A Itália é um berço de diversas bandas do metal em suas diversas vertentes, seja no metal extremo com bandas do calibre de Opera IX, Mortuary Drape, Bulldozer… mas também no metal mais tradicional como Domine, Death SS, Rhapsody e The Wolf Sings.
A banda “The Wolf Sings” foi formada em 2017 e em 2022 lançam “Nightfall Mystery” de uma forma independente, mostrando um Heavy metal mais tradicional nos moldes Grave Digger, Running Wild, Accept… todo aquele estilo do metal mais tradicional com um feeling atual da banda. Seus temas abordam a política-social e tudo que é negativo em seu sistema. como exemplo a faixa “Someone’s Cryin” que mostra o choro e o sofrimento dos fracos diante de aqueles que vivem em um mundo falso onde parecer é mais importante do que ser, “Kings of Mystery” dedicado aos políticos italianos (e outros) que governaram enquanto escondendo seus erros do público, ou ate mesmo a faixa “Why” que foi inspirada no relato de um militar, Amigo de Alberto Pestelli, que era um veterano da missão italiana no Líbano em meados da década de 1980, onde viu um ônibus escolar que explodiu em uma mina.
Nightfall Mystery contém 7 faixas e 3 bonus totalizando 10 faixas de uma sonoridade muito bem executada pelos veteranos do metal italiano a frente do ‘The Wolf Sings” estão: Lorenzo Pestelli (Bass) que também toca no Nocticula Resurget juntamente com Domenico Palmiotta (Drums) ex- Death SS, Alessandro Bardossi e Tommaso Campanini ( a dupla competentíssima de guitarras) e Franco Rossi (vocals) que também é vocal no Nocticula Resurget, e é com esse time de peso do metal underground italiano que Nightfall Mystery abre com a faixa “Shame” uma faixa de abertura mais rápida com toda aquele influência oitentista do metal tradicional ” Blid End” é outra faixa muito bem executada e com um refrão daqueles que fica na mente. Nightfall é uma espécie de balada do álbum, que ganha uma velocidade no decorrer de seu andamento em que alguns momentos chega a soar como Iron Maiden da era Killers. “Years of Silence” tem seu andamento mais lento, com um refrão difícil de esquecer, pode ser dizer que é a faixa épica do álbum. Ouvindo “Someone’s Cryin'” que é a quinta faixa do álbum fica bem perceptível referências de bandas como Accept, mas tudo colocado de uma forma única, ou em “Kings of Mystery” que tem em seu início musical um baixo com um efeito bem diferente que logo é superado por riffs magistrais de muito peso e uma leva bem empolgante. “Why” é a sétima faixa, bem power metal, com batidas frequentes e riffs que nos causa uma verdadeira nostalgia, com muita referência oitentista, uma faixa muito boa.
Fechando o álbum… as 3 faixas bônus, “Lethal Wolf” é a primeira faixa, musicalidade muito boa ,com momentos que o vocal de Franco Rossi mostra um timbre bem próximo de Chris Boltendahl, muito bom. Fechando com as duas últimas canções “Blind End” apresentado por Rik Forsenna e “Kings of Mystery” apresentado por Fabio Bucci.
Seu formato é um digipack 2 painéis com encarte de 12 páginas, tudo muito bem montado, com letras bem visíveis, informações necessárias do material que tem como artista da capa Lorenzo Pesteli e Tommaso Companini que também fizeram todo o trabalho do encarte. A Itália sempre apresentando para o mundo ótimas bandas, seja do metal extremo, como também do metal mais tradicional.
1. Shame
2. Blind End
3. Nightfall
4. Years of Silence
5. Someone’s Cryin’
6. Kings of Mystery
7. Why?
8. Lethal Wolf
9. Blind End
10. Kings of Mystery