Belo Horizonte é figurada como um dos melhores polos econômicos do Brasil. A economia é extremamente dinâmica e diversificada. E isso não se faz presente, apenas, na economia. Quando falamos em Underground, Belo Horizonte é referência mundial! Falando em referência, DEFACER é um ícone local e nacional. São três décadas de batalhas ininterruptas erguendo a bandeira do Metal Negro, se opondo a toda forma de doutrina controladora.
Saudações Incredulous Cataclism! É impossível mensurar a honra que tenho em poder bater este papo com você, hoje, pelo respeito e admiração que detenho ao logo de sua história, não apenas com o DEFACER, mas por sempre está no ‘front’ desta guerra infinita. Seja bem vindo!
Incredulous Cataclism – Saudações Rah Brilhante! É recíproco. Enfatizo que esta é uma valiosa oportunidade, afinal, participar de um trabalho feito com verdade dentro de um propósito tão nobre é uma honra.
Você está desde o início do projeto, e muitas pessoas acreditam que você é membro fundador… Gostaria que você contasse ao nossos leitores como se deu o convite para inteirar o grande DEFACER.
Incredulous Cataclism – Sim, tenho a honra e a responsabilidade de ter meu nome nessa história desde as primeiras páginas. O Defacer foi idealizado por nosso guitarrista Eduardo. Fui o segundo membro a ser convidado para a primeira formação da banda, sendo seguido pela entrada de nosso primeiro baixista, Arllan, que não está mais entre nós (RIP).
São 30 anos de atividades ininterruptas. Vale bem ressaltar isto: ININTERRUPTAS! O que tem motivado a não esvaecer diante a tanta hipocrisia e dificuldade que nos cerca?
Incredulous Cataclism – Acredito que o fato de ser algo que foi se consolidando como ponto de equilíbrio entre nossas lutas pessoais e as conquistas ideológicas que a horda nos trouxe através de aprendizados constantes, bem como a oportunidade de conhecer e conviver com grandes guerreiros de nosso meio.
Como mencionado antes de começarmos nosso papo, Belo Horizonte é um poço que jorra bestialidades do nosso Necrounderground. Tanto em outrora, com nomes homenageados até os dias atuais, assim como atualmente, com bandas novas, que surgem bebendo da mesma fonte, mostrando que o cenário mineiro ainda é um dos mais extremos do Brasil. Você consegue fazer correlação do início dos anos 80 e os dias atuais?
Incredulous Cataclism – Acredito que tudo que temos hoje guarda, sim, boa parte da “genética” de nossos ancestrais. Apesar de termos vários exemplos de distorção de valores, acredito que o sentimento de outrora ainda emana em muitos corações em tempos atuais.
A sonoridade do Defacer é calcada no Black Metal, com pitadas do Doom Metal, e sempre seguiu fiel a isto, transbordando ocultismo. Como funciona a criação da temática lírica? Quais são as principais inspirações?
Incredulous Cataclism – Todas as composições líricas contam com a participação de todos. Sustentados pela revelação das inverdades do cristianismo e ilustrada pelos mistérios da natureza, nossos textos são construídos com maturidade e conhecimento, sem uso de arquétipos vulgares, o que, na minha opinião, demonstraria fragilidade.
Gostaria que você comentasse sobre seu codinome escolhido para marcar as obras lançadas, e também trazer seu espírito “desfigurado” em suas apresentações.
Incredulous Cataclism – Algumas pessoas já comentaram o fato de usarmos pseudônimos agressivos em uma banda com uma música tão bonita. Ao escolhermos nossos nomes, consideramos exatamente essa aparente divergência para ilustrar nossos sentimentos e, como foi se tornando nossa identidade, prevalecemos com os mesmos.
Apesar de estar na ativa há muitos anos, a banda não tem muitos lançamentos. Existem motivos específicos para tais longos períodos sem lançamentos?
Incredulous Cataclism – O desejo de fazer do DEFACER uma horda sem muitas aparições, acabou tornando proposital essa particularidade. O sentimento “cult” que envolve essa decisão nos deixa à vontade com o fato de não termos muitos trabalhos lançados.
O último lançamento foi um relançamento do glorioso material “Nocturnal Mysteries”, originalmente gravado em 1998, sendo relançado em 2022 e trazendo uma faixa bônus – “Stormy Inspiration”. Por que um relançamento em vez de algo novo?
Incredulous Cataclism – Vários aliados procuravam esse material. Em gratidão ao apoio que tivemos e que levou esse trabalho ao nível que chegou, nos inspirou ao relançamento.
Quais os próximos planos do Defacer, em relação a shows, lançamentos? O que podemos esperar?
Incredulous Cataclism – Estamos trabalhando em um novo lançamento, cuja gravação se iniciará em 2024. Quantos aos shows, estamos abertos à propostas e desde já agradecemos o apoio de todos aqueles que promoveram as oportunidades de apresentação do DEFACER.
Por fim, quero agradecer em meu nome e de toda equipe da LUCIFER REX, por ter nos cedido um pouco do seu tempo e nos brindar com este papo. Deixe suas considerações finais… E vamos aguardar as novidades tão esperadas. “Defaceeeer” (risos)…
Incredulous Cataclism – Acredito que a responsabilidade pela gratidão seja minha. Saiba que, ao me brindares com essa oportunidade, se constrói, aqui, um grande laço entre a horda e o zine. Acredito que seu trabalho frutificará com glórias. Agradecido pelo apoio.
“QUE OS RAIOS FLAMEJANTES QUE CORTAM O CÉU ENEGRECIDO EM NOITES DE TEMPESTADE CONSPIREM POR SEU TRIUNFO”.