Uma das entidades mais longevas do Black Metal Europeu, os belgas do Enthroned realizam uma longa turnê pelo Brasil neste mês de junho como parte de sua “Prophecies Of Sin Tour 2024”, que comemora os 30 anos de carreira da banda. Depois de apresentar-se em São Paulo no dia 13 de junho e antes de partir para o sul do país, a banda passou por Santos na sexta-feira 14 de junho.
A baixada santista sempre teve uma cena muito forte do Metal Underground e extremo, mas desde a pandemia o calendário de shows não era dos mais movimentados, até que um local já tradicional da cena santista, na região do Valongo, voltou a receber shows e apresentações constantes no Banana Lounge, muito pela iniciativa do Pepinho Macia da Iron Fist Rock Wear, uma figura central da cena em Santos. O bar agora tem como nome “Banana Lounge”. Além da Iron Fist, o evento contou com a organização da Tumba Produções, iniciativa de Edu Lane, também baterista do Nervochaos.
As apresentações tiveram início pontualmente às 22 horas com o show da banda mexicana de Death Metal Introtyl. Formada por três mulheres, a vocalista Kary Ramos, a guitarrista Sariux Rivera e a baixista Rosie Contreras, além do baterista Johni Rodriguez, que substitui Annie Ramírez, a banda fez uma apresentação brutal que testou muito bem a acústica da casa. Apesar de acanhado, o lugar se revela apropriado para shows desse tipo, com uma aparelhagem condizente com a expectativa para o evento. Realmente um show muito bom que pareceu muito curto em seus 45 minutos, dada a qualidade e carisma da banda mexicana.
Às 23h foi a vez do Nervochaos. A consagrada banda paulistana fez como sempre um show impecável no qual a brutalidade e a qualidade técnica garantiram mais uma hora de deleite para aqueles que já enchiam o Banana Lounge. Mesclando algumas faixas mais antigas com outras mais novas, a banda surpreendeu ao anunciar que está para lançar um álbum de covers e ofereceu três prévias desse novo trabalho, entre elas covers do Pentagram e do Onslaught que ficaram excelentes, pelo menos ao vivo.
À meia noite os membros do Enthroned ocuparam o pequeno palco do Banana Lounge e iniciaram o show principal da noite com a Intro “Satan’s Realm” e a faixa “The Ultimate Horde Fights”. Daí seguiram-se uma avalanche sonora de mais de uma hora com faixas tanto dos trabalhos mais recentes como dos mais antigos, com destaque especial para “Hosanna Satana” do último álbum lançado em 2019, “Cold Black Suns”, e “Evil Church” do álbum “Towards the Skullthrone of Satan” de 1997. Com “Of Shrines and Sovereigns” a banda encerrou sua apresentação deixando todos satisfeitos pela inesquecível lição de Black Metal ortodoxo oferecido pelos belgas.