Insanus, uma figura reverenciada na cena Black Metal croata e a força criativa por trás de bandas influentes como Castrum, Zvijer, Suton, Black Cult, Unholy Inquisition e outras, deu nova vida ao seu projeto há muito negligenciado, SVITOGOR.
A saga de SVITOGOR se desenrolou na virada do milênio, quando a noção visionária despertou na mente de Insanus de forjar o Black Metal sem restrições. Duas demos, elaboradas em 2002 e 2003, testemunham esta onda criativa. No entanto, a chama diminuiu como resultado da diminuição do interesse e dos compromissos urgentes com outros empreendimentos musicais.
Avançando duas décadas, chegou a hora de a montanha dos deuses reverberar mais uma vez, retomando a jornada em que embarcou. Nos anos seguintes, Insanus acumulou meticulosamente um arsenal de riffs e ideias, quando deu vida ao álbum de estreia intitulado “The Howling Void”, lançado via insArt Records em janeiro de 2024.
Liricamente, a banda se opõe apaixonadamente às crenças dogmáticas arraigadas que dominam uma sociedade, reduzida à prostração patética diante de falsos ídolos criados a partir do barro do engano.
Temas de misantropia, alienação, anti-humanismo e autoespiritualidade se entrelaçam, impulsionando a energia implacável dentro da obra de SVITOGOR.
A fome embutida em suas canções é insaciável, preparada para enfrentar as abominações do mundo, contaminada pelos pensamentos e ações tolas dos mortais. SVITOGOR está pronto, uma força sonora que desafia as normas e confronta as sombras lançadas pelas atividades equivocadas da humanidade.