CRIMSON DAWN PROJECT – Novidades, temática e nova formação!

Entrevista

Hoje vamos conhecer um pouco da banda CRIMSON DAWN PROJECT  ao conversamos nessa entrevista com o guitarrista Nilo Neto.

Entrevista realizada por Robson Medeiros (*)

Hoje conversamos com o Nilo, guitarrista da banda CRIMSON DAWN PROJECT. Nilo, de forma resumida, como foi o inicio da banda ?

Nilo:Foram o Edson Herrera e o nosso ex-guitarrista Roberto Bressan que fundaram a banda. A idéia surgiu lá no ano 2000, durante uma viagem de retorno para São Paulo (SP) após um show em Curitiba (PR) que o Edson fez em com sua outra banda à época chamada Crux Caelifera.  Como eu e o Bressan já tínhamos afinidade tocando juntos (tocávamos no Morcrof), eles acharam oportuno me convidar para esse time também. Em seguida foram convidados o Cláudio Screpetz (bateria) e o Caê Venâncio (baixo) completando assim a formação.

Nos conte um pouco da temática da banda. O que as letras trazem de mensagem?

Nilo: Nossas letras não abordam uma temática única. Geralmente elas exploram aquilo que estamos sentido durante uma determinada fase da nossa existência. Aí pode entrar filosofia, espiritualidade, lamentos, críticas sócio-políticas (sim, achamos isso importante), existencialismos e por aí vai. Mas sempre com o cuidado de mantê-las coerentes com a  proposta sonora da banda, ou seja, a maneira como ele é escrita deve “se encaixar” dentro da atmosfera que o estilo proporciona.

A banda lançou um material recentemente, nos fale um pouco sobre isso.

Nilo:Sim, lançamos o vídeo clip agora no mês de julho de 2024 da música Harmony And Perfection. Na verdade essa música é parte de um EP,cuja  parte fonográfica já está pronta e que será lançado nas próximas semanas, tão logo sejam finalizados o material gráfico e as prensagens. Esse EP conterá outras duas musicas inéditas. Cada uma delas explorando as várias abrangências sonoras que nosso estilo proporciona. Estamos muito satisfeitos com a aceitação do público com relação ao vídeo clip. Sinceramente, foi acima de todas as nossas expectativas.

Nilo, guitarrista .( foto by Claudio Higa)

Como está o line up atual? 

Nilo: Então, recentemente saíram da banda o Claudio Screpetz e o Caê Venâncio e para substituí-los entraram o R’Herton (bateria) e o Tofik Ferdinan (baixo). Todos músicos extremamente experientes e de altaperformance. Para nós, assim teria que ser, para substituir àqueles dois no mesmo nível.Eu já havia tocado com o R’Hertontambém no Morcrof e sempre tivemos uma afinidade tanto musical quanto pessoal  a nível estratosférico. E ele sempre foi um declarado fã do CRIMSON DAWN PROJECT. Então, não pensamos nem duas vezes para chama-lo. O Tofik a gente já o conhecia bem pelo seu virtuosismo no baixo, bem como, pela sua personalidade muito carismática e de um caráter ímpar.  Tive a oportunidade trabalhar com ele quando fui produtor da gravação de uma das bandas que ele passou e, meu… enquanto ele gravava as linhas de baixo eu ficava de queixo caído. Foi uma sessão de gravação extremamente divertida, conversávamos sobre tudo, trocávamos experiências e opiniões  enquanto bebíamos umas cervejas entre um take e outro (em home studio tudo é possível (risos)). Devo dizer que era assim com o Caê também.E os caras estão atendendo a todas as expectativas, seja no comprometimento, na participatividade, na criatividade e principalmente na relação pessoal entre os membros.

Quais os planos para o futuro? Novos projetos, shows, álbuns.

Nilo: Como já disse, para as próximas semanas iremos lançar o EP que provavelmente se chamará “Time”. Até o final do ano estamos trabalhando a possibilidade de lançarmos um material inédito em vídeo, tocando ao  vivo em estúdio, mas com toda a produção necessária para uma boa qualidade de áudio e imagem. Seria oportuno, pois assim já mostraríamos pro nosso público a pegada dos novos membros tocando ao vivo, sem frescuras. Em novembro de 2024 faremos nosso primeiro show com  essa formação no Nigth Of Doom Festival e na sequencia o plano já é entrar em estúdio para gravarmos um álbum fulllength.

Deixe uma mensagem para nossos leitores.

Nilo:Primeiramente agradeço  a Lucifer Rex Magazine pela oportunidade e pelo apoio. Acredito ainda que mesmo nos tempos de hoje esse tipo de trabalho é relevante. Agradeço à todos os que tiveram o interesse e a paciência de ler esta entrevista. E gostaria de fazer uma agradecimento especial à todos os  que assistiram o nosso novo video clip, aos que compartilharam, deixaram  likes, comentários, enfim, por todo o maravilhoso engajamento que nos deixou muito felizes, e claro, quero agradecer imensamente a todos os que tem acompanhado e apoiado a banda em todos esses anos.

redes sociais:

https://www.facebook.com/nilo.cdp

https://www.facebook.com/crimsondawnproject

https://www.instagram.com/crimson_dawn_project

(*) Entrevista realizada por Robson Medeiros:

Guitarrista e vocalista na banda Lugubres

Guitarrista na banda Dying Poems e Tristis Symphoniam

Todos os instrumentos no projeto In Lacrimae

Responsável pela produtora Blestemul Music Productions