curtolo,entrar no lugar de Douglas Martins do Deep Memories e pronto: Desdominus no Palco.

Entre um clássico atrás do outro, do CD Live 30 Years Without Domain, a sensação que tive ao termino do set foi a de que Daniel Curtolo,  Vocais e Guitarra, incorporou muito bem. Desculpem, gosto muito do Paolo, hoje a frente no Thylight e residente na Europa, mas o Daniel substituiu ele a altura.

Presenciei um dos melhores shows que vi do Desdominus com a lineup reformulada …

As 02:45  horas o  Amen Corner  (Black Metal) de Curitiba, PR,  nome importante do nosso cenário Necro Underground subiu ao palco.

Com hinos do novo trabalho Written by the Devil  e os antigos clássicos hinos como Black Thorn , Diabolic Possession, Heir of Lust, Heir of Pleasure, Leviathan Destroyer, The Sons of Cain, o Amen Corner mostrou o porque do nome que tem.

Com a participação de Luciano Lamferniis, o Amen Corner fechou As Flores do Mal Litanias de Satã Edição II  Ato II.

De todas as apresentações que assisti do Amen Corner, esta deixou me curioso em ter o novo trabalho em mãos !!As Blasfêmias continuaram por parte deles !! Hail !!Amen Corner !!

 

EPILOGO:

Por trás dos dissabores e mágoas de nossa vida o que temos?

Que vergam com o peso a existência Humana,

Felizes somos nós ( A RESILIÊNCIA )

Assim chegávamos as 03:55 horas da manhã com a sensação, Felizes em algum momento fazer parte apenas da historia de cada horda e cada Head Banger ali presente é claro há ainda algo á trabalhar, mais foi feito com dedicação , ainda por mais que existem ajustes sempre ficaram as lacunas aos quais serão preenchidas num futuro, para próxima edição assim sucessivamente, As Flores do Mal Litanias de Satã II Edição II começa a germinar dos subterrâneos e submundos do Necro Underground – Que Venham Venham para a Edição III – Nos aguardem – Hordas estaremos com vocês em 2025 !!  

 Nota Importante – ( PÚBLICO MÉDIA 60 PESSOAS POR DIA )

As Flores do Mal – Litanias de Satã Edição II

Aconteceu no Clube de Campo de Várzea Paulista (Periquito).

Av. Arnould Gut Júnior, 597 – Jardim Mirante – Várzea Paulista – SP

Local no Centro da Cidade , Bairro tranquilo … tem acesso a marginais tanto de quem vem por Jundiaí , Campo Limpo Paulista ou Anhanguera de São Paulo sentindo Capital Interior !! Vindo por Estradas que ligam as cidades de Varzea Paulista á Jordanésia Cajamar.