O que é a vida, se não um velho saco de ossos velhos?!
Em uma era onda o simples se tornou algo raro, eis que chega em minhas mãos este “CDr Demo” do projeto MORTO, do amigo Miqueias Almeida (que também é parte da nova formação do Inside Hatred), um one-man-band Epic Doom Metal, outro fato raro, o estilo não é tão divulgado.
A primeira música é uma intro que leva o nome da demo “A Maravilhosa Tragédia da Vida”, aquele tom sombrio e introspectivo característico do estilo, que em seus 02:23 um piano combina melodias melancólicas com passagens de doom metal tradicional.
Em seguida já temos “Navegando nas Águas da Morte (A Marcha da Agonia)” mais outra instrumental, com uma construção lenta, mas densa evocando o desespero com solos de intenso estado emocional, eu entenderia com uma música de 2 atos, mas aqui aparecem divididas.
As guitarras mais pesadas e o vocal melancólico (cantado em nosso idioma) já indicam que “A Balsa da Medusa” anuncia seus versos misantrópicos de agonia em seus 6:46 navegando em águas traiçoeiras. Achei interessante o contexto da história dessa música. Retirado do Encarte: O naufrago da Fragata da Medusa foi uma tragédia acontecida no século XIX nos mares entre a França e o Senegal, uma história de morte, de desespero, de covardia, de traição, de oficiais matando os desarmados para tentar sobreviver por mais tempo.
Em “Amon Ra” (que é uma música bônus, que foi gravada em 2022) as guitarras já são mais Heavy e com um timbre mais compassado com influências que vão além do doom metal explorando passagens mais progressivas.
E para fechar o CD Demo temos “Solitude”, uma bela homenagem ao CANDLEMASS os mestres do Doom Heavy Metal, com uma interpretação respeitosa, mantendo a essência da original, mas adicionando um toque pessoal que destaca a habilidade do MORTO em capturar a essência.
Em resumo, “A Maravilhosa Tragédia da Vida” é um trabalho impressionante que captura a essência do doom metal de forma épica, o MORTO consegue equilibrar a profundidade lírica com arranjos instrumentais ricos e emocionantes, criando uma ponte do Doom com viagens experimentais, este álbum é recomendado tanto para fãs de Doom Metal quando de Heavy e Progressive que apreciam músicas que exploram os aspectos mais sombrios da existência.
Ficha técnica:
Todos os instrumentos, vozes, letras, gravação, mix e master por Miqueias Almeida.
Balsa da Medusa gravado em março de 2023.
Amon Ra gravado em junho de 2022.
Solitude – Candlemass Cover – gravado em maio de 2022.
Capa: Pintura “A Balsa da Medusa” século XIX do francês Théodore Géricault.