Os praticantes de Eastern Death Magick, TRIVAX, lançarão seu segundo álbum compl, “Eloah Burns Out”, em 29 de setembro de 2023 pela editora e gravadora com sede no Reino Unido, Cult Never Dies. O álbum estará disponível nos formatos CD, LP 12”, cassete e digital e já pode ser encomendado na loja virtual da gravadora.
“Eloah Burns Out” continua de onde o EP “The Serpent’s Gaze” parou e é o maior trabalho da banda até hoje. As participações especiais incluem Wraath (Darvaza / Fides Inversa / Behexen / ex-One Tail One Head), J. Wilcox (Funeral Throne / Master’s Call) e Russell Dobson, também conhecido como Naut (Necronautical / Winterfylleth
).
A banda descreveu seu novo álbum como “uma jornada estrondosa e raivosa na exaltação da Morte, de todos os relatos do assassino, dos mortos e do criador. Uma visão fortemente violenta, mas retrospectiva do Black e do Death Metal – Eastern Death Magick no seu melhor.”
Com pouco menos de 50 minutos, é um álbum conceitual que conta a história da Morte, observada e vivenciada por meio de vários relatos diferentes. “Azrael” é uma exaltação do Anjo da Morte dentro da teologia/religiões do Oriente Médio, enquanto “Alpha Predator” conta a perspectiva de um assassino. “Twilight of Death” mostra a visão do eu/indivíduo moribundo e o êxtase de tal, e a faixa final, “در آخر دنیا”, que se traduz como “No Fim do Mundo”, é essencialmente a Morte do Criador – Levando ao fim do cosmos.
O clímax final do álbum pinta a imagem da morte de Deus, que está em alinhamento metafísico com o sol implodindo sobre si mesmo e causando o fim de toda a vida em nosso sistema solar.
A letra da obra final “در آخر دنیا” foi escrita na língua nativa de Shayan, farsi, que pertence à Pérsia (Irã), de onde muitos dos maiores poetas da história são originários, como Hafez, Rumi e Khayyam, para citar alguns.
Outras canções como “Against All Opposition” e a dupla “Silent Contemplation” seguida de “The Serpent’s Gaze” são de raiva e rebelião. Seu inimigo comum é a opressão e as limitações, enquanto seu objetivo é a total liberdade e libertação.
As guitarras do álbum foram gravadas no Reino Unido. No entanto, eles foram posteriormente ampliados em Teerã, Irã, em um estúdio underground em Ekbatan. O TRIVAX queria capturar o que eles chamam de “ar de casa”, apesar de Shayan não poder voltar por vários anos devido às condições de risco de vida criadas pela música do Trivax e várias outras atividades.
Essa restrição é consequência das opressivas leis religiosas e culturais impostas pela República Islâmica do Irã, contra as quais o TRIVAX se opõe e é fortemente incompatível.
Formado pelo guitarrista e vocalista Shayan, o TRIVAX começou a vida no final dos anos 2000 no talvez inesperado local do Irã, um país cujas leis sobre música – e especialmente black metal – levaram a punições, prisões e até a morte. Mudando-se para o Reino Unido, Shayan encontrou um aliado com a mesma opinião no baixista Sully, que também havia deixado a Síria devido à prisão por suas associações de metal. Completando este power trio estava o talentoso nativo britânico M. Croton, um baterista com muitos anos de experiência em seu currículo.
A capa de “Eloah Burns Out” foi feita por Waguna Wiryawan (W/G).
Confiram a faixa ‘The Serpent’s Gaze‘: