AGIOS LUCIFERI – Spiritual Liberation

CD 2023 – Black Seal Productions

Álbum

Que se erga uma taça em brinde a uma obra de pura profanação e perversidade satânica. Aqui estamos diante de um trabalho que visita o passado nos entregando os ecos que o presente enseja numa obra altamente majestosa.

Sim, só assim posso resumir este magnifico álbum da Agios Luciferi, banda que possui em sua formação nada mais, nada menos que Count Imperium (Ocultan) no vocal e bateria e Homicidal (Carnage) na guitarra. Tudo inicia com uma típica introdução, sombria e atemporal, continua funcionando muito bem por mais manjado que seja, esse tipo de introdução a gente sempre espera que elas estejam lá nos lançamentos e inicia com a faixa título do álbum “Spiritual Liberation”, música que nos faz imediatamente remeter as bandas de Heavy Metal dos anos oitenta, com uma sonoridade típica, guardando as devidas proporções de baixos orgânicos do jeito que eram gravados a época.

A inspiração do trabalho da Agios Luciferi é muito bem calcado na velha escola do Metal dos anos 80, apesar de aparecerem outras referencias a banda teve grandes momentos de originalidade e personalidade fazendo com que sua linha de som ganhasse contornos não tão nostálgicos quanto eu pude imaginar ouvindo a primeira faixa, mas, claro que a sequencia dos sons vinha tirando essa minha expectativa e conduzindo para outra: quais são as cartas na manga da Agios? Eu diria, sem titubear: surpreender com musicas intensas sem perder um feeling que marcou o DNA de todo headbanger com mais de 40 anos, rifes, bateria frenética e voz perturbadora dão a tônica do álbum.

Por outro lado, pensando bem, mesmo com toda influencia do metal dos anos oitenta e um pouco dos anos noventa, Agios Luciferi tem caminhado em via negativa das bandas da atualidade que vem apostando numa sonoridade mais atmosférica, mais aterradora e cadenciada, construindo um imaginário mais místico que selvagem. Pois sim, eu consegui ler as músicas da Agios de maneira mais selvagem que mística, não apenas no quesito musical como no lírico em faixas como: “Accept Reality” e “Hate and Revenge”.

Cabe aqui fazer uma menção honrosa aos trabalhos das guitarras que ficaram muito bem encaixados ao clima das músicas, deixando a liberdade da bateria fluir sem muitas firulas, simples e direta, ou seja, o trabalho é super direto, poucas passagens, poucas mudanças e ainda assim dinâmico e preciso. No mais é um trabalho que merece toda atenção pelo material bem cuidado que a Black Seal teve a dedicação de fazer, encarte de doze paginas com as letras, foto dos integrantes, slipcase e obi dando valores agregados ainda mais importantes e colecionáveis para o que temos visto no atual panorama assoreado do mercado de cds nacionais nos últimos anos.

Track List:

  1. Intro 02:20
  2. Spiritual Liberation 03:07
  3. Alchemy Ritual 03:49
  4. Accept Reality 02:59
  5. Obscure Times 03:59
  6. Occult Energy 04:48
  7. The Kingdom of the Serpent 04:45
  8. Hate and Vevenge 03:16
  9. Outro 03:18