NECROCAMPING “WARM-UP”

Tribo's Bar - Maringá – PR (06/09/2024)

Shows e Eventos

E mais uma vez eu e meus companheiros de batalha underground nos deslocamos a Maringá, como sempre ao templo sagrado do metal paranaense, o Tribo’s Bar, desta vez para acompanhar o “Warm-up” de um festival fudidasso – com 42 bandas, em 03 dias –  que vai rolar aqui na area em dezembro: o “NECROCAMPING“. Vão rolar bandas do quilate do IMPURITY, WOLFLUST, VELHO, GRAVE DESECRATOR, FERETRAL, JUSTABELI, MORK VISDOM e POWER FROM HELL. No final da matéria eu vou postar o link do instagram da NECROVOID, com as informações do festival.

E vamos ao que interessa! Feito o rolê obrigatório e dando o abraço de praxe em todas as lendas do underground local, era a hora do som!O festival começou com certo atraso, tava marcado pras 21 e começou por volta das 22 horas, com a banda local ENSLAVER! Bonito de ver! Uma piazada que não devia ter mais de 25 anos destruiu no Thrash Metal.

O som da banda, nas palavras do próprio vocalista e baixista Luiz Vitor, é como se fosse uma ode à era dourada do SEPULTURA, numa pegada bem Beneath the Remains, com alguma coisa de Nuclear Assalt na parte mais Mosh das músicas.

 

Na sequencia foi a vez do BEYOND THE GRAVE apresentar o seu excelente Thrash Metal. Confesso que não tinha muito conhecimento sobre o som da banda e vim a me interessar depois de conhecer o PODRIDÃO e saber que as bandas compartilham integrantes.

E o que a banda apresentou é o que se espera de uma banda com mais de 20 anos de estrada – fato, inclusive, citado pelo vocalista e baixista Ivi Kardec – ou seja, porradaria pura, simples e brutal, com o batera Rafael espancando impiedosamente a bateria,o guitarrista Juliano tirando sangue dos dedos nos riffs e o já citado Ivi Kardec mostrando o odio que ele tem da sua garganta! Thrashão excelente, com direito a cover de “Rest in Pain” do SEPULTURA, com o Ivi escalando o vocalista do ENSLAVER pra cantar, do meio do público! Fudido! Fui até procurar os albuns na banquinha da banda pra comprar mas, infelizmente, acredito que até por serem antigos,não encontrei.

Em seguida foi a vez da banda que me trouxe ao evento: PODRIDÃO. Sem nenhuma dúvida,hoje, pra mim, uma das 03 melhores bandas de Death Metal do Brasil, sendo as outras duas o “OPEN THE COFFIN” e o “SEPULCHRAL WHORE“.

E o que eu  vi só fez confirmar a minha teoria: Em que pese a banda vir desfalcada do seu vocalista e baixista oficial, Junior de Andrade – Ou Putrid Dick -, os caras conseguem trazer pra suprir a falta ninguem menos que o Black Sin and Damnation, atual SATAN’S SIGHguarde esse nome – mais conhecido na cena por ter sido durante cerca de 15 anos o guitarrista da banda carioca GRAVE DESECRATOR.

 

A banda apresentou musicas de toda sua discografia, que conta com disgraceiras como o “Revering the Unearthed Corpse” e o “Cadaveric Impregnation“, esse ultimo, candidato a classico do undeground nacional e, caralho…Meu amigo, a performance do Renato é absurda! O cara parece em transe extatico, parece coisa de xamanismo mesmo, possuido pelo espirito do metal da morte, impressionante.Bom, o que mais se pode falar de um show do PODRIDÃOPODRIDÃO é aquele tipo de banda que você sai do show e vai ouvir de novo no carro, na volta pra casa.Fudido!

 

A quarta banda da noite foi o CRANIAL CRUSHER. A banda apresenta um som que, quando eu era moleke, a gente chamava de “Crossover”. Não sei como a piazada chama hoje,mas pra quem gosta daquela pegada tipo Ratos de Porão da época de albuns como “Anarkofobia” e “Brasil”, vai agradar em cheio! O som dos guris é em português e a banda tem uma postura bem engajada, com o vocalista e baixista Renan apresentando instigantes apelos para que a galera conheça as letras da banda! Digno de respeito. E, embora não seja a minha pegada, enquanto estilo musical, a galera curtiu de mais, abrindo rodas insanas!

 

Quem fechou a noite foi o CEMITÉRIO, banda que já é um clássico no underground nacional, apresentando seus temas baseados naqueles clássicos filmes de Terror B que todo headbanger adora! Capitaneados, como sempre pelo Vocalista Hugo Golon – que alias, começou o CEMITERIO como um projeto individual – a banda não deixou pedra sobre pedra e apresentou seus classicos em português! Mano, “A Vingança de Cropsy” ta tocando ininterruptamente na minha cabeça desde ontem de madrugada! Infelizmente eles tiveram um problema com a pele do bumbo e o set teve que ser um pouco encurtado!

Enfim, uma noite memorável como era de se esperar no Tribo’s Bar e com um Line-Up desses! Não dá pra deixar de destacar também o som da casa – Juninho é um monstro – e a organização do Bruce da Necrovoid e da embaixatriz do “NECROCAMPING” em Maringá, a Julianne! Que venha o Dezembro! Conforme prometido, segue o link:
https://www.instagram.com/necrocamping/

(FOTOS POR CARLOS GARCIA)