1 – DOSSIÊ BESTIAL DEATH BLACK METAL (WAR METAL)

Introdução e Parte I - PROTO WAR METAL

Dark Reflections

(Texto criado e adaptado com base no trabalho original de AgoddamnWizard, para o RYM presente em: https://rateyourmusic.com/

O Bestial Death Black Metal, ou War Metal, pode ser entendido como aquela mistura caótica e ultraviolenta de Black Metal de primeira onda, Death Metal com uma pitada de Grindcore Old School – o ingrediente mágico que o diferencia Blackened Death Metal .

Embora seja um estilo que é frequentemente acusado de falta de variação – e talvez não sem uma boa razão, dado que o estilo e a sua estética foram mais ou menos codificados em 1989 e não mudaram muito desde então – mais de 30 anos do subgênero produziram uma variedade de abordagens relativamente bem diferenciáveis entre si.

Esta série será dividida em capítulos, sem uma pré-definição de quantos. Por hora tenho certeza de que abordarei as bandas que exerceram influencia sobre o subgenero, no capitulo denominado PROTO-WAR METAL, depois as bandas clássicas do genêro, em seguida a abordagem de segunda onda do War Metal para, por fim, abordar sub-subgeneros como War Death Metal, Warnoise, entre outros que derivarem e as bandas nacionais mais atuais do genero.

Por fim, estou ciente de que “War Metal” em si é um termo controverso, e muitas das bandas mais importantes o rejeitam completamente. Chame-o como quiser, Bestial Black Metal, por exemplo. Se quiser se referir ao termo com um subgênero, microgênero, sinta-se à vontade também.

Coloquem seus cinturões de bala, máscaras de gás ou óculos de sol, saudem o grande soldado homem-bode
e vamos ao ataque!

PROTO – WAR METAL:

sodom1985_07O metal extremo inicial teve uma influência profunda no desenvolvimento do War Metal como um estilo distinto. A maioria das referências pertence à primeira onda do black metal e o War Metal sempre foi cultural e esteticamente enraizado no Black Metal. Porém as primeiras bandas tiveram influência também do Death Metal e do Grindcore, quando os 3 não eram tão distintos como são agora. Todas essas bandas/álbuns são clássicos por si só e vale a pena conferir todas por seus próprios méritos. Eles são citados aqui para fins históricos.

SODOM

Especificamente o EP In the Sign of Evil (1985) e o álbum Obsessed by Cruelty (1986).
• Embora obviamente mais conhecidos por sua produção Thrash Metal pós-86, as primeiras gravações de Sodom são reconhecidas como extremamente influentes no Black Metal de todos os matizes, sendo as favoritas de Euronymous e do Inner Circle, por exemplo.
• Especificamente para o caso do War Metal, outra banda que foi  altamente inspirada pelo Sodom foi o Blasphemy, que fazia um cover da lendária faixa Blasphemer em alguns de seus primeiros ensaios e pode, inclusive, ter tirado o nome da mesma música. Obsessed by Cruelty aumentou ainda mais a referência, introduzindo um estilo de composição ultra cru, angular e caótico, cujos ecos podem ser ouvidos em todos os lugares, de Deiphago a Destruktor.
Link para o Album: https://youtu.be/

 

SEPULTURA

• Especificamente o EP Bestial Devastation (1985) e o álbum Morbid Visions (1986)
• Outra banda que teve mais destaque no Thrash Metal e em estilos mais modernos, o Sepultura foi, inicialmente, o primeiro expoente da imensamente influente cena Black/Death metal brasileira.
• Influenciados por bandas como Venom, Hellhammer, Discharge, Dorsal Atlântica e pela opressão religiosa e política de sua terra natal, esse grupo de (na época) pré-adolescentes produziu alguns dos sons mais sujos, agressivos e blasfemos os anos 80, com os riffs em tremolo, afinação baixa e os pré blastbeats de faixas como Antichrist, de 1985, encontrando numerosos imitadores nos anos seguintes.
• A letra de Antichrist foi escrita por Wagner “Antichrist” Lamounier, o vocalista original da banda e que logo se tornaria uma lenda do metal extremo por mérito próprio devido à sua banda subsequente, o SARCOFAGO cujos participação na compilação Warfare Noise e o álbum de estreia INRI foram tão ou mais influentes para o som que conhecemos como War Metal.
Link para o Album: https://youtu.be/

VULCANO

Pioneiro absoluto da cena extrema brasileira, com a demo “Devil on my Roof” em 1984 e o album “Live“, em 1985,  o primeiro álbum de estúdio do Vulcano, de  1986, Bloody Vengeance, é notavelmente violento e caótico para a época. Além do massacre sonoro, a banda ainda apresentava um visual carregadíssimo e, reza a lenda, o baterista Laudir Piloni tocava com femures, humanos, fato documentado amplamente na mídia da época.
• Mais ligado a raízes Thrash do que álbuns como o INRI, com certeza o Vulcano influenciou bandas como o Blasphemy, o Beherit e o próprio Sarcofago fato este citado pelo vocalista Antichrist em entrevistas .

• Link para o álbum: https://youtu.be/

 

SARCÓFAGO

• Se me pedissem pra citar o lançamento mais importante do que estamos apresentando como Proto -War Metal, então a obra-prima do Sarcofago, INRI, de 1987, seria minha resposta imediata.
• Não apenas citado como uma influência fundamental por praticamente todos os músicos de War Metal, AINDA é um dos álbuns de Black Metal mais brutais e influentes de todos os tempos, quase 35 anos depois.
• Pegando o som inicial do Sepultura e levando-o à sua conclusão mais extrema e mais brutal, este álbum é um dos pontos onde o Black Metal se divorciou totalmente de suas raízes do thrash e do speed metal e se transformou em algo completamente diferente.
• O Sarcófago também inspirou a estética marca registrada do black metal por meio de suas roupas e maquiagem na icônica capa do álbum INRI e desde as fotos da Warfare Noise.
Link para o álbum: https://youtu.be/

HOLOCAUSTO 

• Essa lenda do metal extremo brasileiro e mundial, com certeza foi a responsável pela associação do Black Death Metal com temas de guerra.
• Acredito que seja a primeira banda realmente extrema a utilizar o termo. O At War, que usou contemporaneamente o termo, não pode ser considerada uma banda extrema.
• A banda, voltou a gravar com a mesma pegada em 2005, com o álbum De Volta ao Front, mas se dissolveu em 2019. No entanto seus membros seguem com bandas como o HOLOCAUSTO WAR METAL e TORMENTADOR.
Link para o álbum: https://youtu.be/

 

 

BLOOD

• O BLOOD da Alemanha é reconhecido como umadas primeiras bandas a combinar Grindcore no formato antimúsica do inicio – e Death Metal .
• Como mencionado na introdução, o War Metal sempre teve uma pequena mas essencial quantidade de Grindcore em sua mistura, e na minha opinião o Blood foi uma das bandas que deu inicio a isso.
• Não apenas os membros do Blasphemy podem ser vistos usando seus patches em antigas filmagens ao vivo, mas certamente parecem ter emprestado uma ideia ou duas, não apenas na abordagem geral caótica e obscura, mas também em momentos mais controlados.
• Uma banda essencial para qualquer fã de Grindcore, bem como para qualquer pessoa que esteja nos limites do black e death metal.
Link para o álbum: https://youtu.be/

 

SADISTIK EXEKUTION

• O Sadistik Exekution sempre insistiu que era uma banda de death metal. O título de seu segundo álbum, WE ARE DEATH FUKK YOU, foi na verdade uma declaração desse fato para a gravadora rabiscada na lateral de uma fita demo, sem nunca pretender ser o título do álbum em si.Independentemente disso, o Sadistik Execution existia quando os limites entre o black e o death metal ainda não estavam definidos, e eles certamente foram uma influência formativa.
•O album  The Magus, composto já em 1986, mas não lançado ao mundo até 1991, permanece como um clássico do blackened death metal, com um toque percussivo, opressivo e caótico que se mostraria essencial para o som final do War Metal.
Link para o álbum: https://youtu.be/

 

NECROBUTCHER

• Mais uma lenda do underground brasileiro, o Necrobutcher é outra das primeiras bandas a combinar grindcore com Death Metal, embora quase certamente por acidente desta vez.
• Chamar sua produção de “caótica” seria um eufemismo colossal, e o resultado final é , praticamente um noisecore, mesmo na primeira demo “Schizophrenic Christianity”. Vale citar que o Black Winds do Blasphemy os lista como uma de suas bandas favoritas em uma entrevista
de 1990.
Link para o álbum: https://youtu.be/

 

 

ABHORER

• Por fim, nesta etapa abordando as bandas que influenciaram o que viria a ser o Bestial Death Black Metal, O Abhorer de Cingapura.
• Contemporaneo  ao Blasphemy com sua primeira demo também em fins de 1989 o Abhorer é uma das primeiras bandas de metal extremo do sudeste da Ásia e definitivamente camarada de armas do Ross Bay Cult.
• A banda apresentava uma forma extremamente áspera e caótica de death metal que mais ou menos se transformou no que hoje conhecemos como war metal. Nos anos 90 é onde está seu melhor material.
• Provavelmente responsável por dar início à longa tradição de brutalidade asiática. Brutalidade essa que continua até hoje com bandas como Impiety, o Deiphago, Kapala, Tetragrammacide e Genocide Shrines.
Link para o álbum: https://youtu.be/

 

NA PRÓXIMA SEMANA: O WAR METAL CLÁSSICO: