A horda LUCIFERIANO nasceu no ano de 1999, fruto da mente inquietante de Judas Iscariotes/Antonio Gonçalves, praticando o Black Metal da velha escola, sempre vociferado em nossa língua pátria.
11 anos após o lançamento do CD “O Opositor” (2013), eis que em 2024 chega em minhas mãos o CD “Hipocrisia Angustiosa”, mostrando um LUCIFERIANO mais trabalhado, mais coeso (assim digamos) no som.
Algo importante e que deva ser ressaltado é que em todos os trabalhos da horda, sempre há algo de peculiar, acho que talvez pelo esmero em cada lançamento pois cada CD é um ritual, e o outro ponto interessante é que os CDs da horda contem 6 sons cada, com este Hipocrisia Angustiosa formamos o ciclo do “6.6.6.”.
Vamos aos sons do Hipocrisia Angustiosa, a primeira música é a faixa título, que já traz aquela aura densa, opressiva característica do Black Metal tradicional, com guitarras rasgadas, vocais ásperos e cruéis já característicos e essenciais, “Hipocrisia Angustiosa” explora de maneira agressiva e crítica à moralidade e a sociedade moderna, com passagens mais introspectivas e intensas.
Em seguida temos “A Introdução do Mal”, sinistra com eclosão de riffs olds e bateria esmaga crâneos, evocando gritos tortuosos para uma jornada obscura, com o uso de trechos mais limpos/atmosféricos beirando a brutalidade ritualística contrastando com a devastação sonora característica da horda.
“Ritual da Desordem” esta já tem uma pegada bem heavy doom metal, uma pegada mais experimental dentro do contexto do black metal, talvez explorando uma mistura com outros subgêneros como o doom ou o death metal, mostrando o LUCIFERIANO bem mais atual, trazendo à tona toda a bagagem que cada musico traz consigo de outros projetos.
“Ritual da Morte” é total doom metal, música pesada e muito bem trabalhada, com direito a aquele refrão que gruda na mente “…Tens em sua carne o gosto do fim…” com uma certa densidade moderna, mas também sinistra, o uso de breakdowns e mudanças no ritmo aumentam assim a tensão.
“Rebelião” já é bem mais pesada, black mais crua, direto, bateria com linhas rápidas, guitarras cortantes e rifs ligeiros, vocal rasgado versado, baixo altão (…?…), me lembrou muito as bandas Black Doom da antiga safra.
E para encerrar o CD temos “Esmégmatica Teofonia” que já começa com o sino ritual, traz uma complexidade adicional, tanto na musicalidade quanto no conceito; a fusão de temas místicos com elementos da blasfêmia típico do black metal mais filosófico, o andamento da música é bem mais compassado/lento/atmosférico que as anteriores, fechando o CD com o excremento ou à impureza da manifestação de uma divindade provocativa.
Hipocrisia Angustiosa é um álbum que apresenta uma jornada sonora intensa e provocativa, com passagens mais atmosféricas e sinistras, mostrando que o LUCIFERIANO se mantem firme com seus ideais, que esta formação atual está muito coesa, músicos competentes e cientes de seus potenciais, sendo eles:
Antonio Gonçalves – Guitarra.
Dian Carlos – Bateria.
Willian Puchalski – Vocal.
Bia Cunha – Baixo.
A produção do álbum, ficou bem agressiva e crua, e cuidadosa o suficiente para não perder os detalhes nas camadas de som, mantendo a complexidade do trabalho. As letras são desafiadoras e lidam com temas existenciais, espirituais e de angústia, e o melhor de tudo é que gostei muito do encarte, old Scholl, com letras nítidas e uma fonte agradável aos olhos cansados (risos).
Contatos: