…DO FUNDO… ABISMO – Caminho Que aos Abismos Desce

CD 2024 - Lys Aeon Productions.

Álbum

Avé LUCIFER REX! Por aqui Raissa Brilhante e M. Prophanator e hoje iremos abordar o álbum de uma banda já bem antiga, vinda das longinguas terras do Amazonas, mais precisamente de Manaus. Segundo nossas pesquisas a banda foi criada em 2007, lançou uma demo 04 anos depois, um split em 2014 e só agora vem lançar seu primeiro full-length, denominado “Caminho Que Aos Abismos Desce “. Necro-ladies and Necro-gentlemans, apresento-vos a banda Death/Doom Metal …DO FUNDO… ABISMO!

Partindo pra uma perspectiva de estilo, podemos perceber que a banda caminha em uma trilha onde se percebem pegadas e vestígios de entidades como  Black Sabbath, Celtic Frost, Katatonia, Incantation, Mithological Colds Towers, Oráculo, Serpent Rise, entre outros.

Uma curiosidade que acredito importante é com relação ao  título do álbum: Revisitando o clássico “A Divina Comédia” de Dante Alighieri, mais precisamente uma passagem do canto IX, encontramos um excerto que diz o seguinte: “Ensejo, que um de nós a andar obriga pelo caminho, que aos abismos desce. Por essa passagem e pela interpretação da correlação dela e do nome do ábum, percebe-se, claramente, a proposta estética deste trabalho.

O trabalho gráfico é simples, composta de apenas duas laminas com informações, foto e nome das musicas e a ilustração principalbelissima, diga-se de passagem – remete diretamente ao nome do álbum, mostrando os degredados descendo os caminhos do abismo infernal.

Musicalmente, a banda mergulha em um universo sonoro que combina melodias lentas e arrastadas, criando um ambiente introspectivo que convida o ouvinte a refletir sobre as complexidades da alma humana. As letras carregadas de dor e prazer, angústia e loucura, erotismo e morte, exploram emoções conflitantes como a solidão, a esperança, o amor e a dor, revelando a fragilidade e as nuances dos sentimentos.

Assim, a música se torna um espelho dos dilemas e das dualidades que habitam o ser humano, proporcionando um espaço seguro para a reflexão e a conexão. É uma ode à vulnerabilidade, onde cada acorde e verso nos lembra o que somos, apesar dos conflitos internos.

De um contexto mais descritivo, o álbum é composto de 04 faixas, sendo  a primeira “Ecos…Lamurias”, com quase 16 minutos de duração  e a quarta  “Svb Umbra”, com  12 minutos, as mais longas. O tempo total do álbum é de cerca de 40 minutos.

Dentro da proposta da banda, acredito que todos os objetivos foram atingidos. Realmente indicado aos fãs do estilo. Abaixo seguem as redes sociais e os streamings da banda. Mas eu realmente recomendo que você adquira a mídia fisica.

FACEBOOK –  https://www.facebook.com/DoFundoAbismoOfficial

INSTAGRAM https://www.instagram.com/dofundoabismo/

BANDCAMPhttps://dfabismo.bandcamp.com/