COLDWINTER – Sinfonia para a morte lenta das almas.

"Creio que algumas pessoas, não muitas, ainda são entusiastas de adquirir material físico. mas todos nós sabemos que com as novas tendências... temos que nos reinventar"

Entrevista

O Doom Metal brasileiro vem se fortalecendo ao longo dos anos. Novas bandas surgem para fazer jus ao estilo, trazendo sua cota de angústia e depressão.

Uma delas é  a banda COLDWINTER,  oriunda de São Paulo.

Conversamos com Alessandro, um dos fundadores da banda, que nos conta a trajetória do grupo, lançamentos e repercussões no âmbito internacional. 

Como você definem o som feito pelo COLDWINTER? O que trouxeram de influências de bandas que já participaram?

Alessandro: Muito obrigado Giovan pelo espaço na Lucifer Rex, é uma imensa satisfação estar figurando nesta publicação, estamos muito felizes em poder falar do COLDWINTER ara todos que querem conhecer a banda, nossa música, é também a nossa história…… então eu e Eduardo não seguimos com nenhuma influências de bandas que já passamos, o COLDWINTER foi fundada por mim e Eduardo, e nós já tínhamos em mente o que nos ia fazer um som bem Atmospheric Doom Metal, com teclados sombrios e com temas líricos falando de tristeza, desespero, angústia, depressão, desgosto, dor, solidão, perda ... em canções melancólicas que descrevem a tristeza eterna e a miséria na terra, a morte lenta de nossas almas…..

A banda tem 10 anos de existência e teve seu primeiro trabalho, relançado; “First Demo 2015 (Previously Unreleased Rehearsal). Fale-nos um pouco sobre esse relançamento?

Alessandro: Então em 2015 nos gravamos a (First Demo) com 11 músicas e enviamos para vários selos e essa Demo chegou nas mão do Adrian da Herrecords de Argentina ele lançou em CD que hoje e rara essa Demo, é ela tem uma sonoridade muito boa, esse ano eu estava trocando umas ideias com Marcelo da Impaled Records sobre essa Demo, é ele resolveu lançar ela aqui no Brasil com uma arte mas elaborada, as artes são as mesmas só que eu adicionei um tom mas amadeirado nas artes…. É vai sair em 500 cópias em CD Digipack…. Eu estou muito satisfeito por esse material se lançado aqui no Brasil…..

Como foi a repercussão do Debut album lançado em 2017 pelos selos Anaites Records e Eclipsys Lunarys Productions? Houve uma diferença na procura do material aqui no Brasil em comparação com o exterior?

Alessandro: Olha o álbum (Cold Light of the Horizon Dawning) na época nós lançamos ele digital no bandcamp da banda em 2017, em 2020 a gravadora Anaites Records junto com a Eclipsys Lunarys Productions, resolveram lançar o álbum física em 2 tiragem de 250 cópias que vendeu bem apesar de ser uma banda nova o álbum foi bem elogiado pela revista Roadie Crew, e vários fanzines, a distribuição do CD foi feita pela Voice Music aqui de São Paulo…..que espelhou nosso álbum na Argentina e no Chile…até os dias de hoje esse álbum e bem elogiado pelos fanzines fora do Brasil, eu acredito que diferença foi igual tanto aqui no Brasil quanto lá fora, apesar que as entrevistas que sempre chegam para nós são todas de lá fora Equador, Cuba, México, Espanha, Colômbia,Texas, China, recentemente saímos na capa da Revista  Metal Por tus Venas Magazine de Cuba e por aí vai…..

Como aconteceu a aliança do COLDWINTER com a banda mexicana Call Ov The Void? Quais frutos malditos surgirão?

Alessandro: Então eu conheço o Rene Guitarra do Call Ov The Void.  Nós conversamos muito sobre dicas de bandas da cidade onde ele mora, foi aí que chamei ele para um split CD para o ano que vem, e foi uma ideia bem legal. Será o Ep do Call Ov The Void e o Ep do COLDWINTER que vai sair no split álbum…. o legal que esse Split CD vai ser bem reconhecido tanto aqui no Brasil quanto lá no México, vai ser uma boa divulgação para as 2 bandas….

A banda está em fase de finalização do novo álbum,  correto? O que pode nos adiantar sobre este novo trabalho?

Alessandro: Então Giovan, estamos finalizando as mixagens do novo álbum (A New Begining Forever) que já era para ter saído, mas atrasou um pouco porque a Jéssica, nossa vocalista, está de licença maternidade, assim que ela estiver 100 % Ok….Aí ela vai gravar as partes vocais dela nas músicas….. aguardem que vem um álbum bem legal…… que vai ser lançado através do selo Covil Records…..

E em relação a apresentações ao vivo? Já fizeram? Tem Alguma programação?

Alessandro: Olha Giovan, na verdade nós nunca tocamos ao vivo, porque todos nós somos muito atarefados com os nossos compromissos de trabalhos, mas quem sabe o ano que vem nos apresentamos ao vivo para divulgar o novo álbum…

Uma percepção minha, me corrija se estou enganado, mas o COLDWINTER está mais relacionado ao movimento Doom Metal do que o Black Metal, correto? Curiosamente, no Metal Archives, o gênero da música da banda é classificado como Atmospheric Black Metal.  Como você ver esses dois movimentos no Brasil atualmente?

Alessandro: Olha giovan, COLDWINTER e uma banda de Atmospheric Doom Metal. Eu já vi várias resenhas do nosso álbum, onde alguns fanzines do Brasil falam que nós somos uma banda de Atmospheric Black metal, com umas pegadas Doom metal por causas dos vocais, mas isso só vejo aqui no Brasil, porque lá fora todas entrevistas nossas eles sempre falam que nós somos uma banda de Atmospheric Doom Metal, mas eu não ligo para isso, quero que a galera curtam o nosso som, continue comprando nosso álbum, porque são eles que nos  fazem seguir em frente, e eu fico muito feliz por isso……

Interessante você comentar sobre aquisição de material da banda, algo que os motivam a continuar.  Recentemente Jack Gibson, baixista do Exodus, declarou; “ Se não sairmos e vendermos camisetas, não ganhamos dinheiro.Sou um vendedor de bugigangas itinerante, não um músico “. Qual sua opinião sobre o tema?

Eduardo: Creio que algumas pessoas, não muitas, ainda são entusiastas de adquirir material físico (CD) mas todos nós sabemos que com as novas tendências, visto que hoje os aparelhos eletrônicos nem possuem mais entrada para CDs, temos que nos reinventar, com merchandising, camisetas, botons, patches e é claro, as entrevistas em zines, que assim como vocês, seguem firmes e fortes…

Agradecemos pela entrevista. Fica o espaço aberto para suas últimas palavras?

Alessandro: Primeiramente agradecer a você Giovan, a Lucifer Rex, pelo espaço para essa entrevista, para nós é super importante poder responder e explicar alguns assuntos importantes sobre a banda, Queremos agradecer também a todos que nos  acompanham, que compram nossos CDs e camisetas, que nos mandam mensagens nas redes sociais, este apoio é extremamente importante para nós, aproveitando também para dizer que o novo álbum será lançado este ano em 2024, em breve vocês poderão curtir nosso novo álbum “A New Beginning Forever” e que possamos continuar trabalhando em mais músicas e álbuns para vocês…

Contato com a banda….

www.instagram.com/coldwinter.official.band


www.facebook.com/coldwinterbanda


E-mail
Cold-winter@outlook.com.br

 
Camisetas oficiais da banda à venda no site Cyber ​​Rock…Brasil

https://cyberrock.com.br/bandas/coldwinter