Entre os dias 07 e 09 de junho ocorreu na região do baixo alentejo de Portugal, mais precisamente na cidade de Beja, a terceira edição do evento NADA Fest (Na Alma Do Alentejo), realizado pela Associação Juvenil CulturMais ( mais informações em https://www.nadafest.pt/ ), edição esta teve como headliners as bandas Destruction e Taake.
Eu já estava interessado em conhecer este evento desde o anúncio da edição anterior que oferecia áreas gratuitas de acampamento, baixos valores de ingressos e contava com o Desaster e Mystifier como headliners, além de outras bandas que eu tinha muita curiosidade de ver ao vivo, como Morte Incandescente, Capela Mortuária e os amigosdo Destroyers of All.
Chegando ao local do show eu pude comprovar o que me parece ser um padrão nos festivais portugueses: Em frente ao local dos shows, o estacionamento gratuito estava muito bem organizado, assim como a área de alimentação que contava com excelentes comes e bebes a preços baixos. Este seria o nosso local para repousar no intervalo entre as apresentações.
Com a casa cheia, a primeira banda a subir no palco foram os thrashers portugueses do ALPHA WARHEAD, que apresentaram um show divertido, com muita energia e uma excelente presença de palco. Apesar da aparente pouca idade, eles praticam um estilo que agradaria aos fãs daquele thrash metal que se fazia antigamente na Bay Area de São Francisco. Em minha opinião, um ponto que poderia ser melhor trabalhado seria o vocal, mas isso não prejudicou o show em si.
A banda a se apresentar em seguida foram os também portugueses do DARK OATH, que praticam um Death Metal Melódico extremamente bem executado. O show deles realmente impressiona pelo nível de maturidade da banda. Assim como muitas bandas, eles utilizam VS (técnica de soltar alguns instrumentos como playback durante a apresentação enquanto o baterista mantém o andamento através de um metrônomo sendo executado em seu fone de ouvido) para os teclados e outros arranjos. Sem dúvidas é uma banda de um nível altíssimo altamente recomendada para fãs do estilo.
Em seguida começou o show pelo qual eu mais estava aguardando: IMPALED NAZARENE. Mesclando alguns clássicos dos três primeiros álbuns – como I al purg vonpo/My Blessing, In the name of satan, Ghettoblaster, Kali Yuga e Sadhu Satana – com algumas músicas de trabalhos mais recentes eles entregaram um show de caos e destruição. Eu nunca os tinha visto ao vivo e em minha opinião uma palavra define este espetáculo: Ódio.
A penúltima banda a se apresentar foram os italianos do SPIRITUAL FRONT, que apresentaram a sua música que ao meu ver soava como (pasmem) um Pop Rock Acústico. Esta situação me fez lembrar de um evento muito interessante que eu assisti em 2015 no interior de São Paulo em que a banda Velho se apresentou antes do lindo espetáculo solo de piano do Lebensessenz. Mas a diferença aqui é que infelizmente o tipo de música pop que o SPIRITUAL FRONT faz não me agradou. De qualquer forma, o público assistiu ao espetáculo completo com todo o respeito que a banda merece.
Após uma pausa para alguns ajustes no som foi a vez do TAAKE encerrar a noite. A apresentação foi impecável em todos os sentidos, com um destaque para a performance de palco do vocalista Hoest. A qualidade sonora perfeita também merece destaque, contando com uma massa sonora de guitarras de arrepiar. O seu set contou com músicas como Nattestid Ser Porten II, Hordaland Doedskvad III, Myr além de um cover do Darkthrone, se não me falha a memória, da música Over Fjell Og Gjennum Torner. Eu também nunca tinha visto o TAAKE ao vivo e o show realmente superou todas as minhas expectativas.
Por fim, enquanto boa parte do público foi descansar no carro ou nos acampamentos, foi hora de eu voltar para casa com excelentes lembranças de um festival com organização e infraestrutura impecáveis. Além das áreas já citadas, havia também uma área separada para as bandas e alguns selos e distros venderem seu material de merchandise. Nesta área também haviam lojas de bebidas, tatuagem de henna, vestuário e acessórios.
Por: Victor Prospero
Confiram alguns vídeos do evento: