NITIMUR IN VETITUM – Encarnado por fogo e sangue

CD/EP 2023 / Independente

Álbum

Nitimur In Vetitum é uma horda originaria de Goiania/GO, teve seu início em 2010, e em 2014 já lançou sua primeira demo, “Lançamo-nos Rumo ao Proibido”, e somente agora, em 2023 que lançaram o EP “Encarnado por fogo e sangue”.

A frase/termo Nitimur In Vetitum logo me fez lembrar de um livro antigo, aliás, este teve diversas tiragens e capas, o que eu li era de 2013 acho, e que sua versão original data de 1959, falo de “Ecce Homo: Como Cheguei a Ser o Que Sou”, de Friedrich Nietzsche, de lá lembro da tradução livre (do latim) de Nitimur In Vetitum que significa “Nós buscamos o proibido”, e, é isto que ouvimos neste Encarnado por fogo e sangue, o mais puro Black Metal calcado na magia e ritos proibidos.

A primeira música do EP é uma intro, “Epínicio ao sigilo dos signos”, em seguida temos “Anguis, tetigerint sancta sanctorum” esta conta com 3 momentos, sendo cada momento com um timbre de vocal diferente que remete a um diálogo. “Torre de marfim” e “Alpha canis lux (O imperador da luz)” já são mais densas, em alguns momentos há flertes com o doom metal, o vocal arrastado, ora limpo dá este tom mais macabro, mas sempre raw com grito agonizantes; “Presságio (A queda dos anjos)” está uma das minhas preferidas, me lembra muito o Black Metal underground da época das bandas de garagem, falo do feeling e a espontaneidade de riffs, muitas vezes confundido com o Black/Doom, cru e direto mas com riffs e batéria bem técnicos. “A valsa da donzela Vênus” e que musica fenomenal, ao meu ver, esta teve um esmero mais calcado nas vociferações e diálogos, …Ó dance fêmea sagrada, mostre desnudos teu corpo dourado…, e, para fechar o EP temos a enigmática “Nyctibius urutau” com canto do urutau de fundo dando um ar macabro aos versos entoados, como um vírus penetrando, vastidão.

Encarnado por fogo e sangue é um CD/EP indicado aos apreciadores do Black Metal regado a filosofias luciferianas e o ocultismo, um deleite aos apreciadores das artes obscuras dos primórdios do Black Metal.

Vale ressaltar o trampo gráfico muito bem construído e também que há uma tiragem em mídia normal e outra com mídia vermelha, ao todo são 666 cópias numeradas a mão, altamente recomendável!
Os seres que regem este Nitimur In Vetitum são:
Xemeth – Bateria (BaRok-Projekto, ex-Bestial 666, ex-Surom)
Draco Bellator – Guitarra/Baixo
Prometheus – Vocal (ex-Obscuro Ímpeto)
Set – Guitarra