LAMENTOS – O Livro Proibido

CD 2023 - Abismo Metal Store / Sangue Underground Records

Álbum

O Doom Metal na terra sem salvação é bem peculiar. Salve uma exceção, as bandas e projetos ficam mais sobre as sombras do que os adoradores do estilo podem esperar, com escassas apresentações, mas sempre seguindo se arrastando e lançando trabalhos periódicos.

Com estas características surge o projeto LAMENTOS, duo formado por John Silva, responsável por todos os instrumentos e o “dinossauro” Paulo Brasil nos vocais, que tem juntamente com o grande Leandro Kastiphas, o projeto Nigrae Lunam, e fez vocal nas históricas Zona Abissal, Sepulchral e Thrash Massacre.

Após o lançamento de dois singles, que curiosamente não fazem parte deste CD, estreiam com o álbum “O Livro Proibido”. Lançado pelo selo Abismo Metal Store em parceria com a Sangue Underground Records, trazem mais de cinquenta minutos de um autêntico Death Doom Metal!

Encetam entre chuvas, cantos de pássaros, trovões e uma apolínea melodia, melancólica e triste com dedilhados e teclados, para darem caminho a faixa ‘Entre a Vida e a Morte’, apresentando peso e lentidão com teclados intensos e uma bateria variando batidas, ora cadenciada, ora rápida, contrastando com o tempo da canção. Apesar de não ter faixas tão longas, que são própria do estilo, com uma média de 6 minutos, a dupla consegue perambular em todas as faixas com mudanças de tempo e harmonia com total presteza. Na faixa título do álbum, as bases de guitarras vão dando direção à canção acompanhado de um vocal gutural, completando o clima plangente. As bases arrastadas vão intercalando com passagens de teclados que nos trazem um ar enigmático e misterioso.

A música ‘O Despertar‘ surge entre solos e linhas de guitarra debruçadas numa atmosfera etérea entre vocais guturais, rasgados, sussurados e limpos. Passagens acústicas alimentam essa áurea própria do título, explodindo em peso e destruição de bases fortes e bateria firme. ‘Perdido em Pensamentos’ soa tensa em seu início, cadenciada com bases cavalgadas e vocal podre. A tensão vai aumentando agora entre vocais rasgados, vociferando sempre em nossa língua pátria e uma melodia dominada por aflição e baixa vibração que após um período dar lugar a passagens mais pesadas e menos agoniantes.

O título ‘O Preço da Idolatria’ me despertou imediatamente para o momento atual do Oriente Médio onde a questão religiosa tem força e papel fundamental nos conflitos entre povos e países localizados naquela região. Bases típicas do Death Doom Metal enriquecem a canção nos convidando a “bangear”. Uma das melhores faixas para mim, com uma harmonia intensa e forte, bases bem encaixadas e melodiosas. Já em ‘Espelho da Alma’, há algo mais introspectivo. Uma sinfonia mais na linha do Funeral Doom, arrastado, triste e frio.

Passamos para teclados com ares fantasmagóricos, fazendo jus ao título da música ‘Fantasma‘. Um vocal gutural impõe a passada de tempo entre um violino agudo e ácido onde um voz diz “...aqui hábito em eterno sofrimento, movido pela fúria, destruindo ídolos…“. A dualidade entre vocais falados e guturais/rasgados criam um contraste interessante, coberto pelo ambiente funesto da composição. Uma canção que te leva para o fundo do poço e que faz a escuridão sorrir.

A era pandêmica deixou cicatrizes em toda humanidade, e se tornou um tema a mais para bandas exporem em suas letras. LAMENTOS faz sua homenagem aos mortos deste período e se despede com a faixa ‘2020 ( A Morte entre Nós)’. Mais rápida que as demais, como a velocidade do sangue correndo pelas artérias, numa luta para expulsar o vírus que corre pela corrente sanguínea. Os bumbos se destacam também, representando o coração em constante batimento e impulsionando os demais órgãos à lutar pela vida. As influências do Doom e do Melodic Death Metal são latentes, principalmente pelo papel dos teclados tão atuantes não só nessa faixa, mas em todo trabalho, como também das guitarras com bases melódicas enquanto ouvimos “..sem despedida na hora da partida…”.

Material cedido pelo Abismo Metal Store.