Na primeira metade dos anos 80, com o advento do Rock in Rio, consolidou-se, aqui no Brasil, a cena metalica.
Tinhamos bandas de todos os matizes existentes na época, sendo que Minas Gerais, mais precisamente Belo Horizonte, era a “meca” do que conhecemos por Metal Extremo.
Primeiro com o SEPULTURA e depois com bandas como HOLOCAUSTO, MUTILATOR, CHAKAL, EXTERMINATOR, INSULTER e muitas outras,o metal extremo mineiro conquistou o mundo. E, de todas as bandas da época, a mais brutal, na opinião geral, era o SARCÓFAGO. Logo adiante vocês vão entender o destaque.
Nos outros estados o Metal também florecia. Não com tanta enfase no metal extremo como em BH, mas no resto do Brasil ele também existia. Bandas como o VULCANO, em São Paulo, a DORSAL ATLANTICA no Rio de Janeiro e o PANIC no Rio Grande do Sul são mostras devidamente registradas em vinil, dessa história.
Mas existiram muitas outras bandas. Aqui no estado do Paraná, a primeira banda de metal extremo, ou como chamavamos na época, a primeira banda de Death Metal, foi o FUNERAL, da cidade de Curitiba.
Conhecidos pelas apresentações ao vivo, como a lendária apresentação de 1986 ao lado do VULCANO, o FUNERAL não deixou nenhum registro.
Ou melhor, deixou uma ou duas gravações ao vivo, onde o destaque era a musica “Profanation“, ou como era conhecida por aqui, “Jesus Christ son of a Bitch“. Meu amigo, o FUNERAL dava MEDO! A letra de “Profanation“,era uma das coisas mais demoníacas que tinhamos ouvido, com seu refrão : “Jesus son of a bitch, FUNERAL destroy jesus christ” assustando a molecada!
O FUNERAL era, como diziamos, o SARCÓFAGO do Paraná.
Os anos passarem e consegui encontrar um dos membros da banda na internet. Eduardo Urso é o nome da fera, hoje vocalista e baixista do poderoso SLAMMER.
Muitas conversas a respeito da importancia e do legado do FUNERAL. Graças ao URSO, consegui publicar na internet o único registro que se acha da banda na internet: uma gravação ao vivo, tosca, de 1986.
Mas parece que, finalmente, o Urso se convenceu da importancia de eternizar o FUNERAL. E eis que não apenas eternizar, mas criar novamente, dar vida novamente a este demônio, vindo dos anos 80.
Ladies and Gentleman,apresento-vos o novo single do FUNERAL: Skullflowers!
Abaixo a letra, a ficha técnica e a faixa. Espero, sinceramente, que reverbere. E que surja, também, um registro com as canções do passado.
Selos: Segue o INSTAGRAM da banda: @funeralbrazilianblackdeath
Skullflowers Single 2024
Música e letra Urso
Urso, vocais, guitarra e baixo
Bateria Alloces
Gravado por Kevin Vieira in Home estúdio
Produzido por Kevin e Urso
Masterizado e mixado por Kevin Vieira
Letra:
in the graves, he does not dwell and
does not count the days
the spirit wanders and the truth
does not reveal itself
crying doesn’t matter
you won’t see your home again
bones, worms, dried flowers
destiny follows the smell of death
skull, blood screems
the guardian at the gate
the candles on the cross
next to the wind with eternal crying
Contemplas os jardins da Glória
É o ópio do medo, guiado a luz
E seguirás tua história
Um dia foram homens
Embebecidos na paixão
Hoje são todos lágrimas
Caídas ao chão