THE BLACK VOMIT – OS PRIMÓRDIOS DO SARCÓFAGO (1982-1987)

PARTE 04

Dark Reflections

PARTE 4

O LEGADO…

 

Fato é que o SARCÓFAGO, em pouco mais de um ano e meio, criou não só clássicos como “ THE BLACK VOMIT”, “SATANAS”, “SATANIC LUST”, “INRI”, “ NIGHTMARE”, “ CHRIST’S DEATH” e “ THE LAST SLAUGTHER”, amplamente coverizados por várias bandas, desde pequenas como renomadas.

Muito mais do que isso, criou um imaginário completo, que vai da temática à ideologia, passando pelo visual, pela atmosfera e pela atitude. Desde a aterrorizante introdução “RECRUCIFY”, que abre a WARFARE NOISE, até a vinheta de parque de diversões, acompanhada da descarga no vaso sanitário que fecha o INRI, o SARCÓFAGO ditou a regra do extremismo na música.

E fato também é que a amizade entre esses membros se mantem até os dias de hoje, sendo que Eduardo e Zéder – e mesmo Wagner, num primeiro momento -, se afastaram da banda, não por brigas ou divergências, mas simplesmente pelo desejo de seguirem outros caminhos. Aparentemente Zéder saiu da banda pra fazer faculdade de engenharia e Wagner mudou pra Uberlândia, com a mãe, lá permanecendo pra estudar economia.

Segundo consta, os membros restantes, Gerald INCUBUS e Eduardo D.D. CRAZY, tentaram continuar a banda, com Oswaldo PUSSY RIPPER nos vocais e Rodrigo DAMNED SENTRY na guitarra. Mas acabaram desistindo e os últimos 03 criaram o SEXTRASH.

Sobre Rodrigo DAMNED SENTRYque, aliás, aprendeu os primeiros acordes com Zéder BUTCHER – no programa MG Metal Warriors, o mesmo disse que a informação acima era inverídica.

Por fim, não podemos nos esquecer que a formação do INRI, quando se separou, era composta por jovens de 17 a 21 anos.

Aliás, todos os membros da formação clássica do SARCOFAGO são profissionais muito bem-sucedidos, sendo Geraldo, enfermeiro e secretário de saúde do município de Conceição do Mato Dentro, Zéder e Eduardo engenheiros – Eduardo inclusive tendo editado livro sobre o tema de sua profissão –  e Wagner Professor Doutor em Economia, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Expostos e apresentados todos os argumentos, surge o fato, irrefutável: Entre 1986 e 1987, ninguém era extremo como o SARCÓFAGO. Várias bandas eram blasfemas, mas ninguém era blasfemo como o SARCÓFAGO; Várias bandas eram rápidas, mas ninguém era rápido como o SARCÓFAGO; Várias bandas tinham visual agressivo, mas ninguém tão agressivo quanto o SARCÓFAGO.

Este minidocumentário, passados quase 40 anos do lançamento do álbum INRI, pretende ser a prova definitiva da importância do mesmo na história do metal mundial. Muito tempo se passou, muitas coisas aconteceram e a brutalidade e o extremismo de INRI permanecem intocados até hoje.

HAIL SARCÓFAGO.

 BREVE BIOGRAFIA MUSICAL SARCOFAGO – INRI ERA:

Da era pré-SARCÓFAGO não encontramos nenhum registro, nem mesmo em vídeo. Já da fase imediatamente anterior à entrada de Wagner ANTICHRIST, completando o line-up clássico, existe um registro em vídeo, de baixa qualidade, facilmente encontrado no YouTube, sob o titulo de “Sepultura e Sarcófago – Live in 1985 – VHS Rip”.

Esse material, na primeira metade do show, apresenta um SARCÓFAGO bem diferente, mais lento e relativamente semelhante às bandas mais heavy metal do cenário brasileiro da época. Percebe-se bem isso nos riffs de Roberto UFO – ou Rob Thunder – na música “Heavy Head”, aliás, cantada em Português.

Depois disso, o material mais antigo que se encontra são as duas versões de, possivelmente, uma demo ensaioou “reh demotape”, como se dizia na época -, as quais foram apresentadas ao mundo com o lançamento da Coletânea “Die…Hard”, do selo americano NUCLEAR WAR NOW. Os dois demos são de 1985 e contam com as mesmas musicas: “INTRO DA SATANAS”; “SATANAS”; “NIGHTMARE” e “THIRD SLAUGHTER”, sendo que o destaque é a versão de “SATANAS” do primeiro Demo, que é cantada em português.

A propósito de clássicos do SARCÓFAGO cantados em português, o já citado vídeo “Sepultura e Sarcófago – Live in 1985 –  VHS Rip”, na sua segunda metade, mostra a formação da banda já com Wagner ANTICHRIST apresentando, além de “SATANAS” em português, uma musica chamada “Guerra Nuclear”, que nas demos posteriores veio a ser conhecida como “THIRD SLAUGHTER” e, na versão final, do álbum “INRI”, recebeu o nome de “THE LAST SLAUGHTER”.

