0s Camaleões do caos. Metamorfos noturnos. A trajetória ascendente dos extremistas finlandeses idiossincráticos...AND OCEANS tem sido sinuosa e sublime.
Desde que surgiram das cinzas do grupo de death metal Festerday em 1995, a abordagem esotérica do grupo à música extrema os faz recorrer a uma gama de elementos contrastantes, que vão do black metal ao death metal clássico, industrial e EBM, em constante busca por meio de várias mudanças de formação, desafiando expectativas e permanecendo totalmente fiéis a si mesmos.
“Nunca estivemos presos a um gênero específico”, explica o membro fundador, o guitarrista Timo Kontio. “Como banda, somos movidos a explorar, a atravessar paisagens desconhecidas, sempre preservando nossa essência sonora. Trata-se de encontrar um equilíbrio. Há uma necessidade constante nesta banda por renovação e ambição, mas nunca à custa da nossa identidade.”
Agora, 30 anos após seu nascimento auspicioso, …AND OCEANS revelou sua declaração mais completa até agora. Uma destilação extravagante da grandiosa arte noturna do grupo, The Regeneration Itinerary assimila todas as suas esperanças, sonhos e influências em um documento intransigente de intenção voraz, com híbridos estilísticos inebriantes como “Inertiae” e “The Form and the Formless”, fundindo perfeitamente a investida inebriante do black metal sinfônico à pulsação contundente da hipnose trance-dance de Simonen.
“O novo álbum pode ser visto como uma síntese de todo o nosso catálogo anterior”, sugere Lillmåns. “Mas também há novos níveis de extremismo, que nunca alcançamos antes. Essas músicas simplesmente exigiam vocais mais ásperos. Os riffs comandavam, e quem sou eu para desobedecer?”
“Este é o nosso álbum mais experimental desde o nosso retorno”, afirma Kontio. “Pode ser considerado uma continuação da música que fizemos nos anos 90, mas o som amadureceu e se desenvolveu à medida que nossos gostos individuais se ampliaram, nossas inspirações subconscientemente alimentando o som da banda, exigindo mudanças. Desde o início, esta banda incentivou a progressão e o crescimento.”
Representando um resumo intrépido da jornada extraordinária do …AND OCEANS, sua evolução contínua, The Regeneration Itinerary situa as dramáticas misturas taumatúrgicas da banda dentro de uma estrutura conceitual de opostos (e oposição).
“The Regeneration Itinerary explora a interação entre escuridão e luz, caos e ordem, reinos espiritual e material, com cada música incorporando uma experiência para a mente e o corpo, navegando por uma passagem para o momento presente”, explica Lillmåns.
“O álbum funciona como um guia”, ele continua. “Ensinando-nos que nem tudo pode ser definido simplesmente como ‘bom’ ou ‘mau’, ‘claro’ ou ‘escuro’, ‘cobre’ ou mercúrio’, ressaltando a dança perpétua das dualidades na experiência humana.”
Embora sempre tenham oscilado entre extremos, “The Regeneration Itinerary” é o trabalho mais abrangente do …AND OCEANS. Ele explora os 30 anos de história da banda, combinando death e black metal com elementos sinfônicos, industriais e até eletrônicos. A harmonia que eles criam entre essas forças metálicas opostas se conecta à narrativa principal do álbum, fortemente inspirada no romance best-seller de Paulo Coelho, “O Alquimista”.
O álbum será lançado em 23 de maio pela Season of Mist.
Confiram a faixa ‘Prophetical Mercury Implement’: