Fundada em 2020 no ápice da pandemia do Covid19 o HUMUBOROS, projeto destinado a criar o Metal Visceral, Primitivo e Violento mergulhado no caos das incertezas humanas que manipulam a dor, agonia, tristeza, vulnerabilidade, falsidade, conflito existencial e sentimentos desprezíveis…
A mente criadora é Paganus Morbid (também guitarrista da Benemmerinnen, Black Metal/BA) que recebeu uma grande contribuição de Michael Lunatic (também baterista do Morbid Perversion Black Metal/BA) nas vozes e produção do CD.
Transtornos… foi lançado em 2024 via parceria dos sobreviventes undergrounds Abismo Metal Store, Sangue Underground Recs e o No Salvation Recs.
O CD uma intro e 7 sons vociferados em português, que demonstram o feeling da velha escola, o som sujão (no melhor sentido da palavra) e dosado de melancolia e agressividade no limite certo, as letras falam do desprezo pela raça humana, cada música é única, uma dosagem forte e depressiva de ódio e rancor e ao mesmo tempo de reflexão.
01.“Intro”.
02.“Fragilidade”, já começa com aquele bate estaca e palhetadas cortantes, mergulhando com brutalidade sonora explorando a vulnerabilidade e a fragilidade humana.
03.“Misantropo”, explorando os cantos mais sombrios da psique humana, com letras que refletem um profundo desgosto pela humanidade. Imaginando a insanidade que deva ser este som ao vivo.
04.“Humano”, e as suas complexidades acerca da existência humana, explorando a dualidade entre nossa natureza e nossa busca por significado, com riffs rápidos e frios, já dá o gás pro circle pit, esta é, digamos a música mais rápida do CD.
05.“Cretino”, aquele soco na boca do estomago, hehe, mergulhado na crise existencial da alma.
06.“Escória do Universo” faixa eleva a intensidade com seus riffs mórbidos e batidas macabras, explorando a alienação e desespero.
07.“A Morte do Egoismo”, me pareceu um “outro”.
08.“Confuso”, este já fecha o CD com aquele clima Celtit Frost de ser, muito bom, explorando as nas profundezas da confusão e do caos emocional, encerrando esta jornada macabra com uma nota de desespero e incertezas.
Resumindo o (des)contentamento, “Transtornos…” é uma obra intensa que mergulha nas profundezas da condição humana, explorando temas de fragilidade, desespero e alienação em uma paisagem sonora de brutalidade e melancolia. A faixa que mais me chamou a atenção foi “Misantropo” com uma pegada bem Thrash Metal na linha do Kreator (old), as outras tem aquela pegada do Venom e Hellhammer e hora puxa um pouco pro Doom Metal da fase Celtic Frost.
A parte gráfica do CD ficou muito boa, encarte simples 2 lâminas (livreto 8 páginas), tudo sombrio e direto e muito bem diagramado, aliás, um layout limpo muito bonito.