Nessas gravações e aparições citadas acima, a formação do SARCÓFAGO contou, na primeira parte do vídeo, com Vega Cabeção, Roberto Ufo, Zéder Butcher, Gerald Incubus, D.D. Very Crazy e, na segunda parte do vídeo, Vega Cabeção é substituído por Wagner Antichrist.

Nas gravações dos tapes de 1985, a formação é a clássica:  Antichrist, Incubus, D.D. Crazy e Butcher.

Após esses materiais, em alguns lugares encontra-se uma citação a uma suposta demo chamada “The Black Vomit”, porém não se tem referência oficial a esta demo em lugar nenhuma e acreditamos que se trata da versão, ainda sem mixagem, das musicas que vieram a ser incluídas na compilação WARFARE NOISE.

Seguindo essa linha de pensamento, o próximo material lançado pelo SARCÓFAGO seria a supracitada WARFARE NOISE. Nessa lendária coletânea a banda apresentou a introdução “Recrucify”, seguida das músicas “The Black Vomit” e “Satanas”, sendo que a versão de Satanas aqui apresentada difere da posterior de maneira marcante pelo brutal agudo de Wagner ANTICHRIST, no inicio da mesma.

A WARFARE NOISE foi gravada no JG Estúdio em agosto de 1986, em 08 canais e o álbum foi lançado no dia 30 de novembro do mesmo ano, pela COGUMELO Records. Foi a partir desta coletânea que a besta começou a se destacar. Nesta gravação, como já mencionado anteriormente, o line-up foi Antichrist, Butcher, Incubus e Leprous, que assumiu a bateria durante o afastamento de D.D. Crazy.

Em seguida tivemos aquela que é considerada a primeira demo oficial do SARCÓFAGO: “Satanic Lust”, lançada em fevereiro de 1987. Ela se inicia com uma “INTRO” que remete à intro de  “Hell Awaits”, do SLAYER,  e segue pelas mesmas musicas da primeira demo ensaio comentada nesse texto: “Satanas” “Nightmare” e “Third Slaughter”, porém em um gravação oficial, de estúdio que apresenta uma qualidade excepcional! Algo já entre a WARFARE NOISE e o INRI.

A capa apresenta desenho semelhante, ou que inspirou a compilação de 1995, chamada “Decade of Decay”, mostrando um demônio em relação sexual com uma mulher nua. A formação é a mesma da WARFARE NOISE.

E então vem a obra máxima da banda: INRI! Segundo nossas pesquisas esse álbum foi gravado em julho e lançado já em agosto, o que não parece muito verídico, dadas as condições da época. Aqui a formação clássica aparece com todo seu poderio de destruição sonora!

Embora sendo um “Full Lenght”, contando com 09 faixas clássicas, o álbum conta com cerca de 28 minutos de pura e perfeita destruição! São os clássicos, no “Lado Ascension”: “SATANIC LUST”, “DESECRATION OF VIRGIN”, “NIGHTMARE” e “INRI” e, no “Lado Fall”, “CHRIST’S DEATH”  “SATANAS”, “READY TO FUCK”, “DEATHRASH” e “THE LAST SLAUGHTER”.

INRI teve cerca de 23 relançamentos, além da COGUMELO, por gravadoras clássicas como a NUCLEAR WAR NOW, a MUTILATION, e a GRAY HAZE RECORDS.

INRI influenciou e influencia o mundo todo!

Por fim tivemos também em 1987, a demo “CHRIST’S DEATH”, que foi gravada no mês de agosto, em 04 canais. Mesmo mês de lançamento do “INRI”. As faixas presentes nessa demo são   “CHRIST’S DEATH”,   “DESECRATION OF MARY” e “SATANIC LUST”. “DESECRATION OF MARY” e “DESECRATION OF VIRGIN” são a mesma musica, provavelmente com o titulo modificado para evitar censura. A formação é a clássica, com ANTICHRIST, D.D. CRAZY, BUTCHER e INCUBUS, o que gera uma controvérsia com relação à informação de que, quando do lançamento do INRI, a banda já havia se separado.

Um último apontamento importante é o de que o SARCÓFAGO, da era INRI, foi altamente coverizado. Pode-se dizer que o primeiro hit foi “Nightmare” que dezenas de bandas no Brasil tocavam. Além de SATANAS, que durante muito tempo, foi considerada a musica mais rápida do mundo. Várias bandas de renome fizeram covers do SARCÓFAGO da era INRI, vale citar: ANGELCORPSE, SATYRICON, BEHERIT, BLACK WITCHERY, CONQUEROR, IMPALED NAZARENE, IMMORTAL, BEHEMOTH, NARGAROTH, MYSTIFIER, PESTA, POSTHUMOUS, WOLFLUST, SEXTRASH, entre outras.

Com essa informação conclui-se este dossiê. Acreditamos ter coberto todos os fatos importantes envolvendo esta fase do SARCÓFAGO e sua relevância pro cenário extremo mundial. Todavia encorajamos o aprofundamento do trabalho de pesquisa, a tradução do presente conteúdo para outros idiomas e nos colocamos à disposição para o debate.